Skip to main content
melhores vinhos rotulos do mundo

Melhores vinhos da região || Conheça a Rótulos do Mundo

Já pensou em experimentar os melhores vinhos ao redor do mundo sem sair do lugar? Quem sabe um vinho sul-africano harmonizado da maneira certa? E detalhe, você não vai pagar tão caro por isso.

Gostou? Então vem com a gente que vamos te mostrar um lugar onde isso é possível.

Senhoras e senhores, com vocês: Rótulos do Mundo!

Esse blog faz parte da série Combo Experimenta. Quer saber mais? Confere o episódio anterior no La Mansa Paraguai.

E se quiser saber de outra vinhoteca fantástica que vai abrir em Foz do Iguaçu, é só conferir Oda Vinoteca.

melhores vinhos rotulos do mundo
Rótulos do Mundo || Resultados Extraordinários Assessoria

Melhores vinhos da região vindos de todos os lugares

De acordo com os gregos, o vinho é considerado uma dádiva dos deuses, tendo, inclusive, um deus apenas para simbolizar isso – e acredite, é um dos mais importantes deuses da mitologia grega.

De cá pra lá, passando por todas as partes do mundo, civilizações e religiões, o vinho é sempre algo que agrada a gregos e troianos.

Pra se ter noção, não sabemos nem ao certo quando essa belezinha surgiu, mas acredita-se que veio antes mesmo da escrita e, com certeza, foi por um acaso.

Os boatos é que alguém deixou um punhado de uvas amassadas em alguma cumbuca e, quando voltou, as frutas já tinham sofrido a fermentação natural.

É isso que eu chamo de um delicioso eureca! Obrigado, ancestrais esquecidos, nós devemos essa a vocês.

E por falar em delicioso, não podemos esquecer o que viemos fazer aqui: te apresentar os melhores vinhos da galáxia. Bom, pelo menos até que encontrem vida em algum outro planeta.

Enquanto esse dia não chega, que tal darmos uma passadinha na Rótulos do Mundo, uma adega e vinhoteca fantástica aqui da Terra das Cataratas.

E não vai pensando que esse achado está em todo lugar, pois por hora, a Rótulos do Mundo só está com as suas raízes aqui na fronteira.

Bora saber mais um pouquinho dela?

Veja também: Cafeterias em Foz do Iguaçu

Rótulos do Mundo || Localização

Rótulos do Mundo está localizada na Rua Martins Pena, n° 470, Jardim Renato Festugaro, pertinho do Tarobá Hotel.

O atendimento acontece de segunda a sábado das 10h às 22h.

Veja também: O que fazer no Centro de Foz do Iguaçu

melhores vinhos rotulos do mundo
Rótulos do Mundo || Resultados Extraordinários Assessoria

Melhores vinhos da região || Nossa experiência

A Rótulos do Mundo surgiu com o intuito de trazer os melhores vinhos de todos os cantos do globo terrestre, sejam eles conhecidos ou não.

Ela atua como um local de degustação, mas num futuro próximo vai se tornar de vez um Duty Free de vinhos.

Eles trabalham com vinhos nacionais, sul-africanos, argentinos, chilenos, italianos, franceses e até portugueses.

Sem falar nas tábuas de frios, montadas especialmente para a harmonização de cada tipo de vinho. Dentre os produtos estão salames italianos, presuntos e queijos finos.

O lugar também é magnífico, possui música ambiente e algumas vezes ao vivo. A decoração é toda sofisticada e os funcionários são muito educados.

Inclusive, um fato interessante é que todos os funcionários receberam qualificações com um sommelier profissional.

O lugar atualmente funciona como uma espécie de degustação e seminário. Deixa eu explicar certinho sobre isso.

Basicamente, você e seu grupo de amigos reservam uma mesa, pagam uma taxa de em torno de R$ 80,00 e recebem uma carta de vinhos especial com explicações fáceis e básicas.

É uma degustação bem experimental, para aqueles que realmente não entendem de vinhos, então o linguajar é extremamente natural e sem palavras difíceis.

O objetivo é ensinar as pessoas a escolherem vinhos que mais lhe agradem e poder, assim, desfrutar de uma ceia excepcional.

Para nossa equipe foi apresentado de início um Sauvignon Blanc e finalizado com um Blend de Tintas. Toda a explicação veio durante a experimentação, e foram servidos, além da tábua de frios, alguns petiscos como amendoins.

Esses petiscos servem para “limpar” a boca. Você come um amendoim, bebe um gole da taça de água e está pronto para experimentar mais coisas. Show, né?

Por enquanto as degustações não tem um mínimo de pessoas, mas conforme o lugar for crescendo é possível que eles priorizem grupos de até 20 pessoas.

Vez ou outra são realizados eventos de harmonizações de vinhos com massas, pizzas ou hambúrgueres, sorteios de brindes e música ao vivo.

O foco da Rótulos do Mundo é trabalhar mais com o Duty Free de vinhos, e atender grupos vindos com agências de turismo para degustações com reservas antecipadas.

Inclusive, já aproveita e faz sua reserva com a gente! É só clicar e agendar!

A faixa de preço dos vinhos é em torno de 80 reais, já que o lugar é um Duty Free. Ou seja, vinhos que custam esse valor, podem custar mais que o dobro em outros lugares.

Os mais procurados são vinhos argentinos que costumam estar na faixa dos R$ 30,00 e que são de ótima qualidade, já que no mercado eles podem vir a custar mais.

O limite de vendas é de até 300 dólares, então boas compras!

melhores vinhos rotulos do mundo
Rótulos do Mundo || Resultados Extraordinários Assessoria

Degustação e Duty Free || Melhores vinhos da região

Nossa degustação foi toda planejada pelo Elton, o querido funcionário que nos acompanhou nessa jornada de conhecimento e sabor.

Ele separou para a gente os vinhos da bodega Bueno Wines, uma bodega nacional do Rio Grande do Sul, localizada na região de Bento Gonçalves, a famosa campanha gaúcha.

O carro-chefe da noite foi o Sauvignon Blanc, fácil de tomar, não muito aromático e ótimo para harmonizar com saladas, peixes ou carnes brancas, vegetais e molhos leves como o branco.

Apesar de ser próprio da uva Sauvignon Blanc, uma uva naturalmente mais ácida, o vinho até que é bastante suave.

É uma bebida que costuma lembrar o pimentão, pois na própria uva dessa espécie há uma substância chamada pirazina, que também está presente no pimentão.

A pirazina é uma importante substância que dá origem a aromas bem específicos em alguns vinhos tintos, como o Cabernet Franc, o Merlot e até mesmo o famoso Malbec.

O Sauvignon, apesar de ser um vinho branco, também possui essa substância que comumente associamos a aromas verdes e terrosos.

Ele é considerado um vinho intermediário e de alta qualidade, e apesar disso, é super indicado para quem não tem costume de beber vinhos.

Ele é leve assim pois sua fermentação não passa por barris de carvalho e ocorre apenas em barris de inox.

A maneira como os vinhos são armazenados durante a fermentação é uma importante influência na hora de formar a qualidade desse vinho.

Por exemplo, os barris de carvalho, que possuem um componente químico chamado tanino. Esse componente, ao entrar em contato com a bebida, é capaz de proporcionar mais corpo e densidade.

Ele pode ser um grande responsável também por amargar ou mascarar os sabores frutados do vinho. É por essas e outras que a Sauvignon Blanc não é armazenada em barris de madeira.

Um fato interessante é que esse vinho é produzido pela empresa Miolo, do famoso jornalista e comentarista Galvão Bueno.

O processo do vinho é todo natural, onde a época de colheita é controlada e a tecnologia permite com que eles consigam atrasar ou adiar a colheita para poder dar o ponto que eles querem pro vinho.

Os melhores vinhos e mais vendidos de lá costumam ser os argentinos, em principal os da uva Malbec, vindos da bodega Catena Zapata.

O nosso camarada Elton indicou os vinhos da uva Merlot como uma cartada coringa. Não tão fortes, nem tão fracos, ele agrada facilmente todos os paladares e se não souber que vinho quer, vai nele que não tem erro!

Veja também: Foz do Iguaçu como destino mais seguro do Brasil

melhores vinhos rotulos do mundo
Rótulos do Mundo || Resultados Extraordinários Assessoria

Curiosidades || Melhores vinhos da região

Durante a nossa incrível aventura na Rótulos do Mundo, nós aprendemos muitas coisas legais.

É meu querido, cê acha que o negócio é só beber um vinho e ir embora? Acredite, nossa equipe entrou não sabendo diferenciar um tinto de um branco e saímos os próprios sommeliers.

Por isso, para fechar essa matéria com chave de ouro, decidimos separar algumas curiosidades que descobrimos enquanto experimentávamos os melhores vinhos na Rótulos do Mundo.

Veja também: Passeios baratos em Foz do Iguaçu

Como é feita a harmonização?

Durante toda nossa visita, quem nos acompanhou e explicou certinho tudo sobre o universo dos vinhos foi o Elton.

Ele começou nos explicando sobre as diferentes harmonizações e porque cada vinho deve ser combinado com um tipo de comida.

O segredo para uma boa harmonização é misturar comidas de tempero mais forte com vinhos mais leves. Um exemplo é unir um Pinot Noir com um salmão bem temperado.

Descobrimos que não é aconselhável harmonizar vinhos tintos com peixe, pois o vinho acaba inibindo o sabor da comida e vice-versa. Se tanto a comida quanto o vinho forem muito distintos, uma acaba apagando o sabor da outra.

O tinto, por exemplo, é comumente harmonizado com carnes vermelhas e queijos fortes como o gorgonzola.

Veja também: Comida nordestina em Foz

Taças e decanters

Outra coisa interessante é o fato de que os vinhos da Rótulos do Mundo eram servidos em uma espécie de recipiente de vidro, e não na garrafa de origem. E o Elton explicou direitinho para gente o porquê disso.

Acontece que enquanto o vinho está dentro da garrafa, ele não possui quase nenhum contato com o ar. É aí que o decanter entra nessa história.

O decanter, aqueles recipientes de vidro cheio de curvas e nuances, serve para acelerar o processo de oxigenação do vinho.

Quando o vinho entra em contato com o oxigênio, principalmente os mais encorpados, ele libera mais aromas e mais sabores.

O decanter também é importante pois alguns vinhos fermentam dentro da garrafa, presos sem contato com o ar, então antes de servir eles passam pelo decanter para que fiquem mais saborosos.

Vale lembrar que os vinhos brancos não precisam passar pelo decanter, pelo simples fato de que não possuem resíduos para separar, já que o decanter também age como um purificador para o vinho, deixando possíveis sedimentos na garrafa de origem.

melhores vinhos rotulos do mundo
Rótulos do Mundo || Resultados Extraordinários Assessoria

Outra coisa interessante a respeito desses recipientes é que cada tipo de taça recebe um vinho diferente. Não sabia? Deixa que a gente conta.

Lá nós aprendemos que para servir um bom vinho, você deve se atentar também às taças.

A borgonha, ou maior, serve para o vinho tinto. A média recebe os brancos e alguns tintos não muito encorpados. Já a menorzinha é para água, já que é de extrema importância beber bastante água enquanto aprecia os melhores vinhos.

Pensando em vir para Foz? Saiba quanto custa visitar a Terra das Cataratas.

Como escolher e armazenar um vinho?

Outro fato interessante que a gente aprendeu é que a definição do vinho é vinho seco, os suaves são apenas os vinhos de mesa, que costumamos comprar no mercado. O fato de o vinho ser docinho ou não vem inteiramente da uva trazer essa suavidade.

Inclusive existem vinhos compostos de mais de um tipo de uva.

Outra coisa bacana, dessa vez sobre a forma de armazenar e servir vinhos, é que eles costumam ter uma temperatura ideal, como o branco a 12°c e o tinto a 16°c.

Mas em cidades como a nossa, onde faz bastante calor, o legal é consumir o vinho em temperaturas mais baixas, para que ele dure mais tempo geladinho. É também por isso que costuma-se beber mais no inverno, pois ele se mantém geladinho e saboroso.

Inclusive, dá uma olhadinha nessa matéria sobre o que fazer no frio em Foz do Iguaçu.

melhores vinhos rotulos do mundo
Rótulos do Mundo || Resultados Extraordinários Assessoria

Melhores vinhos da região || Conclusão

E então, o que achou de conhecer esse lugar incrível aqui em Foz do Iguaçu, detentor dos melhores vinhos? Pois não se esqueça de comentar aí embaixo, qual seu vinho predileto?

Aproveita e segue a Combo Iguassu nas redes sociais, assim você não perde nada do que a gente publicar por lá.

Já dá também uma passadinha no nosso blog e confere as outras matérias sobre o turismo aqui na fronteira.

Um abraço e até logo!

Por: Arielle Farias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − onze =

EnglishPortugueseSpanish
0
    0
    Carrinho
    Seu carrinho está vazioVoltar para loja