Venha conhecer um dos maiores complexos de energia do mundo: A Usina de Itaipu


Compartilhe este conteúdo com seus amigos

Venha conhecer um dos maiores complexos de energia do mundo: A Usina de Itaipu

Foz do Iguaçu tem umas das construções mais gigantes do mundo moderno, quando vir à cidade não deixe de visitar a Usina de Itaipu.

Image

HISTÓRIA

Construída a partir do tratado entre Brasil e Paraguai em 1973, a gigantesca Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, começa a sir do papel. É uma das invenções mais famosas do mundo por sua grandeza – ficando atrás da usina hidrelétrica da China, que tem 2309 de comprimento, com 32 turbinas – mas também por sua capacidade de produção, em 2017, com 96.387.357 MWh, a usina obteve sua quarta melhor produção.

INFRAESTRUTURA

O complexo Itaipu, tem em sua construção 12,7 milhes de m³, o que seria considerável para a construção de 210 estádios do Maracanã, no Rio de Janeiro. Em sua base, a quantidade de ferro, poderia ser construída 380 Torres Eiffel de Paris.

Quanto a água que é liberada nas calhas do vertedouro, chega a 62,2 metros cúbicos por segundo com as 14 comportas, tendo dias que são abertas todas juntas, isso acontece quando o reservatório fica muito cheio. Sendo maior que a quantidade de água das Cataratas do Iguaçu, que é 1500 metros por segundo. A altura da barragem é de 196 metros, se aproximando de um prédio de 65 andares.

O tamanho do reservatório impressiona qualquer um, chegando a 1.350km², podendo caber aproximadamente, 2 vezes a cidade de São Paulo.

Quando a estrutura começou a ser levantada, mais de 20 milhões de mudas de arvores nativas foram replantadas a margens do reservatório, foi o maior reflorestamento feito na história do mundo até nos dias de hoje.

Com a retirada das arvores, os animais que tinham seus ninhos nelas, foram tirados e colocados em um espaço, chamado, Refúgio Biológico, onde se encontra grande parte dos animais que viviam na região, onde é o lago podendo ser visitados, com guias. Dentre os amimais que foram resgatados, se encontram, as Corujas, as Cobras, as Harpias, as Tartaruga entre outros.

Image

No auge da obra, Itaipu bateu o recorde sul-americano durante a concretagem da barreira, lançados 7207 metros cúbicos de concreto, quase que o equivalente a 24 edifícios levantado no mesmo dia.

Cada turbina tem 198 metros de comprimento, 100 metros de largura e 112 de altura. Cada uma dessas turbinas tem são formadas pelo gerador de energia. Quando a água cai pelo tudo em forma de espiral, o sistema de excitação e o regalador de velocidade são ativados, formando a energia que chega Furnas, ode essa energia é distribuída para as casas.

Pronto, agora você conhece um pouquinho mais do que é a famosa Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, tendo a possibilidade de conhecer vários setores do complexo, desde a parte panorâmica – Passeio que faz todo o percurso, mostrando a estrutura por fora – além de ter a visão privilegiada do vertedouro, você consegue também ter as belas imagens, das turbinas.

Todos os passeios feito dentro do parque, são feitos de carros, mas não aqueles que são abastecidos com gasolina ou algo do género, são a base de eletricidade, isso mesmo, os carros, ônibus e até os projetos de aviões que são produzidos dentro da usina, são a base da eletricidade. Sempre mantendo a sustentabilidade em primeiro plano.

Image

Os recursos obtidos com a atividade turística pagam a operação do complexo, garantindo os empregos diretos e indiretos de cerca de 250 pessoas. Parte deste recurso é destinado ao Fundo Iguaçu, que promove e divulga o turismo na região, a fim de manter o Destino Iguaçu em alta. Todo o resultado é destinado ao Fundo Tecnológico, administrado pela FPTI, que mantém ações voltadas para ciência, tecnologia, cultura, educação, empreendedorismo, turismo e transformação social.

GOSTARAM DE NOSSAS DICAS?

Você é um turista que gosta de saber tudo sobre o destino que irá viajar? Gosta de tirar dúvidas, fazer perguntas e gostaria que tivessem pessoas moradoras do destino e outros viajantes para te dar feedbacks e indicar os melhores locais e dar conselhos valiosos para sua viagem? Pensando exatamente nisso a Combo Iguassu criou um grupo no facebook para auxiliar quem viaja a Foz do Iguaçu e gostaria de mais dicas de turismo, passeios e hospedagem na cidade. Um grupo feito completamente para tirar dúvidas e fazer perguntas relacionadas a esses quesitos aí em cima. Basta procurar no facebook pelo grupo “Dicas de passeios, turismo e hospedagem em Foz do Iguaçu” que aparecerá nosso grupo, ou clicando neste link azul em cima do nome do grupo.

Atendimento pelo Whatsapp