Comidas do Paraguai

Comidas do Paraguai (Guia da Culinária Paraguaia)

Consultar

Você conhece todas as deliciosas comidas do Paraguai?

Se não está na hora de conhecer nesse completo Guia da Culinária Paraguaia, confira!

Muitos países sul-americanos são conhecidos por sua cozinha rica e saborosa, mas poucos turistas sabem sobre os pratos tradicionais do Paraguai.

Guia de Comidas do Paraguai

Uma das nossas culturas culinárias favoritas, o Paraguai tem pratos únicos, incomparável com os países vizinhos. 

Se você está indo fazer Compras no Paraguai, provavelmente já está preocupado se é melhor usar real, dólar ou cartão para fazer compras no Paraguai, e ainda tem que esquentar a cabeça para decidir onde almoçar em Ciudad del Este.

Pensando nisso, fizemos o nosso guia para iniciantes que vai levá-lo ao melhor dos pratos “calientes e saborosos” no Paraguai, e o melhor de tudo é que pode comer sem medo!

Você vai notar uma tonelada de carne, legumes, mandioca e milho – e uma garantia de pessoas incrivelmente gentis servindo-o!  

O que comer no Paraguai, nosso Guia de comidas Paraguaias tradicionais!

Comidas do Paraguai - Tereré
Erva-Mate – Créditos Pixabay!

1. Tereré

Uma parte crucial da cultura paraguaia, este chá frio é consumido durante todo o dia, todos os dias. É simples, água fria sobre uma mistura de ervas chamada yerba.

Famoso chimarrão gelado:

Conhecido também como chimarrão gelado. É ótimo para combater o calor do verão. Durante as compras no Paraguai, você verá os paraguaios com térmicas de água fria e cuia na mão! (copo especial onde bebem o tereré).

2. Mbejú 

Servido em qualquer refeição. Parece mais uma mistura entre omelete e panqueca, é feito com yuca (mandioca) e queijo, depois frito. Você também pode encontrá-lo servido com queijo derretido no topo, simplesmente incrível.

3. Chipa Guazú

Relativamente semelhante a Sopa Paraguaia, é uma versão mais úmida, mais densa.

É um bolo de milho feito com queijo, milho inteiro fresco (em vez da farinha de milho, como na Sopa Paraguaia), ovos, óleo e leite. Tudo cozido em um forno de barro tradicional. Geralmente servido no almoço ou jantar.

4. Chipa 

É um pão em formato de rosquinha, feito com amido de yuca (mandioca), queijo, ovos, leite e anis. É servido geralmente no café da manhã ou para um petisco com tereré.

Comidas do Paraguai - Pão de Queijo
Pão de Queijo é semelhante a Chipa – Créditos Pixabay!

5. Empanadas

Como em muitas partes da América do Sul, estes pastéis recheados são servidos em todos os restaurantes e lanchonetes. Recheados com um milhão de diferentes combinações de ingredientes (o mais popular é o ovo, carne, milho e queijo).

Como são servidas?

Empanadas paraguaias geralmente são fritas e não assadas, como em outros países da América do Sul. E às vezes são comidas entre duas fatias de pão como um sanduíche, costume exclusivo no Paraguai.

Empanadas podem ser servidas como lanche ou até mesmo como refeição, e você definitivamente vai querer pedir mais de uma.

6. Bori Bori 

É uma sopa muito saudável e nutritiva, feita com caldo de carne, legumes e bolinhos de farinha de milho com queijo.

7. Guiso Popó

Um clássico Paraguaio. Este prato é um guisado grosso da galinha e arroz acompanhados geralmente por especiarias como a pimenta e o alho poró.

8. Puchero

Este é outro ensopado, feito com caldo de carne e vegetais (geralmente cenoura, abóbora, cebolas, etc.). Muito tradicional e especialmente incrível para ser consumido no inverno.

9. Sopa Paraguaia

“Sopa paraguaia”, não seja literal quando pedir este prato, pois não será o que você está esperando. Definitivamente não é uma sopa! É na verdade um tipo de torta, feito com milho moído, queijo, ovos e leite. Este é um dos pratos mais básicos, muitas vezes servido para o almoço ou jantar.

10. Asado

Como muitas partes da América do Sul, você encontrará uma abundância de carne grelhada no Paraguai! Asado pode ser qualquer tipo de carne, muitas vezes é servido com Sopa Paraguaia ou Chipá Guazu.

Variações:

As variações incluem o prato muito popular de Carne Milanesa (filetes de carne empanada) & Bife Koygua (bife coberto com cebolas fritas e ovos).

Comidas do Paraguai - Ensopado
Sopa de peixe – Créditos Pixabay!

11. Pira Caldo

Este caldo de peixe é um prato bem pesado, realmente para dar energia. Altamente calórico, é feito com leite, queijo, cebola, tomate e óleo de girassol. A lenda urbana diz que é um forte afrodisíaco masculino.

Acompanhando quase todos os pratos, será servido também alguns pedaços de mandioca.

Para finalizar peça uma Pilsen bem gelada, ou um refrigerante Pulp e saboreie essas delícias paraguaias, que de longe é uma das culinárias mais subestimadas da América do Sul, mas também uma das mais saborosas.

Comidas do Paraguai – Curiosidade:

Apesar dessas comidas serem tipicamente do Paraguai, na Tríplice Fronteira é muito comum estes pratos aparecerem nas mesas brasileiras e argentinas da fronteira.

Somos feitos por uma forte miscigenação de cultura, tradições e costumes; porque quem é iguaçuense geralmente toma tereré ou já comeu uma chipa.

Por esse e mais motivos, devido a aproximação terrestre e cultural, viajar para Foz do Iguaçu é encontrar mais dois destinos internacionais, é conhecer três países cheios de fascínios e belezas!

Conclusão: Comidas do Paraguai

Após ver todos essas saborosas comidas do Paraguai, você já tem algum outro prato favorito do Paraguai?

Por favor, compartilhe-os conosco, para que todos nós companheiros de viagem foodies possamos adicioná-los à nossa lista de comidinhas deliciosas para provar!

Não deixe de conferir também os restaurantes em Ciudad del Este que nós indicamos!

A Combo Iguassu te leva para conhecer esta e muitas outras maravilhas! Conheça os melhores passeios em Foz do Iguaçu com uma das mais conceituadas agência de turismo em Foz.

Confira o site da Agência Combo Iguassu

Ligue ou mande um mensagem (WhatsApp): +55 (45) 2102-7715

Capa: Créditos para banco de imagens Pixabay – Autores: Deutsch_LionHeart e wyncel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *