Os visitantes do Parque das Aves agora têm uma surpresa nova para encontrar dentro do parque, pois os primeiros filhotes de flamingo da estação reprodutiva 2017/2018 começaram a nascer.
Os novos moradores do parque das aves podem ser observados através da janela da Sala de Filhotes, e durante 5 horários diferentes é possível vê-los sendo alimentados.
Ainda é esperado pelo Parque o nascimento de muitos filhotes, pois já foram contabilizados pelo menos 27 ovos, no recinto e na Sala de Filhotes.
Os filhotes começaram a nascer no dia 24 de agosto, onde o primeiro deles foi batizado de Gabriela.
Segundo Ligia Oliva, chefe da Divisão de Veterinária o filhote já estava pronto para sair porem precisou de uma ajuda, mas agora ele já está forte e saudável.
Acredita-se que o grande número de casais e principalmente de casais propensos a cuidar dos filhotes este ano se dá ao aumento na quantidade de espelhos na área dos flamingos.
A responsável pela sala de filhotes, Aline Kotz comentou que está sendo prevista uma excelente estação reprodutiva pois a maioria dos ovos está sendo incubada pelos pais e muitos casais que nunca tinham feito postura, e neste ano fizeram.
Os filhotes de flamingo preferencialmente são deixados os ovos sob os cuidados dos pais, mas em alguns casos eles são rejeitados.
Fato que ocorreu com Ariel, filhote de flamingo que nasceu no recinto no dia 31 de agosto.
Acompanhado desde a hora em que ele saiu da casca, foi notado que os pais não estavam se dedicando ao filhote, então ele foi levado para a Sala de Filhotes, para receber os devidos cuidados.
Os primeiros flamingos chegaram ao Parque das Aves em 2014, onde atualmente já chegam a 107 animais no recinto, entre africanos e chilenos.
Mathias Dislich, chefe da Divisão de Pesquisa do Parque das Aves conta que eles estarem se reproduzindo em direção a terceira geração desde a chegada das primeiras aves ao parque significa que as aves estão em um ótimo situação.
Para visitar o pequeno Ariel, que está em uma U.T.A. (Unidade de Tratamento Animal) na Sala de Filhotes, precisa ir ao Parque nos horários de alimentação (às 9h, 11h, 13h, 15h e 16h45).
O Parque das Aves funciona a mais de 22 anos e atrai turistas de todo o mundo, que querem conhecer mais sobre a fauna local e mundial, além de entrar em contato com ela de forma única.
Durante o passeio pelo parque o visitante tem a oportunidade de entrar em contato com mais de 1300 aves, de 143 espécies diferentes, onde 29 delas em perigo de extinção.
Como o Parque das aves recebe muitos animais resgatados do tráfico e de maus tratos pelo IBAMA, hoje mais de 53% das aves do parque são provenientes desse tipo de atividade.
Localização: Avenida das Cataratas, ao lado da entrada do Parque Nacional do Iguaçu
Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h30 às 17h.
Ingresso: 40 reis por pessoa*
10 reais por pessoa* para moradores de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros ao Parque Nacional (mediante apresentação de comprovante de residência no próprio nome e RG).
Para saber mais sobre esse ou outros passeios de Foz do Iguaçu não esqueça de entrar em contato com a equipe da Agência Combo Iguassu!
*Valores podem mudar sem aviso prévio.