Senado aprova projeto que reduz áreas de preservação na Amazônia

    As medidas provisórias podem ter efeitos sobre cerca de 597 mil hectares de áreas protegidas na Amazônia

    Nesta terça-feira (23/05) o Senado ratificou duas medidas provisórias que reduzem a proteção de 597 mil hectares da Amazônia, o que equivaleria ao espaço territorial de quatro municípios de Sã Paulo.

    As medidas provisórias abrem caminho para a legalização de grileiros e posseiros. A área de conservação que foi mais afetada é a Floresta Nacional do Jamanxim, na região de Novo Progresso (PA), que pode perder cerca de 486 mil hectares (37% do total). A medida prevê que esta área seja transformada em Área de Proteção Ambienta (APA), que permite pecuária e mineração. A emenda parlamentar mantida pelo Senado prevê a retirada de 10,4 mil hectares do Parque Nacional de São Joaquim (SC).

    Os membros da bancada paraense defendem que a alteração na redução das áreas de conservação visam pacificar e regularizar a posse da terra. Entretanto, para os ambientalista a legalização abre precedentes que incentivará mais grilagem das áreas protegidas.

    “Ao transforma áreas ilegalmente ocupadas de florestas e parques nacionais em APA, categoria de unidade de conservação de menor proteção que permite ocupação e é a mais desmatada da Amazônia, o governo estimula a invasão e o desmatamento de áreas destinadas à conservação em todo o país.” – Elis Araújo, pesquisadora da ONG Imazon.

    O projeto segue para a sanção ou veto do presidente Michel Temer.

    Inf.: Folha

    Converse com a gente

    Clique no canal desejado para ser atendido via Whatsapp

    Pacotes, ingressos e transportes

    Compre agora parcelado em até 10 vezes!

    B2B - Agências, operadoras e grupos

    A parceria ideal pra você ganhar mais.

    Reservas com vantagens imperdíveis

    Os melhores hotéis de Foz, com os melhores preços.