Dia Mundial do Turismo: saiba a sua importância e motivos para praticá-lo!

Dia Mundial do Turismo

Dia Mundial do Turismo: saiba a sua importância e motivos para praticá-lo!

Criado pela OMT – Organização Mundial do Turismo, o Dia Mundial do Turismo é celebrado desde 1980, no dia 27 de Setembro. 

Este é um importante evento que ressalta a importância da atividade turística para economia, sociedade e cultura. 

E como turismo é a nossa praia, a Combo Iguassu resolveu explorar um pouco mais sobre esse tema e ainda trazer todos os benefícios que ele traz para os viajantes e lugares! 

Você não pode perder essa leitura que está demais! Confira o que você verá por aqui: 

Entenda o Dia Mundial do Turismo

Pensando em como o Turismo é abrangente, como ele afeta diversas áreas e se faz essencial entre comunidades, nasceu o Dia Mundial do Turismo

O intuito de comemorar e ter um evento nesta data é de trazer mais consciência à comunidade global a respeito dos impactos que esta atividade traz para os aspectos sociais, culturais, ambientais, econômicos, entre outros. 

Bem como refletir em como ele pode contribuir para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável. 

Todos os anos, a OMT traz temas relacionados para reflexão nesta data. 

Só para você ter uma ideia, nos últimos anos, os temas levantados foram: Crescimento inclusivo (2021);  Desenvolvimento rural (2020); Geração de empregos (2019).

Para 2022, o tema escolhido foi: Repensando o Turismo.

Segundo o secretário geral da OMT, Zurab Pololikashvili:

 “O potencial do turismo é enorme e nós temos que compartilhar a responsabilidade de ter certeza que ele está sendo realizado de forma completa.” 

Por que o turismo é importante?

Erra quem pensa que turismo tem somente a ver com tirar umas férias e viajar. Na verdade, o turismo é isso e infinitamente mais. 

Trata-se de um fenômeno que envolve diversas atividades econômicas, estimula toda uma cadeia produtiva, tem o poder de valorizar culturas e o meio ambiente

Além de impactar comunidades, tanto as que viajam quanto as que recebem os viajantes. 

As contribuições do turismo para a sociedade

Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu | Dia Mundial do Turismo
Cataratas do Iguaçu – Foz do Iguaçu | Imagem de Avant Produções

Sem dúvida, o turismo estimula vários segmentos como a hotelaria, alimentos e bebidas, sistemas de transportes, agências de viagens, entre outras prestações de serviços.  

Por esse motivo, ele tem uma grande contribuição e muitas vezes é considerado uma atividade econômica, por gerar receitas e empregos. 

Assim como ele se mostra um grande cooperador na conservação e melhorias de espaços, como por exemplo: construções históricas, unidades de conservação e infraestrutura urbana. 

Em outras palavras, quando uma cidade melhora sua infraestrutura para receber visitantes, a comunidade local acaba de alguma forma se beneficiando com isso. 

Como por exemplo, aqui em Foz do Iguaçu

O Parque Nacional Iguaçu é um dos maiores atrativos da cidade, um dos mais conservados do Brasil, graças à verba que entra das visitações. 

Sem contar todos os espaços que foram restaurados e investimentos recebidos na cidade por causa do seu potencial turístico! 

Não só os ganhos sociais entram nessa lista, mas também o indivíduo que tem o turismo como prática se beneficia com uma série de fatores. 

Quer saber como? No próximo tópico vamos abordar quais os benefícios do turismo para os viajantes!

Dia Mundial do Turismo: Descubra como ele traz benefícios para a sua vida

Já parou para pensar o quanto o ato de viajar beneficia a vida das pessoas? 

Pois saiba que o simples fato de você começar a planejar a sua viagem e partir para um lugar diferente já é o bastante para o bem estar e melhora da saúde dos viajantes.

Viajar vai além de adquirir novos conhecimentos, conhecer de perto as curiosidades de uma nova cultura e experimentar novas sensações. 

Infelizmente, uma pesquisa do Expedia de 2018, comprovou que 84% dos brasileiros não desfrutam do tempo de férias como deveriam, para resolver tarefas pendentes.    

Por isso, nós da Combo resolvemos trazer todos os benefícios, já comprovados cientificamente, que a arte de viajar pode trazer para a sua vida! 

Quem sabe assim, você coloca o pé na estrada de uma vez por todas!

O turismo traz benefícios para a sua saúde física

Viajar te previne de doenças cardíacas

Há 2 importantes estudos que comprovam que viajar pode ser um dos melhores remédios para o combate de doenças cardíacas. 

O 1° é da National Institutes of Health’s Heart, Lung, and Blood que estudaram 12 mil pessoas com alto risco para doenças cardiovasculares em um período de 9 anos. 

Nesta pesquisa, eles descobriram que pessoas que viajam ou tiram férias com frequência têm 32% menos chances de morrer de doenças cardíacas

O outro estudo que vale destacar com o mesmo tema, é o da Global Commission on Aging and Transamerica Center for Retirement Studies

Eles descobriram que mulheres que viajam ao menos 2 vezes ao ano são menos propensas  a sofrer ataques cardíacos, comparado a mulheres que viajam a cada 6 anos ou mais. 

Enquanto que homens que não têm o costume de viajar tem 30% mais riscos de sofrerem ataques cardíacos e 20% mais chances de mortes por outras doenças. 

Mulher relaxando nas férias
Mulher relaxando nas férias | Imagem ilustrativa – Freepik

Tirar férias promove bem estar e te mantém saudável

De acordo com o site Very Well Mind, pessoas que tiram férias regularmente mantêm um nível de estresse baixo e se mantêm saudáveis. 

Já o Instituto de Psicologia da Áustria, descobriu que após o período de férias, as pessoas relataram uma melhora física, na qualidade do sono e no humor.  

Melhora sua saúde psicológica e emocional

Experiências aumentam a felicidade

Anteriormente, vimos o efeito do turismo na saúde física. Da mesma forma, uma experiência bem sucedida de viagem tende a trazer felicidade! 

Este argumento veio de um artigo publicado na Sage Journals que verificou que pessoas que esperam por experiências apresentam ser mais positivas do que as que esperam por posses. 

O estudo ainda afirma que compras de experiências, ou seja, dinheiro gasto em fazer, trazem uma felicidade duradoura em relação às compras materiais. 

Não apenas isso, mas as experiências de viagens costumam ser mais prazerosas e excitantes. 

Canoísmo em Foz do Iguaçu - Expedição Aguaray | Dia Mundial do Turismo
Canoísmo em Foz do Iguaçu – Expedição Aguaray | Imagem cedida pelo atrativo

Conhecer novos lugares alivia o estresse, ansiedade e depressão

Mais uma descoberta entre os psicólogos em relação a sair da sua vida habitual para descansar, foi quanto ao seu efeito de deixar as pessoas menos ansiosas e mais positivas. 

Foi constatado que apenas 3 dias de férias já ajudam no combate a quadros depressivos

E sabe o que é interessante? Esses benefícios podem durar por até 5 semanas após o fim da viagem. 

Bacana não é mesmo?

Isso comprova que aproveitar aquele feriado mais prolongado para conhecer um novo lugar, pode ser uma ótima forma de prevenção para sua saúde mental! 

Evita a Síndrome do Burnout

Você sabia que trabalhadores que com frequência tiram um tempo para relaxar têm menos chances de experimentar doenças mentais como o Burnout

Pois é! Quem valoriza o seu tempo de férias experimenta menos esgotamento, além de se tornar mais produtivo, como veremos nos próximos tópicos! 

Viajar te torna um melhor profissional

Está precisando dar um upgrade nas suas soft skills e quem sabe melhorar sua performance no trabalho? 

Adivinhe só? O Turismo é uma ótima forma de conseguir isso!

De acordo com o artigo da Very Well Mind, Férias bem aproveitadas nos ajuda a reconectar com nós mesmos e nos faz sentir o nosso melhor

Um estudo da Columbia Business School mostrou que pessoas que viajam com frequência ao exterior e interagem com outras culturas, isto é, aquelas que realmente vivem uma experiência transcultural aumentam sua flexibilidade cognitiva

E com isso demonstraram mais impulsos criativos em seus trabalhos. 

Uma outra pesquisa interna feita pela empresa Ernst & Young constatou que a cada 10 horas adicionais nas férias dos seus colaboradores, o desempenho deles foi melhorado em 8%. 

O Turismo fortalece relacionamentos

Viagens transculturais fortalece sua identidade e te ajuda a socializar com outras culturas

Uma outra curiosidade sobre experiências interculturais, é que elas têm um grande potencial de fortalecer o seu senso de identidade

Segundo a professora Mary Helen Immordino-Yang da Universidade do Sul da Califórnia: 

 “O que muitas pesquisas psicológicas mostraram agora é que a capacidade de se envolver com pessoas de origens diferentes de você, e a capacidade de sair de sua própria zona de conforto social, está ajudando você a construir um senso forte e aculturado de si próprio”. 

É por isso que em alguns países, os jovens valorizam muito as viagens do Gap Year antes de entrarem na faculdade, para assim descobrirem suas paixões! 

Em resumo, quanto mais experiências culturais tivermos, maior será nossa capacidade de diferenciar nossas próprias crenças e valores.

Não somente isso, uma viagem transcultural faz você sair da zona de conforto social e te estimula a se conectar com pessoas de origens diferentes. 

Para isso acontecer, a mesma pesquisa sugere que não precisa ser uma viagem ao exterior, uma simples mudança de cenário cultural, até mesmo na sua cidade, já é o suficiente. 

Casais que viajam juntos fortalecem seus relacionamentos

Casal no Museu de Cera em Foz do Iguaçu
Casal no Museu de Cera em Foz do Iguaçu | Imagem cedida pelo atrativo

Dentre os inúmeros benefícios de viajar, precisamos destacar o seu potencial em deixar os casais ainda mais apaixonados. 

Isso foi comprovado por uma pesquisa da U.S. Travel Association, pois eles descobriram que casais que viajam juntos são mais satisfeitos com seus relacionamentos.

Eles se tornam mais românticos, se comunicam melhor, passam mais tempo de qualidade juntos, compartilham desejos e objetivos, e ainda melhoram sua vida sexual. 

Gostou dessa? 

Já começa a preparar seu roteiro romântico de viagem para curtir a dois! 😍

Faça turismo na região trinacional – Foz do Iguaçu! 

De fato, temos motivos para celebrar o Dia Mundial do Turismo! 

Pois a arte de viajar traz muitos ganhos, como novas amizades, novas experiências e histórias para recordar e contar! 

E um ótimo lugar para desfrutar destes e muitos outros benefícios é aqui em Foz do Iguaçu, onde está a tríplice fronteira com Paraguai e Argentina

Além de se conectar com a natureza, relaxar e contemplar as lindas paisagens, aqui você terá todas as oportunidades de uma imersão transcultural. 

Aumentando seu conhecimento e interagindo com as diversas etnias presentes na região.

Sem contar os passeios que atendem todos os gostos e necessidades, inclusive os mais românticos com aquele toque especial da luz do pôr do sol

Ficou animado para saber mais? 

Chama a Combo Iguassu para te ajudar a planejar a sua viagem dos sonhos!

Afinal, a nossa missão é proporcionar experiências memoráveis aos nossos clientes na tríplice fronteira! 

Redação: Joelma S. Oliveira

Siga nossas redes sociais!

Converse com a gente