Notícias em Foz do Iguaçu: Barreira Sanitária é feita na BR-277!

Consultar

Foz do Iguaçu contra o coronavírus:

Como mais uma ação em combate ao covid-19, a Prefeitura da cidade criou em parceria com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), uma Barreira Sanitária que fez no dia de ontem, 14 de abril de 2020, paradas onde verificaram temperatura e identificação de algum sintoma em motoristas na BR-277, além de claro deixar algumas orientações sobre a prevenção do vírus.

O ponto dessa Barreira foi no posto de fiscalização da BR-277, onde se localiza a base da PRF no km 714. Tais paradas, ajudam no monitoramento de entradas de carros e pessoas na cidade, além de orientar as pessoas mais profundamente.

BR-277
BR-277 – Créditos Pixabay

Em continuidade, esse projeto tem equipes montadas da Secretaria de Saúde, Guarda Municipal, Defesa Civil, FozTrans, alunos de curso de medicina da Unila (Universidade Federal da Integração), além de claro a equipe da PRF.

O que é feito na abordagem?

Como mencionamos, as paradas envolvem medição de temperatura, identificação de pessoas com sintomas gripais e mais algumas instruções de cuidados com o novo coronavírus.

Chico Brasileiro, prefeito de Foz do Iguaçu, explicou a importância dessas monitorações, enquanto também vem observando essa nova atividades desde seu início, no dia 14 desse mês:

“Esta é mais uma ação para garantir a segurança dos iguaçuenses. Através desta barreira, vamos conseguir monitorar as pessoas que estão entrando na cidade e dar o devido encaminhamento”, disse o prefeito.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, as pessoas que foram identificadas com os sintomas do covid-19, serão encaminhados para o Plantão Coronavírus, que determinará a necessidade de isolamento ou retorno do paciente para sua casa.
Se os sintomas forem graves, os pacientes serão levados imediatamente para internamento hospitalar.

Centro de Foz do Iguaçu
Centro de Foz do Iguaçu

Outras Barreiras Sanitárias pela região:

Essa Barreira é a terceira na região que é montada, mais duas já estavam em atividade nas aduanas argentinas e paraguaias, com apoio da Unila e seus alunos de medicina.

“O apoio dos alunos de Medicina da Unila é muito importante neste momento. Além do trabalho no Hospital Municipal, através do Plantão Coronavírus, eles nos auxiliam aferindo a temperatura e orientando as pessoas que passam por estes locais”, citou Carmensita Gaievski, diretora de Vigilância em Saúde.

Mais cooperação, mais prevenção:

Reginaldo Silva, Secretário de Segurança Pública, lembrou da importância dessa atividade na região e que deve haver cooperação dos demais órgãos da cidade para esse combate ao covid-19:

“Além dos serviços de saúde, a barreira é fundamental para que possamos identificar e combater o transporte clandestino de passageiros, e isso só está sendo possível graças a cooperação dos órgãos federais”, disse Reginaldo Silva.

Lembrando que a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) também anunciou apoio aos trabalhos que veem sendo feitos ao combate ao novo coronavírus.

Esse trabalho na BR-277 e nas aduanas se manterá por tempo indeterminado, esperamos sinceramente que essas atividades ajudem na eliminação do contagio, assim essa fase passará, e em breve, poderemos todos retornar nossas atividades na cidade.

Foz do Iguaçu pós-coronavírus:

Como serão as coisas após toda essa fase de covid-19 e isolamento?

Itaipu Binacional
Itaipu Binacional – Imagem cedida pelo atrativo.

Bom, não temos certeza ainda do que via acontecer na cidade depois de tantos dias de quarentena e normas de fechamento. Mas sabemos que muitos órgãos da saúde e da economia estão trabalhando diariamente para o menor impacto possível em Foz diante da crise.

Uma dessas empresas, é a enorme Itaipu Binacional, que vem mantendo a prioridade a segurança e empregos dos cidadães iguaçuenses:

“Faz parte da missão de Itaipu gerar energia com qualidade para o Brasil e o Paraguai, mas também cuidar da nossa gente. Por isso, vamos continuar mantendo investimentos em infraestrutura, para garantir o emprego e a segurança de centenas de brasileiros que dependem desse ganha-pão para sobreviver” declaro o general Joaquim Silva e Luna, diretor-geral da Itaipu Binacional.

A Itaipu também anunciou que todas as obras já iniciadas estão em andamento normal, assim quando concluídas, os novos investimentos darão um novo ar a cidade, gerando mais desenvolvimento econômico, com criação de empregos, o que será uma medida bem valiosa na cidade, devida as atuais circunstancias.

Itaipu Binacional
Itaipu Binacional

Nas obras listadas da Itaipu a Ponte da Integração mantém seu ritmo de construção, a nova ponte vai facilitar a transição de mercadorias e caminhões entre Brasil e Paraguai, assim “desafogando” o trafego da Ponte da Amizade, que já muito usada em viagens comerciais, turísticas e etc.

Falando nesses assuntos, o general Joaquim Silva e Luna, também lembrou da importância da Itaipu Binacional na vida de milhares de cidadãos da região, principalmente na economia local e seu desenvolvimento:

“Itaipu oferece melhorias de atendimento social, gera centenas de empregos diretos e indiretos, impulsiona o desenvolvimento das estruturas logísticas e de circulação e, num ciclo virtuoso, dá condições para que as forças econômicas e o empresariado da cidade também invistam, criando ainda mais empregos e oportunidades para a sustentabilidade e o desenvolvimento da cidade e região por muito anos”. Citou o diretor-geral.

Outras obras que ainda não saíram do papel são visadas pela organização, uma delas é a duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469) que dá acesso ao Parque Nacional do Iguaçu e diversos outros locais famosos na região por suas atividades turísticas.

Coronavírus: Quais as prevenções?

Enquanto Foz do Iguaçu e outras cidades do Estado se mantém no isolamento social. Precisamos sempre lembrar das precauções para evitar a proliferação do covid-19, para assim mais cedo possível podermos voltar para nossas atividades cotidianas:

• Lavar frequentemente as mãos;
• Caso não consiga lavar as mãos, use álcool em gel na ocasião, mas sempre busque lavar as mãos o mais rápido possível.
• Cubra a boca e o nariz quando for tossir ou espirrar;
• Evite tocar seu rosto, principalmente boca, olhos e nariz;
• Mantenha distância segura, espaço entre as pessoas é fundamental;
• Evite sair de casa, só saia em casos necessários.

Caso tenha sintomas de coronavírus o mais indicado é ligar ou enviar uma mensagem para a Central de Covid-19!

Conclusão:

Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu – Imagem cedida pelo atrativo.

Após conhecer algumas atividades que estão sendo feitas em Foz do Iguaçu durante essa epidemia de covid-19, você pode ficar ligado no nosso Blog e em todas as notícias que vamos atualizando sobre a cidade.

A Combo Iguassu estará pronta para atender você e sua família em sua viagem, após tudo isso passar, será um prazer vender os ingressos e transportes para um dos locais mais belos do país como nossa amada Terra das Cataratas.

Em breve, estaremos todos juntos novamente, tornando sua viagem a mais incrível possível em Foz do Iguaçu e região! <3

Quem nos indica diz:

“Não é todo dia que a gente tem a chance de chegar tão pertinho de uma das sete maravilhas naturais DO MUNDO, né!? 😍🙏🏾 E quem tá amando todas as aventuras dessa trip, pode chamar a @comboiguassu, que eles dão um jeitinho de trazer vocês pra viverem tudo que eu to vivendo em Foz ✈️ ❤ ✨”

Autora: Sou Tipo 4 ( Joicy Eleiny) Influencer – Via Instagram.