Esporte de aventura o que é, modalidades e benefícios

Esporte de aventura: o que é, modalidades e benefícios

Consultar

Você sabe bastante sobre esporte de aventura

Se não, está na hora de aprender quais as origens, vantagens e tipos dessa modalidade esportiva. 

Curiosos? Vamos nessa! 

O que é esporte de aventura

Primeiramente, você já se perguntou qual a definição de esporte de aventura?

Em uma explicação rápida, os termos desportos e esportes radicais de ação ou aventura, é um termo para caracterizar atividades mais perigosas. 

Aquelas que levam o aventureiro em uma jornada com mais riscos, em quesitos como velocidade, altura e etc. É importante frisar que esporte radical/aventura e turismo de aventura são nomes e atividades distintas.

Os esportes de aventura, normalmente, exigem muito do psicológico e físico do praticante, o que torna essa modalidade muito atraente para os caçadores de emoções. 

Veja também: Passeios radicais em Foz do Iguaçu!

Como surgiu o esporte de aventura?

A modalidade esporte aventura surgiu no fim da década de 1980, quase em 1990. 

Na primeira vez que foi usada essa denominação, sua função era nomear esportes de adultos, como skydiving, surfe, montanhismo, paraquedismo, trekking, alpinismo, ciclismo de montanha e paintball. 

Aos poucos todos os esportes que causavam grandes ondas de adrenalinas ganharam essa designação, como os citados anteriormente, aumentando o nível de endorfina, serotonina e dopamina no corpo dos praticantes por causa do esforço mental e corporal nas práticas dessas atividades.

Quais são os esportes de aventura mais comuns?

Só de imaginar que uma atividade esportiva pode provocar tanta emoção num ser humano, imaginamos que você já ficou entusiasmado em saber mais! 

Prontos para saber quais são os principais esportes de aventura?

Continue nessa matéria e descubra! 

Esporte radical | SkyDive Foz - Salto de Paraquedas
SkyDive Foz – Salto de Paraquedas | Imagem cedida pelo atrativo. 

Salto de paraquedas

Vamos ao mais famoso esporte de aventura no ar, o salto de paraquedas!

Algumas pessoas simplesmente dizem que jamais fariam essa atividade pelo receio de pular no ar em muitos metros acima do chão. No entanto, para os caçadores de emoção essa é uma das primeiras aventuras que eles buscam para ter uma experiência cheia de adrenalina e diferente de qualquer outra. 

Mas fique ligado como fazer esse gratificante esporte, saiba que antes de realmente fazer o salto, existem vários processos. Como a compra do salto, o agendamento, dia, local e clima do agendamento. 

Além de termos burocráticos, como documentos, exames (se necessário) e treino no solo antes de o salto acontecer de vez. 

Como é feito esse esporte? 

No salto de paraquedas você passa pelo rápido treinamento de como se portar para fazer o salto, depois embarca com seu instrutor no avião, enquanto ele decola até atingir a altura certa para o salto, depois você e o instrutor pulam do avião, conforme foi premeditado em seu treino. 

Geralmente, a queda livre dura 1 minuto e então seu instrutor abre o paraquedas, daí é só ficar tranquilo e aproveitar a vista lá de cima. 

Curiosidade: Saltos de paraquedas no Brasil 

Uma das empresas que realizam essa modalidade em nosso país, está situado aqui na cidade! 

Com a SkyDive, você realiza o salto de paraquedas em Foz do Iguaçu e garante muitas emoções, confira!

Caminhadas em meio a natureza | esporte aventura
Caminhadas em meio a natureza | Créditos da foto: Pixabay. 

Hiking

Hiking é uma caminhada curta, sua duração não passa de algumas horas, assim não se estende mais do que um dia, onde para fazê-la não é preciso acampar no lugar. 

Essa modalidade é praticada em trilhas autoguiadas em meio a natureza, sendo de aquele clássico bate-volta no ambiente natural. 

Outro termo muito confundido com esse é trekking, sua semelhança está que ele também é um esporte de aventura e meio ambiente, envolvido em caminhadas, só que essas são mais longas e demoradas. 

Sua execução se divide em acampar e se alojar por aí, envolvendo o viajante na necessidade de montar tendas, barracas, levar sacos de dormir e mais equipamentos para passar um tempo fora e absorver algo dessa aventura. 

Veja também: Confira o Que Fazer Foz do Iguaçu (+Dicas)

esporte de aventura: escalada | alpinismo
Alpinismo | Créditos da foto: Pixabay. 

Escalada

Buscando mais esportes radicais? Então se prepare, pois, a escalada pode tirar seu fôlego e trazer muita adrenalina.

Exigindo o máximo de concentração e força de seu praticante, é uma atividade tanto solo quanto em grupo, que começou a ser executada em nosso país a partir de 1980.

Suas categorias de escalada ou montanhismo estão divididas em bigwall, alpina, indoor, artificial, esportiva, escalada em bloco, tradicional, alta montanha e alpinismo. 

Curiosidade: 

Já em Foz do Iguaçu, houve um tempo que esse esporte estava sendo feito no Cânion Iguaçu. Nelas mais de 30 vias de escalada eram possíveis de serem executadas, todas com proteção e equipamentos necessários. 

Leia mais em: 05 Passeios naturais e radicais em Foz do Iguaçu que você vai adorar!

Rafting | esporte de aventura
Rafting – Macuco Safari | Imagem cedida pelo atrativo. 

Rafting 

No Rafting é possível descer grandes corredeiras dentro de um bote, mas não se desespere!

Esse esporte de aventura é feito com muito cuidado e somente por equipes preparadas e com permissões oficiais de operação. Pois assim, você garante grandes doses de adrenalina e proteção. 

Passe por corredeiras, quedas de água, pedras e demais obstáculos pelo caminho que a própria natureza cria. Nesse passeio, geralmente, existe um tipo de bote para cada correnteza.

Os equipamentos de uso é colete salva-vidas, remos, roupa neorene, calçado emborrachado, capacetes, corda resgate e claro, bote de borracha.

Curiosidade:

Em Foz do Iguaçu, pela Macuco Safari, você consegue praticar o rafting nas correntezas das cataratas, além de outras atividades feitas pelo atrativo, como cachoeirismo e o passeio tradicional. 

Bungee Jumping | esporte aventura
Bungee Jumping | Créditos da foto: Pixabay. 

Bungee jumping

Em resumo, o Bungee Jumping é uma atividade onde se salta de uma grande altura ao vazio, com a cintura ou tornozelos presos por uma corda que estica e impede o praticante de atingir o chão no salto.

Seus usuários são pessoas corajosas que não tem medo de se jogarem em uma aventura que dá um grande frio na barriga.  

Recentemente, essa atividade já se tornou muito popular e muitos aderiram esta experiência, que tal você um dia provar dessa experiência? 

PaintBall | Créditos da foto: Pixabay. 

PaintBall 

Um esporte de aventura urbana, no qual você não precisa estar no meio da selva para praticar, é sem dúvidas o Paintball. 

Usando táticas, agilidade e esperteza, seus praticantes se distribuem em atirar bolas de tinta em seu adversário, sem lesão corporal, essa dinâmica de combate tem como objetivo entreter com a competitividade e habilidade de seus participantes. 

Sua única exigência para participar é ter condições físicas para aventura, não sendo necessário divisões em gênero e idade.

(Extra) Quais são os tipos de esportes de aventura na escola?

Algumas atividades mais radicais já começaram a ser aplicadas nas escolas, umas delas são o parkour, slackline e até mesmo skate. 

Essas atividades de aventura começaram a ser aplicadas nas aulas de educação física de algumas escolas do Brasil, em breve, ao se tornar mais popular podemos acreditar que estarão sendo implementadas em mais redes de ensino no Brasil. 

Veja também: Viajando para Foz do Iguaçu com crianças

Quais os benefícios do esporte de aventura?

Já sabe porquê praticar um esporte de aventura? 

Se não, pegue o papel e a caneta que a listinha é grande:

  1. Abaixa os níveis de estresse e ansiedade;
  2. Aumenta o humor e a paciência;
  3. Provoca engajamento social;
  4. Retira timidez e enrijecimento do praticante;
  5. Melhora a saúde física;
  6. Diminui o sedentarismo e a má forma;
  7. Trabalha sua saúde mental;
  8. Retira da zona de conforto;
  9. Traz experiências novas e marcantes ao cérebro;
  10. Pode trazer novos prazeres a vida do indivíduo. 

Obs: É importante frisar que algumas atividades podem trabalhar problemas cardíacos e respiratórios; mas isso não é para todas as pessoas e suas condições adversas.

Para ter certeza, consulte com seu médico responsável suas condições de saúde e os impactos de fazer uma atividade que exige muito esforço físico ou grandes emoções. 

Entenda como se preparar para praticar esportes de aventura

Para se preparar para um esporte de aventura, o praticante deve conhecer a modalidade que deseja realizar, comparecer no dia e na hora marcados, seguir os dias de treino (se possuir) e tudo que precisa fazer para manter a segurança do passeio.

Use roupas confortáveis, sapatos fechados de preferência e que não saem dos pés, utilizando os equipamentos de segurança adequados para o passeio e constando que existe kit primeiros socorros no local do atrativo.

Fisicamente, o que devo fazer?

Bom, dependendo do tipo de esporte que você faz, é vital consultar seus limites físicos e não se impor aquilo que arrisque sua saúde. 

Como mencionado, para prevenir consulte seu médico e veja se está tudo bem com suas condições para se impor as tais atividades. 

Por fim, hidrate-se bastante, siga as orientações dos guias e instrutores do passeio. Treine sua capacidade de escalar, caminhar e correr, mantenha uma condição regular de atividades físicas, perca o sedentarismo antes de fazer atividade física pesada ou muito radical. 

Dica: Já como se preparar para uma viagem em Foz do Iguaçu

Passeios em Foz do Iguaçu – Macuco Safari | Combo Iguassu

Onde praticar esporte de aventura no Brasil?

Muitos locais no Brasil praticam esportes de aventura, entre eles Foz do Iguaçu dispõe de paraquedismo, rafting, escalada, rapel, trilhas, arvorismo, passeio de barco e mais atividades eletrizantes. 

Assim como em São Paulo existem atividades de rapel, trilhas e balonismo. Já no Rio Grande do Sul você pode achar surfe; em Góis cascading; no Mato Grosso do Sul (Bonito) rapel, no Rio voo livre. 

Os mais praticados em nosso país são os de corridas, skate, rapel, surfe e escalada. 

Conclusão:

Já aprendeu bastante sobre esporte de aventura?

Esperamos que sim! Pois nesta matéria apresentamos várias modalidades desse tipo de aventura e até onde fazer, quais as sensações de os praticar e mais. 

Se está pensando em vir para Foz do Iguaçu fazer alguns passeios radicais, saiba contar com a venda de ingressos da Combo Iguassu

Uma empresa responsável e pronta para atender da melhor maneira possível, você e toda sua família. 

Quem já viajou com a Combo Iguassu: Vamos viajar para onde agora? – Via Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *