Fronteira Paraguai: Quando vai abrir a Ponte da Amizade?

Search
Fronteira com o Paraguai_

Fronteira Paraguai: Quando vai abrir a Ponte da Amizade?

Precisando de novas notícias da nossa fronteira com o Paraguai? Descubra se permanecerá a Ponte da Amizade fechada ou não!

Essa matéria vai reunir todas as últimas informações sobre previsão, medidas e o possível futuro da divisa Foz do Iguaçu com Paraguai.

Curioso sobre tudo isso? Leia mais a seguir!

Fronteira com o Paraguai: Notícias de Foz do Iguaçu

Atualização – Outubro

Foi aprovado, exatamente no dia 22/09/2020, a aberturá da Ponte da Amizade pelo Governo Nacional do Paraguai para o dia 15 de outubro desse ano.

Segundo as reportagens, o Presidente do Paraguai teria aprovado essa nova medida. Pelo menos foram o que divulgaram, sobre as palavras da diretora do setor de Migração do Paraguai, Ángeles Arriola:

“O Presidente da República do Paraguai foi muito claro e falou que é um passo importante para a reativação da economia local”

As notícias foram espalhadas por vários sites e está com enorme alvoroço nas redes sociais na fronteira paraguaia e brasileira.

Como será essa possível abertura?

Segundo as ultimas notícias, essa reabertura da Ponte da Amizade vai acontecer como um teste de 15 dias.

Apenas habitantes de Foz do Iguaçu e Ciudad Del Este podem atravessar a ponte, somente documentação como RG com expedição em Foz do Iguaçu servirá como documento de identificação para os iguaçuenses.

Esse período de teste, será monitorado e posteriormente analisado pela Retoria de Vigilância de Saúde, numa reunião para debater a evolução da pandemia na região.

Ponte da Amizade fechada: Por que?

Quem acompanha o nosso blog, soube recentemente, que vários acontecimentos devido a pandemia de coronavírus vem afetando em Foz do Iguaçu fronteiras internacionais, nacionais e pequenas regiões.

Mas umas dúvidas em particular, não querem sessar como assunto na Tríplice Fronteira é: “Quando a fronteira do Paraguai vai abrir?” Ou “Quando o Brasil vai abrir as fronteiras?”.

Bom, sabemos que muitas pessoas que atuavam de modo formal e informalmente na fronteira, trabalhando entre Foz e Ciudad Del Este se viram diante de uma complicada situação.

Com os novos decretos de fechamento, seus empregos foram comprometidos e a economia da região ficou em um futuro incerto.

Mas porquê isso aconteceu? Leia mais adiante para mais detalhes!

Fronteira com o Paraguai - Ponte da Amizade
Ponte da Amizade – Avant Produções

Por que foi fechada a Fronteira com o Paraguai?

Oficialmente anunciado, o fechamento de nossa fronteira com o Paraguai se deu no dia 18 de março desse ano, com intuito de barrar a proliferação do coronavírus entre os habitantes do Paraguai, Brasil e os turistas em geral que transitavam pela região.

Essas medidas em evitar a transmissão comunitária do Covid-19 foram aplicadas com severidade nas fronteiras da cidade.

O governo paraguaio anunciou ao brasileiro inicialmente, que não tinha nenhuma previsão exata da reabertura da Ponte da Amizade.

Em nossa matéria “Como está Foz do Iguaçu durante a pandemia de covid-19” descrevemos as primeiras medidas adotadas na cidade, dê uma conferida quando puder.

Ponte da Amizade fechada no processo

Fronteira fechada significa Ponte da Amizade interditada para as pessoas, apenas alguns tipos de veículos como caminhões de abastecimento entre as cidades (Carga de importação) e pessoas com autorização* (empresários) puderam atravessar a fronteira inicialmente.

O que explicaremos mais claramente adiante, só precisamos frisar que essa ordem se mantém até hoje, mês de julho de 2020.

Pois ninguém, sem autorização, pode passar a fronteira. Todos que tentaram foram barrados na fiscalização, nesse tempo alguns problemas surgiram, com pessoas tentando atravessar de forma ilegal pelos rios e arriscando sua própria segurança, o que já é por si só, altamente perigoso e jamais recomendado.

Fronteira com o Paraguai - Ponte da Amizade
Ponte da Amizade – Avant Produções

Resultado: Como está o Paraguai hoje?

Com o tempo, como podem imaginar essa decisão não abalou só as lojas, mas também muitos trabalhadores da região.

Em todos esses meses ocorreram protestos, debates e pedidos aos dois governos por novos decretos de aberturá na fronteira Brasil e Paraguai.

Contudo, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, alegou estar ciente dessas impactos financeiros entre as fronteiras, sabendo muito bem que o turismo local, principalmente o brasileiro, estão sofrendo as consequências do fechamento e exclamando muito sobre a atual situação.

Justificando em mais confirmações, que a causa desse sacrifício para os brasileiros, é para preservar as vidas paraguaias.

Já que como mencionamos, o principal motivo de tudo isso é barrar o novo coronavírus e o aumento do número de contagiados pela doença.

Leia também: Confira 5 formas de atravessar a Ponte da Amizade

Medidas para os vendedores prejudicados de seu país

Para ajudar a atual situação do Paraguai hoje, o presidente garantiu fortalecimento de projetos sociais para os comerciantes da fronteira, mais programas de forma a superar a crise e também dispondo de auxílio para os moradores de Salto del Guairá, Ciudad del Este, Pedro Juan Caballero, Capitán Bado e Bella Vista e mais cidades de divisa.

Logo, em Foz do Iguaçu divisa com Paraguai não haverá uma boa possibilidade de aberturá até uma mudança no cenário da doença no Brasil, já que essa é maior preocupação do governo paraguaio em relação a fronteira.

Manter a saúde de sua população é sua prioridade, pois segundo Abdo Benítez, graças a quarentena os casos da doença diminuirão em seu país.

Leia também e descubra mais sobre o turismo no Paraguai em “Excursão para o Paraguai: Guia de Viagem 2020

Encontro da Tríplice Fronteira
Encontro da Tríplice Fronteira

Fronteira com o Paraguai abrirá esse ano?

Já explicamos como está a fronteira entre Brasil e Paraguai, mas em uma fagulha de esperança, algumas pessoas acreditam que as fronteiras com Foz do Iguaçu abrirão nesse ano.

Mas será que isso irá mesmo acontecer?

Vamos analisar mais profundamente o caso!

O que pode atravessar as fronteiras de Foz do Iguaçu?

Na fronteira Foz do Iguaçu e Paraguai, através de uma pequena e gradual aberturá da Ponte da Amizade, foi autorizada a entrada exclusiva de cargas e descargas.

Através do Despacho Simplificado, seguindo as normas da legislação paraguaia, foi permitido que caminhõezinhos, vans e demais veículos de pequeno porte (capacidade de carga até de 3.500 kg) façam sua entrada autorizada pela Aduana Paraguai e Receita Federal do Brasil.

Com a volta das pequenas importações, os comércios iguaçuenses com pequeno fluxo de volume de venda de mercadorias ganham uma vantagem, o que de certa forma move um retorno nas economias entre as duas cidades.

Justo quando antes, apenas maiores exportações, com caminhões de grande porte, estavam fazendo essa atividade na fronteira, essa flexilidade para o setor pode significar um bom avanço.

Outra mudança, é que os caminhoneiros em serviço na região, logo deveram seguir normas de controles e protocolos de segurança mais rígidos, após avaliações das autoridades paraguaias sobre comportamentos dos mesmos.

Saiba também como está a cidade de Foz pela matéria “Turismo em Foz do Iguaçu: O que está aberto, fechado e tem previsão de abrir?

Empresários e sua entrada no Paraguai

Como foi analisado, muitos empresários que estão em Foz do Iguaçu possuem negócios dentro de Ciudad Del Este, portanto, precisam ir até lá para administrar seus comércios e claro, pagar seus funcionários do outro lado da fronteira.

Dentro da quarentena inteligente do Paraguai, na qual está reativando as atividades econômicas do país, um novo protocolo para entrada desse empresários foi criado.

Seguindo firmes normas de para ir até o país com procedimentos estabelecidos, respeito a quarentena em hotéis pré-determinados e com registro de documentação já no início de sua entrada do Paraguai.

Fronteira com o Paraguai - Ponte da Amizade
Ponte da Amizade – Avant Produções

Veredito – Ponte da Amizade abre esse ano?

Se analisarmos como era o fluxo de pessoas no começo do ano na Ponte da Amizade, antes da chegada da pandemia, saberemos que não é exatamente próximo do que as pessoas esperavam.

Essa resposta só virá quando estivermos com controle do coronavírus no Brasil, assim que os casos diminuírem significativamente teremos uma possível nova notícia vinda do governo paraguaio.

Como enfatizou o Ministro da Saúde do Paraguai, Julio Mazzoleni, nesse momento não se possui condições sanitárias o suficiente para se liberar a aberturá da fronteira com o Paraguai.

No entanto, ele também alegou que “Não vejo a abertura da fronteira em um futuro tão imediato, mas também não estou muito longe” citou o chefe do Ministério da Saúde.

Nessa situação, você está repensando sua vinda após comprar as passagens? Entenda, nessa matéria, o que fazer com viagem marcada para Foz do Iguaçu e elimine suas dúvidas!

Importante: Leia nossa última atualização no começo dessa matéria! Já foi definido, segundo as últimas notícias uma reabertura para o dia 29/09/20!

O preparo para esse retorno

O Ministro da Saúde, informou a importância de estabelecer um protocolo e uma tabela técnica com as autoridades governamentais do país e com harmonia entre ambos os lados, com medidas de segurança sanitárias adequadas e alinhados, assim todos ficam mais preparados e prontos para o retorno.

Até lá, enquanto isso não se concretiza e a diminuição na curva de novos casos não abaixa o suficiente em nosso país, será improvável que em poucos meses adiantes, tudo abra de repente.

Como reafirmou nessa possibilidade, Mazzoleni falou de quando ocorrer essa tão esperada baixa de casos no Brasil: “isso nos dará luz para que possamos começar a treinar para a abertura da ponte; Isso levaria, honestamente, cerca de dois a três meses. Enfim, entendo que já existe uma abertura para pequenos transportes” falou o Ministro da Saúde.

Shopping Paris no Paraguai
Como foi essa volta das lojas no Paraguai ? (Imagem cedida pelo Shopping Paris)

Reabertura do comércio e lojas de Ciudad Del Este

Enquanto Foz reabriu seu comércio dias antes, o Paraguai tomou a medida de abrir as lojas apenas no dia 25 de maio.

Seguindo regras de higiene e segurança sanitária bem rígidas, como controle de temperatura dos visitantes na entrada, locais para lavar as mãos, limitação de pessoas nos espaços de cada loja, sinalizações e pontos específicos para entrada e saídas de pessoas e com seu funcionamento foi limitado das 10h até as 17h.

Apenas alguns shoppings abriram as portas, com operação parcial, ou seja, somente algumas lojas em funcionamento para o público.

Preocupação dos empresários

As lojas no Paraguai fronteira com Foz do Iguaçu, abriram em ambos os países, mas os empresários continuaram preocupados com a economia.

Pois com a impossibilidade de novos visitantes pela fronteira, sua demanda caiu significantemente e com isso, pagar os alugueis dos estabelecimentos e os funcionários, fez com que apenas 20% das lojas no centro comercial de CDE realmente abrissem.

Os custos e diminuição nas rendas dos estabelecimentos, resultou em altos números de demissões, correspondentes a pelo menos 30% do quadro de trabalhadores das lojas, esses em sua maioria paraguaios.

Infelizmente, essa foi a consequência da baixa demanda e das despesas que as lojas tiveram que arcar diante da atual crise.

Baixe nosso E-Book: Compras & Cotas – Paraguai e Argentina

Como o turismo em Foz do Iguaçu sobreviverá?

Então, como será a sobrevivência da economia em Foz do Iguaçu tríplice fronteira?

Como vimos, a fronteira de Foz do Iguaçu com Paraguai não dá sinais de um retorno imediato, então, sem essa atividade que também é turística para ambas cidades, como o turismo nessa região vai dar a volta por cima?

Compreenda a seguir!

Novidades: Free Shop Foz do Iguaçu

Com a impossibilidade de vender para os visitantes entre as fronteiras, muitos empresários de CDE voltaram com a ideia de abrir suas lojas em Foz do Iguaçu.

Mas como isso é possível para transição ao Brasil?

Para manter o máximo dos valores em conta sobre seus produtos importados, os vendedores que quiserem abrir também em Foz, estão optando pela lei de free shop do Brasil e vindo para cá.

Quem conhece as lojas francas no país, sabe que existe um valor limite de compras, mas ainda sim, são meios de economizar e adquirir muitas mercadorias importadas vendidas por essas lojas francas.

 CellShop no Paraguai
Informação: CellShop abrirá nova loja em Foz do Iguaçu! (Imagem cedida pela CellShop)

Saiba mais dessa novidade na super matéria do Pop Hotel, “Ciudad Del Este: Shoppings e Lojas no Paraguai mudarão para Foz do Iguaçu?” com mais informações dessa notícia na cidade!

Com isso, logo os visitantes da Terra das Cataratas, poderão fazer compras em Foz do Iguaçu.

Mais retornos:

Os pontos turísticos em Foz do Iguaçu irão abrir em breve! Portanto, o turismo terá mais chances de manter seu funcionamento.

Lembrando que isso é fundamental para manter vários empregos informais e formais na cidade.

Quando tudo voltar ao normal…

Quando as compras no Paraguai voltarem ao normal, esperamos ser sua primeira opção de transporte, pois com a Combo Iguassu você encontra comprometimento, conforto e segurança em sua viagem!

Vendendo ingressos e transportes para diversas partes da Tríplice Fronteira, somos uma agência de turismo em Foz do Iguaçu comprometida em entregar o melhor atendimento e experiência para você na cidade!

Quem já viajou com a Combo Iguassu: Amanda Pontes – Influencer – Via Instagram.

Quer ver essa publicação? Clique aqui e veja foto de Amanda Pontes nas Cataratas!

Conclusão: Fronteira com o Paraguai

Apesar de que em Foz do Iguaçu fronteira com Paraguai e Argentina continuam na mesma situação, fechados e sem uma data exata de aberturá, precisamos manter-se sempre com esperança de tempos melhores para Tríplice Fronteira.

Nosso país está em uma situação de transição e adaptação, aprendemos todos os dias e precisamos ter mais cuidado para atenderemos um dia essa curva de achatamento nos casos de coronavírus em Foz do Iguaçu e pelo país.

Vemos todos os dias muitas criticas e comentários nesse assunto da fronteira do Paraguai com o Brasil e esse é claro, um direito de cada cidadão daqui. Mas não podemos ignorar o argumento do governo paraguaio também.

Mesmo que alguns discordem dessas medidas, cabe a nós como pessoas avaliar se vale a pena ou não manter discursos desmotivadores num cenário já alarmador como o isolamento que a pandemia gerou.

No fim, todos os lados estão tentando tomar as melhores decisões possíveis para suas populações, seja pela sobrevivência de sua economia ou pela saúde, precisamos ver que não existe só um lado da moeda nessa história.

Essa é a minha conclusão como cidadã, conte a sua e se mantenha informado(a) com sabedoria, até a próxima matéria e cuidem-se o máximo possível!

Baixe nosso E-Book: Compras & Cotas – Paraguai e Argentina

Converse com a gente