Fronteira Argentina já tem data de reabertura || Combo News

Fronteira Argentina já tem data de reabertura || Combo News

ATUALIZAÇÃO DE ÚLTIMA HORA

A Argentina antecipou a reabertura da fronteira. Confira abaixo as exigências do país vizinho:

Dia 27/09: entrada dos turistas sem necessidade de isolamento.

Observações: necessário apresentar comprovante de vacinação completa, cuja segunda dose deve ter sido feita no mínimo 14 dias antes da chegada no país, e teste negativo PCR realizado em até 72h. Além disso, é necessário que a pessoa tenha permanecido no Brasil nos últimos 14 dias antes da entrada da argentina.

Dia 01/10: entrada permitida no país pelo Aeroporto Internacional das Cataratas do Iguaçu.

Observação: a reabertura de aeroportos é um teste restrito apenas a cidade de Puerto Iguazú. A partir do dia 1° de novembro está prevista uma ampliação dessa abertura aérea.

Se você, assim como a gente, está ansioso pela reabertura da Fronteira Argentina, saiba que nós temos uma novidade: a espera acabou!

O governo argentino emitiu um comunicado sobre a reabertura das fronteiras e, junto dele, revelou a data prevista e as medidas de seguranças.

Quer saber mais sobre? Vem com a Combo!

fronteira argentina the argentine experience
Cataratas lado argentino || Cedida pelo atrativo

Como vai funcionar a reabertura da fronteira argentina?

Muitas pessoas vem para Foz do Iguaçu não apenas para desfrutar dos passeios da cidade, mas também por ser uma Tríplice Fronteira.

E visitar as cidades vizinhas, tanto Paraguai quanto a Argentina, é parada obrigatória para os turistas.

Isso ocorre devido à variedade de lojas de departamento e restaurantes nesses dois países, e muitas vezes, os preços até são mais baratos.

E é, principalmente por causa disso, que a fronteira argentina se mantém e a economia do país gira.

Mas devido a recente pandemia de Coronavírus, a ponte Tancredo Neves se mantém fechada desde março de 2020.

Com isso, cerca de 20% dos estabelecimentos comerciais foram fechados e o turismo em Porto Iguaçu foi bastante afetado.

Mesmo assim a Argentina não ficou para trás, e atualmente conta com 43,7% de sua população imunizada com as duas doses.

Ao todo foram mais de 49 milhões de doses e cerca de 20.324.371 pessoas. O avanço da vacinação fez cair drasticamente o número de mortes no país.

Tendo em vista a situação estável da fronteira argentina, a ministra da Saúde da Argentina, Carla Vizzoti, e o chefe de gabinete, Juan Mazur, anunciaram, nesta terça, dia 21, a previsão de reabertura gradual da fronteira.

Veja também: Quando custa um fim de semana em Foz do Iguaçu?

Calendário de reabertura da fronteira argentina

De acordo com o enunciado da ministra, os testes a respeito da abertura das fronteiras começam dia 27 de setembro. O chamado teste-piloto começará com os países fronteiriços, dentre eles o Brasil.

Entretanto, já no dia 24 de setembro qualquer pessoa de nacionalidade argentina, residentes do país ou estrangeiros que atravessam as fronteiras a trabalho e que possuam autorização da autoridade migratória, poderão, finalmente, regressar a Argentina.

No dia 1° de outubro os estrangeiros de países fronteiriços poderão entrar sem a necessidade de quarentena, e apenas no dia 1° de novembro é que estrangeiros de outros países poderão cruzar a fronteira argentina.

Durante todo o mês de outubro serão realizadas flexões nas cotas diárias, permitindo cada vez mais a passagem de mais estrangeiros por dia, isso em todos os corredores seguros, aeroportos, portos e fronteiras por terra.

Veja também: Lugares para viajar sozinho

Medidas de segurança

E Combo, quais as medidas que a gente precisa tomar para cruzar a fronteira argentina? Vamos para elas então.

Para atravessar a ponte rumo ao país vizinho será necessário ter em mãos o comprovante de vacinação com as duas doses completas e um intervalo maior que 14 dias da segunda dose.

Será necessário também um exame PCR negativo na hora do embarque ou teste antígeno no ponto de ingresso, dependendo dos informes de cada autoridade sanitária.

Quem não apresentar o esquema completo de vacinação, incluindo menores de 17 anos, deverão obrigatoriamente fazer quarentena, além de realizar o teste de antígeno e PCR em até 7 dias.

A quantidade limite de estrangeiros por dia ainda não foi divulgada.

Veja também: Como fazer um planejamento de viagens

fronteira argentina vacinação
Imagem ilustrativa || Via Unsplash

Documentos para atravessar a fronteira argentina

Apesar de ser outro país, para atravessar a fronteira argentina não é necessário muita burocracia. Inclusive, pode deixar o passaporte de lado, pois a Argentina está entre os países que não precisam de passaporte.

Nesse caso o passaporte só tem valia caso você precise em caso de imprevisto com outro documento ou se quiser garantir um carimbo para se lembrar da viagem.

Vale ressaltar que a fronteira argentina é a mais rigorosa dentre os países da tríplice fronteira. Então é bom se atentar aos documentos na hora de cruzar a ponte rumo a Argentina.

Um documento que não pode sair da bolsa em hipótese alguma é a RG, que é essencial para a travessia.

Em se tratando de crianças ou adolescentes menores de 18 anos, é imprescindível a presença de ambos os pais ou responsáveis.

Caso isso não seja possível, o responsável presente deve ter em mãos uma declaração autenticada em cartório demonstrando estar ciente que o filho está entrando em outro país sem a presença de um dos pais.

A CNH, carteira nacional de habilitação, também pode ser útil na hora de atravessar a fronteira argentina, mas somente para a entrada em Puerto Iguazú.

A CNH permite a permanência no país por apenas 72 horas. Vencido esse período, será necessário apresentação de RG ou Carta Verde.

Restou alguma dúvida? Dá uma passadinha em “Documentos para entrar na Argentina e no Paraguai”.

Dica extra || O que fazer do outro lado da fronteira argentina?

Pra finalizar a matéria com chave de ouro, que tal um passeio bem legal do outro lado da fronteira?

A nossa sugestão é o The Argentine Experience, um restaurante na província de Missiones, em Puerto Iguazú.

Trata-se de um jantar onde você cozinha sua própria refeição típica da tríplice fronteira, faz amizades e saboreia um delicioso vinho vindos das mais nobres regiões da Argentina.

São cinco etapas, cada uma delas com uma espécie de missão culinária diferente.

Você começa com um coquetel autoral a base de vinho e um Tartar de Truta Patagônica.

Depois disso, você aprende a fazer a sua própria empanada e de aperitivos recebe queijos e carnes da região como linguiça picada e chouriço.

O prato principal é composto de filet mignon e vegetais ao estilo argentino. E para finalizar, um delicioso alfajor de mousse de doce de leite e frutos vermelhos.

O The Argentine Experience funciona com reserva, e você pode realizá-la através do site oficial ou na nossa aba de restaurantes.

Veja também: Comida nordestina em Foz do Iguaçu

fronteira argentina the argentine experience
The Argentine Experience || Cedida pelo atrativo

Fronteira Argentina || Conclusão

E aí? O que achou de saber sobre a reabertura da fronteira argentina? Estamos muito ansiosos para te levar em inúmeros passeios de Puerto Iguazú!

Não se esqueça de dar uma passadinha no nosso blog, pois lá tem muitas matérias incríveis como essa.

Aproveita e segue a gente nas redes sociais, assim você não perde nada do que tá rolando por lá!

Um abraço, nos vemos na próxima!

Converse com a gente