Turismo em Foz do Iguaçu: O que está aberto, fechado e tem previsão de abrir?

Consultar

Já sabe como anda o desenrolar do turismo em Foz do Iguaçu?

Leia essa matéria e descubra mais sobre voos, hospedagens, comércio e atrativos na cidade!

Notícias em Foz do Iguaçu:

Desde que a pandemia do coronavírus surgiu no Brasil, várias medidas foram adotadas para segurança da população nacional diante do vírus.

Com isso, foi a primeira vez que vários atrativos e fronteiras de Foz do Iguaçu fecharam por tanto tempo. Graças ao isolamento social, declarado em todo estado.

Nossos principais pontos turísticos, comércio e atividades econômicas em geral deram aquela pausa, seguindo as normas de segurança da OMS, presenciamos vários dias de parada na cidade.

Mas agora, após meses de operação e combate ao coronavírus. Estamos dando os primeiros passos para as reaberturas de estabelecimentos em Foz do Iguaçu.

Já sabe como está acontecendo esse retorno? Se não, confira a seguir!

Retorno do comércio local:

Shopping Catuaí Palladium - Turismo em Foz do Iguaçu
Praça de Alimentação (Imagem cedida pelo Shopping Catuaí Palladium)

Na espera de novos decretos, muitos donos/funcionários de estabelecimentos em Foz, começaram a pedir o retorno do comércio local, para voltarem aos seus locais de trabalho.

Por consequência disso e novos planejamentos de retomada, no dia 22 de abril o comércio foi reaberto em um novo decreto emitido pela Prefeitura do Município de Foz do Iguaçu!

Porém, essa abertura não foi feita de qualquer jeito. Para manter-se abertos os estabelecimentos devem cumprir uma sequência de novas normas de higiene e controle de pessoas em seus ambientes!

Como foi determinado no Termo de Responsabilidade Sanitária, contrato no qual os donos das lojas e demais estabelecimentos, tiveram que assinar para cumprir oficialmente com as novas regras.

Quais lojas/estabelecimentos, atualmente, estão abertos em Foz do Iguaçu?
  • Terminal Rodoviário Internacional de passageiros
  • Transporte coletivo municipal
  • Shoppings centers,
  • Instituições bancárias,
  • Food trucks e trailer de alimentos
  • Clubes náuticos,
  • Coleta de resíduos recicláveis,
  • Atividades religiosas coletivas,
  • Serviço de call center,
  • Estacionamentos privados,
  • Óticas,
  • Restaurantes e lanchonetes,
  • Academias de ginástica, musculação, dança e natação.
  • Saiba mais em: Reabertura do Comércio em Foz do Iguaçu!

Serviços essenciais como supermercados, mercados, serviços delivery, bancos, postos de gasolina, casas lotéricas e etc. Permanecem abertos desde o início do isolamento, mas em horário reduzido e com cuidados adicionais.

Voos no Aeroporto de Foz do Iguaçu:

Parado desde o dia 13 de março, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu também já tem datas de retorno para os voos. Uma vez que as companhias aéreas têm planos de voltar para operar na Terra das Cataratas.

A Azul Linhas Aéreas retornou no começo desse mês, dia 4 de maio, os voos entre Campinas e Foz do Iguaçu! Tendo planos de aumentar o número de rotas para mais 8 cidades ainda.

Já a companhia aérea Gol, anunciou seu retorno no dia 24 de maio desse ano. Sua frequência de operação será em quase todos dias, exceto nas terças e sábados. Os voos da Gol serão entre Guarulhos – SP e Foz do Iguaçu – PR.

A Latam também tem planos de voltar a cidade, mas apenas a partir do dia 01 de junho!

Os voos têm previsão de ficarem ativos, conforme a demanda de clientes. Uma vez que os lucros cubram as despesas com as aeronaves e etc.

Segurança a bordo dos aviões:

Para operarem normalmente, as companhias aéreas também deveram seguir normas sanitárias, com limpeza constante entre cada voo efetuado. Seguindo um padrão de higiene rígido, criado pela Associação Internacional de Transportes Aéreos, Anisa e pelo Ministério de Saúde.

Reabertura dos hotéis e outros meios de hospedagem:

Hotel Tarobá- Turismo em Foz do Iguaçu
Hotel Tarobá em Foz do Iguaçu

Após vários dias fechados, pelo decreto (29.980), da prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

Hospedagens da cidade foram finalmente liberadas para retornar seus serviços, fazendo estadia de turistas, empresários ou etc. Que procurarem pelo serviço atualmente na Terra das Cataratas.

Os hotéis e demais meios de hospedagens podem atuar, desde o dia 11/05/20, seguindo obviamente todos os meios adequados de higienização e cuidados, estabelecimentos pelas normas da OMS e do Termo de Responsabilidade Sanitária que esses estabelecimentos tiveram que assinar e seguir daqui para frente.

Assim, protegendo os hóspedes, colaboradores e população local podemos retornar nossas atividades. Quem determina quando retornar são os meios de hospedagem.

Como mencionou Gilmar Piolla, Secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu:

“O que está alinhado é que, após a publicação do decreto, desde que cumpridos os protocolos específicos e assinado o Termo de Responsabilidade Sanitária, os meios de hospedagem que estiverem aptos, preparados, poderão reabrir, se assim quiserem. Será opcional”. Esclareceu Piolla.

Nossa recomendação na cidade:

Se está com planos de vir para cidade e não sabe aonde se hospedar, indicamos dois ótimos locais: o Hotel Tarobá e o Pop Hotel!

Que estão seguindo as normas de segurança sanitária da OMS e claro, os protocolos de higiene do Termo de Responsabilidade Social!

Se quiser o melhor em conforto e segurança, tudo vindo com um excelente custo-benefício, indicamos estes hotéis!

Os passeios em Foz do Iguaçu abrirão?

Cataratas do Iguaçu - Turismo em Foz do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu – Imagem cedida pelo atrativo

Uma grande questão sobre as reaberturas no turismo em Foz do Iguaçu, é sobre quando os atrativos vão voltar.

Já que ainda estamos enfrentando o coronavírus e aglomerações estão portanto proibidas, alguns atrativos visam a abertura para meio ou fim de junho, outros ainda sem previsão. Como vamos esclarecer adiante!

Passeios fechados em Foz do Iguaçu:

Atrativos famosos como as Cataratas do Iguaçu (Regida pelo Parque Nacional do Iguaçu) e os atrativos turísticos da Itaipu Binacional, ainda não tem uma previsão de abertura e permaneceram fechados até uma nova ordem, que também depende do governo federal.

Passeios em Foz do Iguaçu com previsão de abertura:

O Marco das Três Fronteiras e o Complexo Turístico Dreamland, tem planos de retornar suas atividades no dia 10 de junho desse ano.

Para o fim de junho, se está mais otimista para abertura de mais atrativos.

As fronteiras serão abertas?

Ponte da Amizade - Turismo em Foz do Iguaçu
Ponte da Amizade – Avant Produções

Após serem fechadas no início do isolamento social, as fronteiras internacionais de Foz do Iguaçu permanecem fechadas e sem previsão de abertura.

Paraguai, Ciudad Del Este:

Por enquanto, apenas as lojas na fronteira (BrasilxParaguai) iram abrir no dia 21 de maio, em Ciudad Del Este. Já que as medidas de controle da pandemia, se estenderam sistemáticas no país, a abertura da Ponte da Amizade permanece sem data fixa.

Com planos, o Paraguai adotou 4 fases de flexibilização da quarentena, para assim retomar suas atividades com cuidado, seguindo indicadores de desempenho, o país visa ir para próxima fase quando completar a atual.

Argentina, Puerto Iguazú:

Com voos suspensos e fronteiras fechadas, a Argentina prolongou sua quarentena até o dia 10 de maio desse ano. Enquanto isso, a fronteira com Foz do Iguaçu permanece fechada, na Ponte Tancredo Neves.

No país todos os voos domésticos e internacionais foram parados, até sua retomada em setembro. Suas fronteiras terrestres também permanecem bloqueadas, a fim de controlar a disseminação do coronavírus.

Planos para retomada do turismo em Foz do Iguaçu:

Os planos do retorno da cidade são de aberturá gradual de todos os setores do turismo, como foi planejado para os meios de hospedagem, eventos, atrativos turísticos, agências de turismo receptivo, transporte turístico e serviços de buffet e etc.

As rotinas na cidade terão que se adaptar aos novos protocolos de segurança sanitária, uma vez que todos os estabelecimentos cumpram com o dever de manter sua higienização, para diminuir a propagação do vírus.

Deve-se ter colaboração de todos os cidadãos locais e novos visitantes, para respeitarem as orientações de segurança sanitária. Juntos podemos esperar um retorno grandioso de Foz do Iguaçu quando as coisas melhorarem, os números da pandemia diminuírem e todos poderem aproveitar uma boa viagem na Terra das Cataratas.

Termo de Responsabilidade Sanitária:

Todos os estabelecimentos que tiveram que assinar o Termo de Responsabilidade Sanitária, deveram cumprir com as regras presentes no contrato.

Caso contrário o local infrator, segundo a secretaria da fazenda, deverá pagar uma multa que vai de R$870,00 até R$8.700,00! Podendo também ser interditado, o estabelecimento pode até se responsabilizar por sua infração diante do Ministério Publico do Paraná!

Fonte: G1 PR – Foz do Iguaçu.

Conclusão:

Kattamaram II - Turismo em Foz do Iguaçu
Kattamaram II – SkyTakes – Árvores Filmes

Assim enceramos as novidades sobre o turismo em Foz do Iguaçu, mas em caso de novos pronunciamentos, manteremos nossas redes sociais e blog atualizados, para você viajante saber tudo que acontece na cidade e não perder nenhuma mocidade relevante.

A Combo Iguassu se preocupa com seus clientes, por isso, vamos permanecer oferecendo nossos serviços com segurança e higiene determinados pela OMS e o Termo de Responsabilidade Sanitária.

Quando escolher a melhor data para sua viagem na Terra das Cataratas, conte com a gente para realizar passeios incríveis para você na cidade!

Conheça todos os passeios em Foz do Iguaçu, desfrute dos nossos combos especiais e serviços exclusivos de quem sabe ser uma das melhores agências de transporte turístico de Foz do Iguaçu!

Quem nos indica diz:

“O destino foi Foz do Iguaçu, uma cidade que eu só tinha estado de passagem aos 11 anos.
Preciso dizer que as fotos não fazem jus à beleza e à energia das Cataratas.
Chorei de emoção! É surreal a força e a beleza daquele lugar 
Os traslados e os passeios foram feitos pela equipe perfeita da @comboiguassu. Fiquei hospedada no @tarobahotel! Bem localizado, quartos espaçosos e atendimento personalizado!!!”

Autora: Viajando com Daniela – Via Instagram.