Covid-19, Como está Foz do Iguaçu durante a Pandemia de COVID-19?, Passeios em Foz do Iguaçu | Combos em Foz com desconto

Como está Foz do Iguaçu durante a Pandemia de COVID-19?

Consultar

Atualmente, no dia 18 de março, existe apenas um caso confirmado de COVID-19 em Foz do Iguaçu.

Com isso e vendo a crise da pandemia pelo país, um decreto oficial do Governo brasileiro, estabeleceu que qualquer tipo de atividades que gerem aglomerações sejam proibidas em todas as partes do Brasil, tendo que ser cancelados ou adiados até uma data segura, para evitar a propagação do vírus.

Isso se aplica a atrativos que gerem grandes números de pessoas reunidas, por isso, muitos passeios em Foz do Iguaçu fecharam as portas temporariamente, visando a segurança pública dos turistas e moradores locais.

Status dos atrativos em Foz do Iguaçu durante o COVID-19:

Covid-19, Como está Foz do Iguaçu durante a Pandemia de COVID-19?, Passeios em Foz do Iguaçu | Combos em Foz com desconto

Cataratas do Iguaçu – Imagem cedida pelo atrativo.

Cataratas do Iguaçu:

No dia 17 desse mês, foi se firmado um decreto do Presidente da República, Jair Bolsonaro, e do Ministério do Meio Ambiente, que é o orgão responsável pelas unidades de conservação federais.

O que foi determinado, é que a partir de hoje (18/03) o Parque Nacional do Iguaçu ficará fechado para todas as visitações turísticas, por uma semana, segundo o que é previsto.

Mas isso não garante que tal prazo não seja estendido, portanto, é preciso esperar até que uma nova noticia sobre o abrimento do atrativo seja divulgada.

Essa medida foi tomada para proteger as pessoas e impedir proliferação do coronavírus, como foram dadas as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Mistério da Saúde.

Importante:

Com o fechamento do Parque Nacional do Iguaçu, todos os atrativos realizados dentro do parque serão fechados temporariamente, como as Cataratas do Iguaçu que é o atrativo turístico mais visitado da cidade.

Passeios na Itaipu Binacional:

Covid-19, Como está Foz do Iguaçu durante a Pandemia de COVID-19?, Passeios em Foz do Iguaçu | Combos em Foz com desconto

Itaipu Binacional – Imagem cedida pelo atrativo.

Seguindo os mesmos objetivos do Parque Nacional, a Itaipu Binacional também encerrou temporariamente suas atividades turísticas na margem brasileira.

A paralisação começou dia 18/03 e terá duração prevista para uma semana, apoiando a decisão do governo brasileiro nos protocolos estaduais e locais que visão evitar qualquer aglomeração e circulação muito grande de pessoas, a fim de controlar a atual crise provocada pelo coronavírus.

Isso é uma medida bem responsável da maior Usina Hidrelétrica em produção de energia limpa. Visto que os passeios da Itaipu Binacional geram em média 2 mil visitas por dia, gerando cerca de 1 milhão de visitantes ao ano.

Uma atitude importante:

Conforme estão acompanhando o decorrer da crise, a gestão brasileira da Itaipu recorreu ao fundo de emergência de U$ 3 milhões de dólares. Esse dinheiro será destinado para ajudar o município de Foz do Iguaçu, em problemas futuros que podem ocorrer com a epidemia.

Já que beneficia a 9ª Regional de Saúde do Paraná, que engloba cerca de 400 mil pessoas. Focando principalmente os pacientes do SUS (Sistema único de Saúde).

Parque das Aves:

Covid-19, Como está Foz do Iguaçu durante a Pandemia de COVID-19?, Passeios em Foz do Iguaçu | Combos em Foz com desconto

Parque das Aves – Imagem cedida pelo atrativo.

No dia 17/03, o Parque das Aves resolveu parar suas atividades por 15 dias e após esse tempo, a situação atual seria avaliada para uma nova decisão.

Para assegurar que as pessoas respeitam as orientações da OMS, o Parque das Aves resolveu fechar e incentivar que a população permaneça em suas cidades, evitando a disseminação do coronavírus em mais regiões.

Assim o atrativo visa proteger a população local e claro, seus colaboradores. Isso também ajuda que a recuperação de Foz do Iguaçu na indústria do turismo de forma mais assertiva.

Destacando a importância dessa medida, a diretora-geral do Parque das Aves, Carmel Croukamp citou:

“Atrativos turísticos são magnetos que chamam pessoas para uma região. Agora, pessoas deveriam permanecer em suas cidades, para todo mundo junto proteger uns aos outros. Esta é a decisão que consideramos mais ética neste momento, pensando em nossos colaboradores, na comunidade, e no turismo”

Outro fato importante foi observado por Croukamp:

“No momento atual, precisamos pensar na recuperação econômica da cidade como um todo. Fechar é uma decisão difícil, que envolve toda a comunidade, mas consideramos a decisão mais responsável e acertada neste momento. E apenas todos juntos, unidos, conseguiremos passar por mais esse desafio. Já foram tantos outros, e os iguaçuenses sempre os superam. Não vai ser diferente agora”

Marco das 3 Fronteiras:

Covid-19, Como está Foz do Iguaçu durante a Pandemia de COVID-19?, Passeios em Foz do Iguaçu | Combos em Foz com desconto

Marco das 3 Fronteiras – Imagem cedida pelo atrativo.

Seguindo o exemplo dos demais atrativos, o Marco das Três Fronteiras encerrou as atividades a partir de hoje dia 18 de março, sem previsão de abertura determinada ainda.

A tomada dessa decisão foi pela Prefeitura de Foz do Iguaçu e pela concessionária Grupo Cataratas, responsável pela visitação e gestão turística do Marco.

Esse fechamento, assim como os outros passeios que mencionamos, está de acordo com a prevenção de evitar a disseminação da pandemia do COVID-19 entre as pessoas.

Tríplice Fronteira durante o COVID-19: Paraguai e Argentina!

Covid-19, Como está Foz do Iguaçu durante a Pandemia de COVID-19?, Passeios em Foz do Iguaçu | Combos em Foz com desconto

Ponte da Amizade – Avant Produções

Fronteira entre Foz do Iguaçu e Paraguai:

No dia 16 desse mês, a Direção-Geral de Migrações anunciou uma nova regulamentação para fronteira BrasilxParaguai. Por quinze dias brasileiros e não-residentes não podem entrar no Paraguai.

Essa decisão fez diversos shoppings e lojas em Ciudad Del Este fecharem por tempo indeterminado, com isso, a Ponte da Amizade está com fluxo muito diminuído nos últimos.

Isso impede passeios comuns em CDE, como o típico Compras no Paraguai e o By Night Paraguai, o encerramento das atividades da Itaipu na margem direita também se fecharam.

Fronteira entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú no COVID-19:

No dia 15/03, Alberto Fernández, presidente da República argentina, deu a notificação do fechamento das fronteiras que liga BrasilxArgentina.

O Parque Nacional do Iguazú também encerrou as atividades temporariamente, sendo assim o passeio das Cataratas Argentinas estão suspensas por esse período. Como foi determinado pela Administração dos Parques Nacionais e pelas leis impostas pelo presidente da Argentina.

O que fazer com viagem marcada?

A Combo Iguassu é uma empresa responsável, que compreende o momento que socialmente é preocupante.

Desejamos que você e sua família realizem sua viagem dos sonhos na Terra das Cataratas, por isso, não cancele os planos de viajar, mas adie!

Remarque a viagem, espere uma data mais propicia e de melhores tempos para se sentir seguro e aproveitar o máximo de sua aventura.

Obs: A Combo Iguassu também está realizando reagendamentos para quem já comprou alguns passeios com a agência.

Leia também: Coronavírus: Tudo o que você precisa saber sobre Foz e Região!

Conclusão:

Covid-19, Como está Foz do Iguaçu durante a Pandemia de COVID-19?, Passeios em Foz do Iguaçu | Combos em Foz com desconto
Centro de Foz do Iguaçu

Atualmente nessa situação é necessário ter atenção e cuidado de toda a população. Precisamos cooperar e entender que essas medidas dos locais, atrativos, escolas, universidades e demais estabelecimentos de Foz e região, são para o bem de toda comunidade e para os viajantes.

Vamos aguardar pelos dias de “parada” que os atrativos deram e ver como toda situação sobre o covid-19 vai se desenrolar por aqui e pelo resto do país.

Lembre-se de se manter seguro, longe de aglomerações, de preferência fique em casa. Lave bem as mãos, use álcool em gel, não toque partes do seu rosto e evite muitos contatos físicos com as demais pessoas.

O Governo do Paraná já está tomando medidas sobre o coronavírus, e mantendo notícias atualizadas sobre todo caso.

Em todo caso, acompanhe as notícias verídicas, não caia em fake news e se previna, cuidando de nós podemos proteger outras pessoas e a propagação do vírus vai diminuir.