CATARATAS DO IGUAÇU: SEU MUNDO ENCANTADO


Compartilhe este conteúdo com seus amigos

Foz do Iguaçu, um lugar de belezas, cores, etnias, culturas; em um só lugar, você encontra tudo isso e mais um pouco, deixando sua viagem ainda mais fantástica com gostinho de quero mais. Pensando enforto, segurança e comodidade o Hotel Tarobá, lhe convida para se hospedar e conhecer a cidade com os serviços da Combo Iguassu.

Image

Fonte: Imagem cedida pelo ponto turistico.

A cidade de Foz do Iguaçu é mundialmente conhecida por seus pontos turísticos, como a Usina Hidrelétrica de Itaipu, Parque das Aves, Templos de religiões e outros tantos talentos que você só encontra aqui, em Foz do Iguaçu.

Quem vê as belezas das quedas hoje, nem imagina o que ela passou para chegar até ser assim, tão formosa e exuberante. Inicialmente, esse ponto turístico era quintal, isso mesmo, você leu certo – imagina acordar com o barulho das águas caindo? Tentação para qualquer, não é mesmo? – Era propriedade de um homem chamado Jesús Val, com identidade uruguaia – ele era coloco e uma das funções das Colônia Militar era distribuir terras para os colonos e depois disso que ele se tornou proprietário das Cataratas do Iguaçu. Da uma invejinha, a gente entende. Mas não fique assim, graças ao Santos Dumont – primeiro homem a ver as quedas do Iguaçu em 1.542, ficou tão encantado com as quedas que as batizou de “Cachoeiras de Santa Maria” – hoje essa maravilha é nossa, Santo Dumont usou toda sua influência para que a província do Paraná de “tirasse” as terras do Jesús Val, tornando a pública.

Image

Fonte: Imagem cedida pelo ponto turístico.

Se você pensa que o Jesús ficou no prejuízo, você está muito engando, ele recebeu uma quantia bem grande pela desapropriação – para ele que ganhou, literalmente ganhou as Cataratas do Iguaçu, qualquer valor já está bem pago, concorda?

O Parque Nacional do Iguaçu foi criado por Getúlio Vargas, em 1939 com o intuito de proteger a bacia do Rio Floriano, uma das afluentes do Rio Iguaçu, no qual é uma raridade aqui na região Sul do Brasil, pela qualidade da água. Sua nascente fica perto da principal BR 277 que liga Foz do Iguaçu a capital do estado do Paraná – Curitiba – o local onde pode ser encontrada, é perto de Foz do Iguaçu, entre as cidades Céu Azul e Santa Terezinha. E só depois de algum tempo, 1.986 a UNESCO deu o título de Patrimônio Natural da Humanidade.

Com essa informação aqui, você ficará de queixo caído. Ao longo dos anos, as Cataratas fora vista como uma beleza comum da Natureza, sem ter a preocupação da importância dela e em 11 de novembro do ano de 2011 que ela recebeu o titulo de uma das Sete Maravilhas do Mundo. Eu disse que você ficaria chocado, pois é, nós do Hotel Tarobá também ficamos.

Image

Fonte: Imagem cedida pelo ponto turístico.

A palavra Iguaçu se deriva do Guarani, significando Água Grande, além disso é a língua mais predominante do Paraguai – país de fronteira com Brasil. A divisão de grupos de tribos indígenas Guarani aqui no Brasil se divide em três grupos, Nandeva, Mbiá, Caiova. E também é uma fluente do Rio Iguaçu, ficando do lado direito, na cidade de Mamboré no Paraná.

As Cataratas é uma das maiores fluentes do mundo depois das Cataratas do Niágara, enquanto as quedas do Iguaçu têm maior número de quedas, sedo 275 saltos; Niágara tem somente 3 saltos, mas a quantidade de vazão é surpreendente. As Cataratas do Niágara, tem a vazão de dois milhões e duzentos mil litros de água por segundo e as Cataratas do Iguaçu tem 1 milhão e 500 mil litros por segundo.

A forma das duas cachoeiras, tem formato de ferraduras, o que deixa as duas com aspecto de igualdade e também como irmãs de longa data.

Diz a lenda indígena que o Mboi, um deus em forma de cobra planejava se casar com uma bela índia chamada Naipi. Para o azar do deus, no dia do casamento Naipi fugiu com seu amado Tarobá, um jovem guerreiro, em uma canoa. Com raiva, o deus cortou o rio, criando as cataratas e condenando os amantes a uma queda eterna.

Quer dicas sobre Foz do Iguaçu?

Você é um turista e quer saber tudo sobre o destino que irá viajar? Gostaria de tirar dúvidas, ter feedback de moradores da cidade e de outros viajantes que já passaram por aqui? Foi pensando nisso que a Combo Iguassu criou um grupo no Facebook para auxiliar quem viaja a Foz do Iguaçu e gostaria de mais dicas de turismo, passeios e hospedagem na cidade. Um grupo feito completamente para tirar dúvidas e fazer perguntas relacionadas a esses quesitos aí em cima. Basta procurar no Facebook pelo grupo “Dicas de passeios, turismo e hospedagem em Foz do Iguaçu” que aparecerá nosso grupo, ou clicando neste link azul em cima do nome do grupo.

Atendimento pelo Whatsapp