Skip to main content
comida vegetariana

Comida Vegetariana || Restaurantes vegetarianos em Foz do Iguaçu

Se você gosta de uma boa comida vegetariana ou está pensando em experimentar, a Combo Iguassu vai sanar todas as suas dúvidas!

Se você gosta de comida vegetariana ou pensa em experimentar, esse blog é pra você!

Nós da Combo Iguassu estamos sempre expandindo nosso público. E como não queremos deixar ninguém de fora, decidimos dar uma atençãozinha para esse pessoal tão exigente.

Então se você tem curiosidade ou apenas está procurando bons restaurantes para comer uma comidinha mais saudável e orgânica, bora lá que vamos te tirar as dúvidas.

comidas veganas
Imagem ilustrativa || Via FreePik

Comida Vegetariana || O que é ser vegetariano?

Para você que não faz ideia e caiu de paraquedas aqui, o vegetarianismo é um estilo de vida que se baseia em um regime alimentar que elimina totalmente o consumo de carne, seja ela qual for.

Antes de tudo, é preciso saber que, dentro do vegetarianismo existem algumas divisões. Elas visam encaixar qualquer tipo de grupo. Que vegetarianos não comem carne, isso você já sabe. Agora, e as outras coisas de origem animal?

Os tipos de vegetariano são:

Ovolactovegetarianos, que não comem nada de carne, todavia ainda mantém ovos, leite e laticínios na dieta.

Lactovegetarianos, que além da carne, não comem ovos, mas mantém o leite e derivados na dieta.

Ovovegetarianos, que além da carne, não consomem leite e derivados, mantendo o ovo em sua dieta.

O que é comida vegetariana?

Beleza, a gente entendeu que vegetarianos não comem carne, e as vezes nem leite ou ovos. Então, o que eles comem?

Apesar de a carne estar sempre em nosso cardápio diário, ela não é tudo. Existem muitas outras coisas que podem compensar a proteína animal.

O tofu, por exemplo. Meia xícara de tofu contém cerca de 15 a 21 gramas de proteína. É quase a de um bife de 100 gramas, que possui em média 23 gramas de proteína. E o tofu não é ruim, já que ele absorve todo o sabor do tempero que é colocado.

Outra ótima sugestão para substituir a carne é o seitan, uma espécie de carne feita a partir do glúten do trigo. A princípio, o seitan chega as 35 gramas de proteína e muitos dizem que o sabor é bem parecido com o frango.

Apostar nos grãos para uma dieta saudável é o ideal até para os amantes de carne! E não somente o feijão, mas adicionar grão-de-bico, quinoa, linhaça – que por sinal é uma ótima fonte de cálcio – e gergelim te garantem uma dieta rica e balanceada.

Leites vegetais, feitos a partir de sementes, é ótimo para fortalecer os ossos e manter a dieta bem veggie.

Aposte em frutas secas, vegetais verde-escuros, como brócolis e couve, e vagem, que também pode ser sua fiel escudeira em se tratando de um prato suculento e saudável.

Você pode gostar de: Guia de como se locomover em Foz

Qual a diferença entre vegetariano e vegano?

À primeira vista ambos parecem ser a mesma coisa. Muita gente se confunde, não se preocupe. Então nós vamos cuidar de deixar tudo esclarecido.

Acima de tudo, é bom lembrar que uma dieta vegetariana se restringe apenas a comida vegetariana, e muitas vezes o que leva uma pessoa a ser vegetariana são fatores de saúde.

Veganos, contrariando o vegetarianismo, vai muito além de apenas não comer carne. Ter uma dieta vegana é entender que essas pessoas não comem nada de origem animal.

Isso mesmo, nem ovos, nem leite, nem mel, nem nada! Apenas alimentos orgânicos e de origem estritamente vegetal. Enquanto a comida vegetariana pode levar alguns desses itens.

Além disso, veganos também excluem da vida qualquer produto que tenha em sua composição algo de origem animal. Seja cosméticos, produtos de higiene, vestuário, tudo.

Nesse caso, veganismo pode ser mais considerado estilo de vida que o próprio vegetarianismo e sua origem provem exclusivamente de salvar os animais.

bombom de limão comidas veganas
Bombom de Limão do Equilibrio || Fotografia por Bianca Minotto

Comida vegetariana é sinônimo de saúde?

Antes de seguir esse tipo de dieta, é preciso saber que comida vegetariana não é sinônimo de saúde.

A princípio, quando se ouve que alguém é vegano ou vegetariano, já se pensa que a pessoa é supersaudável. O que muitas vezes não é verdade.

Comidas vegetarianas comumente vem cheias de aditivos químicos e muitas delas são ultraprocessadas. Muitos leites e carnes vegetais, bem como muitos outros alimentos, são ricos em gordura transe saturadas, e até mesmo açúcar demais ou sal demais.

Não que esses alimentos tenham um sabor péssimo, na verdade, muitos desses aditivos são postos para melhorar o sabor do produto.

Alguns alimentos vegetarianos também seguem um modo de preparo não muito saudável. Uma amostra disso são as comidas fritas, que podem ter altos teores de colesterol ruim.

E como tudo comido em excesso, esses alimentos podem causar alguns males de saúde. A gordura trans, por exemplo, é inimiga número um do alto colesterol e problemas cardiovasculares.

Sendo assim, é importante se atentar ao tipo de comida ingerida, seja você vegetariano ou não.

Veja também: Programação ao ar livre em Foz do Iguaçu

Comida vegetariana é cara?

No Brasil, existe uma espécie de cultura do elitismo, onde somos levados a pensar que comidas livre de carne são caras.

Em suma, algumas podem sim ter um preço um bocado alto. Isso se dá pelo simples fato de não conterem conservantes ou alguns produtos que tem origem animal. E muitas dessas receitas precisam de uma substituição que mantenha a consistência do produto original.

Um exemplo são os pães, que muitas vezes levam ovos e leite, ou os bolos que levam manteiga também. Esses produtos, se feitos de forma errada, podem perder a consistência.

Devido a isso, alguns produtos podem ser um pouco caros pela maneira com que são feitos.

Outro fator que faz com que esses produtos fiquem caros é o fato de que não há muita procura. Isso contribui para encarecer até mesmo produtos a base de carne.

Todavia, para ser vegetariano você não precisa ser rico. Isso é um mito.

Alguns alimentos naturalmente livres de carne e derivados de animais são até mesmo mais baratos que os outros.

Uma forma de economizar e comer uma refeição saudável e “cruelty free” é escolher as frutas e verduras da época, que além de mais saborosas, elas também possuem menos química e são mais baratas.

Comprá-las durante a famosa “hora da xepa”, quando as feiras estão prestes a fechar. Com isso você contribuí para o não desperdício de alimento, além de salvar seu bolso. Pode ser que encontre tomatinhos com alguns machucados, no entanto é só cortar a parte ruim fora e você fica com um produto maduro e gostoso.

Comprar cereais, legumes e grãos em lojas que vendem a granel também pode contribuir para economizar seu dinheiro.

E cozinhar em casa, principalmente nessa época de pandemia, é um ótimo meio de gastar menos.

comida vegetariana imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa || Fotografia via Freepik

Comida Vegetariana || Dicas de restaurantes vegetarianos

Rufem os tambores, pois vamos mostrar alguns restaurantes e lanchonetes que servem comida vegetariana.

Empório Com Arte ($$ – $$$)

Que tal tomar um delicioso café e apreciar obras de artes feitas por artistas brasileiros?

O Empório com Arte é um ótimo lugar para se encontrar com os amigos, comer petiscos saborosos e, quem sabe, levar uma obra lindíssima para casa.

Lá você encontra uma variedade de petiscos, drinks e sucos de toda qualidade.

O Empório Com Arte se dedica em cozinha brasileira, com opções veganas e vegetarianas no cardápio, além de também as sem glúten.

*Você pode conseguir desconto se obtiver Prime Gourmet

Localização: Av. Das Cataratas, 569 – Vila Yolanda.

Atendimento: de Terça a Sexta, das 15h às 23h e nos Sábados e Domingos, das 14h às 22h

Equilíbrio ($$)

Que tal um restaurante que serve o melhor bolinho de palmito da cidade?

Equilíbrio Gastronomia Funcional é um restaurante localizado no centro de Foz do Iguaçu. Eles trabalham com produtos livres de glúten, lactose, soja, amendoim, açúcar branco e conservantes.

Ou seja, Equilíbrio atende não somente os vegetarianos, mas se expande para os alérgicos também.

A princípio o lugar é pequeno, mas a imagem que passa é de leveza e harmonia. Além de tudo, eles também trabalham com produtos congelados e marmitas exclusivas com alimentos de sua escolha.

Tudo supersaudável e delicioso. Afinal é como diz a Dra. Patricia Mantovi, dona do restaurante, “nós temos que ter uma boa alimentação”.

Aproveite o frio para provar o yakisoba vegetariano. Garantimos que você vai adorar!

Localização: R. Tarobá, 719 – Centro.

Atendimento: Segunda a Sexta, das 9h às 18h

Veja também: Artesanato e chocolate caseiro

comida vegetariana equilibrio restaurante
Restaurante Equilibrio || Fotografia por Bianca Minotto

Cheiro Verde ($$)

Cheiro Verde é um ótimo restaurante para quem quer almoçar em um lugar vegetariano e que não siga muito a linha de comida fitness.

Dono de uma das melhores culinárias asiáticas da cidade, o Cheiro Verde atraí clientes pelo ambiente gostoso e pelo buffet farto e o melhor, todo vegetariano.

Os preços não são caros e você pode aproveitar para fazer aquele intervalo de almoço com muito sabor e conforto.

Localização: R. Tarobá, 746 – Centro.

Atendimento: de Terça a Domingo, das 11h15 às 14h45

Veja também: Restaurantes japoneses em Foz

Cantina da Bea ($)

Bora de comida caseira?

O Cantina da Bea é um restaurante de buffet livre, com opções vegetarianas, veganas e 100% saudáveis.

E dá pra levar o amigo carnívoro, já que eles disponibilizam 3 opções de carnes. Além de uma variedade imensa de saladas, folhagem e grãos.

Ah, e eles são pet friendly, ein!

Localização: Av. Das Cataratas, 577 – Vila Yolanda.

Atendimento: Segunda a Sábado, das 11h30 às 15h

Veja também: Restaurantes temáticos em Foz

Miss Laura ($$ – $$$)

Esse é especial pros amigos celíacos, vamos de Miss Laura?

Miss Laura é uma padaria especializado em comida livre de glúten e lactose. Eles também oferecem uma gama de alimentos sem ovos e sem soja, para os veganos de plantão.

É um lugar super fofo para quem quer um lanche saudável e livre de aditivos. Tudo de melhor que a comida vegetariana pede!

Localização: R. José do Patrocínio, 852 – Vila Portes.

Atendimento: Segunda a Sexta, das 9h às 17h30 e nos Sábados, das10h às 15h

Veja também: Cafés próximos ao Tarobá Hotel

Nauá ($$)

O Nauá é um restaurante de comida saudável, com opções vegetarianas e veganas no cardápio.

Lá você pode jantar ou almoçar com os amigos uma deliciosa refeição.

Ah, e eles também atendem em delivery!

Localização: R. Bartolomeu de Gusmão, 1407 – Centro.

Atendimento: Segunda a Sábado, das 11h30 às 14h (no sábado fecha as16h) e Segunda a Sexta, das 18h às 22h

Veja também: Restaurantes em Foz do Iguaçu

Union ($)

Que tal um restaurante que junta doces e saladas?

O Union Saladas e Quitutes é um lugar incrível que junta a culinária saudável com o que há de melhor em termos de doces. Não é a toa que o lema deles é “salada não é dieta e doce é uma bela sobremesa”.

E o melhor é que você pode pedir para você e seu amigo não vegetariano, já que são inúmeros tipos de saladas. E caprichadas ein!

Localização: R. Patrulheiro Venanti Otremba, 413 – Centro.

Atendimento: Segunda a Sexta, das 11h30 às 14h30 e das 19h às 21h

Veja também: Lanchonetes em Foz do Iguaçu

comida vegetariana pop art café
Pop Art + Black Café || Fotografia cedida pelo atrativo

Pop Art + Black Cat Café ($$)

Pop Art & Black Cat Café é a primeira cafeteria vegetariana em Foz do Iguaçu.

Com um ambiente aconchegante e comida gostosa, O Pop Art serve cafés, cervejas e vinhos, além de uma imensidão de opções no menu.

De Segunda a Sábado eles ainda servem um almoço vegano delicioso. Além de bolos, doces e sanduíches diversos.

*Você pode conseguir desconto se obtiver Prime Gourmet

Localização: R. Edmundo de Barros, 257 – Centro.

Atendimento: de Segunda a Sexta, das 11h30 às 22h (quartas e quintas às 20h, sextas às 19h) e aos Sábados, das 12h às 22h

L&L ($)

Que tal uma pizzaria, lanchonete ou hamburgueria vegan? Bom, a L&L é tudo isso.

É uma delicia acabar um dia de trabalho e devorar um cachorro quente bem caprichado. Ou quem sabe uma esfirra de chocolate. Deu até água na boca.

E o melhor de tudo, produtos totalmente veganos. Isso ai, até a salsicha, 100% vegan, baby!

E o melhor é que você pode pedir delivery, então nem esquenta em sair para comer.

Localização: Av. Felipe Wandscheer, 1354 – Vila Itajuba.

Atendimento: Domingo a Quinta, das 17h às 22h

Veja também: Comida italiana em Foz – 4 Sorelle

Sabor Mais Natural ($$)

Uma boa comida brasileira é tudo que a gente merece no intervalo de almoço durante o expediente. E o Sabor Mais Natural está aqui pra isso.

Diversos pratos deliciosos compõem o cardápio, com muitas opções de comida vegetariana.

Além disso, o Sabor Mais Natural vem conquistando clientes por onde passa não só graças a comida maravilhosa, mas ao ambiente que deixa tudo mais confortável.

Localização: R. Bartolomeu de Gusmão, 772 – Centro.

Atendimento: Segunda a Sábado, das 11h às 14h30

Veja também: Padarias em Foz

comida vegetariana
Imagem ilustrativa || Via FreePik

Comida Vegetariana || Conclusão

E aí? Gostou das nossas sugestões? Então não se esqueça de dar uma olhadinha no nosso blog e ver as outras matérias que a gente tem por lá!

Ah, aproveita e segue a gente nas redes sociais, assim você não perde nenhuma novidade que a gente publicar por lá!

Procurando hotel em Foz do Iguaçu? A gente tem uma dica pra você: o Tarobá Hotel. Além de ser um espaço confortável e receptivo, o Tarobá Hotel também fica pertinho do Equilíbrio e do Cheiro Verde.

Tá esperando o que? A Juliana Motta também escolheu eles, porque sabe que no Tarobá você pode confiar!

Matéria por: Arielle Farias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =

EnglishPortugueseSpanish
0
    0
    Carrinho
    Seu carrinho está vazioVoltar para loja