Mala de viagem: o que levar para visitar as Cataratas BR e ARG?

Mala de viagem: o que levar para visitar as Cataratas BR e ARG?

Mala de viagem: o que levar para visitar as Cataratas BR e ARG?

Que o passeio nas Cataratas faz parte de quase todo roteiro de pessoas que vem para Foz do Iguaçu, isso já sabemos. Mas será que os turistas, quem ainda não conhece essa beleza da natureza sabe quais são as dicas e conselhos para não passar nenhuma dor de cabeça e só aproveitar o passeio? Afinal de contas é melhor estar preparado para qualquer imprevisto que estragar seu passeio, não é mesmo?! Então a Combo Iguassu separou para você algumas dicas do que levar na mala de viagem, como se preparar, desde roupa, produtos, documentação e dinheiro para visitar as Cataratas tanto da Argentina quanto do Brasil sem que nada saia do planejado, e mesmo que sair, você esteja preparado!

Mala de viagem: o que levar para visitar as Cataratas BR e ARG?
Foto DepositPhotos

Mala de viagem: documentos para se entrar nas Cataratas?

Nesse tópico depende muito de qual das Cataratas você vai visitar, pois a do Brasil tem uma documentação diferente da Argentina.

Documentação para as Cataratas do lado brasileiro:

Você vai precisar da sua identidade, comprovante de residência em caso de residente em Foz do Iguaçu e identidade de crianças.

Os valores de ingressos você pode conferir com a Combo Iguassu, que além de trabalhar com preços incríveis também parcela em 10x sem juros!

Documentação para as Cataratas do lado argentino:

Atualmente os documentos aceitos para entrada na cidade argentina são os originais com menos de 10 anos de expedição de:

  • Cédula de Identidade Civil (RG);
  • Passaporte;
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Graças ao Acordo de Facilitação Turística, hoje em dia a CNH pode ser utilizada tanto por brasileiros quanto por estrangeiros residentes no Brasil (desde que possuam a RNE – carteira de identidade de estrangeiro) para realizar o trânsito fronteiriço apenas na cidade de Puerto Iguazú, com um limite máximo de 72 horas!

Crianças e adolescentes também devem apresentar cédula de identidade ou passaporte válidos. Em hipótese alguma, documentos como Certidão de Nascimento serão aceitos na aduana! Isso vale também para outros documentos de identificação expedidos pelo Brasil como CPF, Carteiras de Identificação Profissional, entre outros.

Ademais, menores desacompanhados dos pais devem portar autorização para viagem internacional original com firmas reconhecidas em cartório de ambos os pais ou apenas do que está ausente. Lembre-se tais autorizações devem conter ‘prazo de validade’ além de especificar o destino da viagem!

Mala de viagem: o que levar para visitar as Cataratas BR e ARG?
Foto Cataratas Argentina

O que levar para as Cataratas?

  • Água! – Ambos passeios você terá que fazer uma longa caminhada, então nada melhor que hidratar-se.
  • Lanches – Geralmente nesses locais as comidas são caras, então se você estiver em grupo e não quiser gastar muito (até para sobrar dinheiro para os passeios adicionais) leve lanches leves, como sanduiches, chips e frutas.
  • Protetor solar – Talvez um dos mais importantes! Em ambas Cataratas o sol é muito forte por ser um ambiente natural, deve-se sempre levar protetor para se proteger dos raios solares.
  • Repelente – Por ser uma região de muita mata sempre tem muitos mosquitos, principalmente se você for alérgico a picadas, previna-se antes.
  • Roupas leves – Como o passeio é longo indica-se que vá com roupas leves, nada muito apertado nem quente, pois a caminhada é feita na mata e no sol, dependendo do clima e da capacidade das quedas pode acontecer de molhar-se, então uma roupa mais leve ajuda a curtir melhor o passeio sem se sentir incomodado.
  • Sapatos confortáveis – Não precisa ir com seu sapato mais bonito, nem com aquele que “é mais ou menos confortável, mas é lindo”. Vá com seu sapato mais confortável possível, não ligue para beleza, seu bem-estar em primeiro lugar. As caminhadas são longas, então para evitar bolhas e dor previna-se.
  • Capas de chuva – Se você não quiser se molhar (o que é um pouco inevitável caso vá fazer algum dos passeios adicionais ou chegar perto da garganta do diabo pela passarela) compre capas de chuvas. Elas são vendidas a mais ou menos R$10 na entrada do parque brasileiro*.
  • Capas para celular à prova d’água – Para aqueles que gostam de registrar todos os momentos, indico que leve uma capa de celular para evitar que molhem. Eles também vendem por mais ou menos R$15 na entrada do parque brasileiro*.
Mala de viagem: o que levar para visitar as Cataratas BR e ARG?
Foto DepositPhotos

Mala de viagem: passeios na água

  • Roupas que sequem rápido – Os passeios que são feitos na água geralmente molham muito, então é bom usar roupas daqueles tecidos que secam rápido.
  • Toalhas – São boas para secar os cabelos caso molhem, colocar em volta do corpo para não pegar vento enquanto as roupas não sequem após o passeio.
  • Biquíni ou sunga para usar por baixo das roupas – Após o passeio você pode trocar, claro, mas o tecido do biquíni e sunga são fáceis de secar e se molhados não irritam a pele ao encostar como ocorre com roupas normais.
  • Uma muda de roupa extra caso queira trocar.
  • Chinelos – Dá para deixar seu sapato dentro da mochila e ir fazer esses passeios de chinelo ou até descalço.
  • Câmera à prova d’água – Nada melhor que uma se você tiver para registrar cada momento.
  • Óculos de natação – É só uma dica caso queira olhar bem as quedas. Ao chegar perto a força da água é tão grande que pingos caem sob os olhos e não conseguimos deixá-los abertos, então óculos de natação te ajuda a não perder nenhum momento.
  • Sacola plástica para guardar as bolsas – Caso você faça passeios onde não retornem mais ao ponto de partida, como as trilhas, é bom colocar seus pertences dentro de uma sacola plástica, para evitar que sua mochila e todas suas coisas se molhem.
  • Cuidado com óculos, bonés, chapéus – A força das quedas é muito forte, tome cuidado com seus pertences para o vento não levar.

Informações adicionais.

Evite filas! Dá para comprar os ingressos online e poupar tempo de ficar nos guichês. Lá você tem que retirar os bilhetes, porém é um guichê separado só para isso.

Chegue cedo: Em épocas de temporada as filas para esperar os ônibus ficam extensas. Lembre-se que o parque fecha as 5, então quanto mais cedo você chegar terá mais tempo para aproveitar tranquilo. Os ônibus passam um atrás do outro, mas em temporada são muitas pessoas. A média de espera é de 2 horas caso lote, então chegue cedo.

Cuidado com os quatis! Eles são bem bonitinhos mesmo, chegam perto dos humanos e não tem medo, mas não mexam com eles, apesar da aparência dócil são animais selvagens que só se aproximam procurando comida, e são muito espertos, pulam pegar comida da sua mão, abrem sua mochila para pegar comida se tiver, e são ariscos, eles podem morder e arranhar, então tome cuidado. Você vai ver direto nos dois parques par tomar cuidado com eles, além de machucarem, também transmitem doenças e roubam comida e objetos.

No mais, apenas quando vierem confirmem horários, valores e divirtam-se. Vejam os pacotes da Combo de transporte e passeio (nós temos os ingressos bem mais em conta que no próprio atrativo), e se precisar de hotel no centro da cidade por um bom preço e de confiança, nossa dica é o Tarobá Hotel! <3

Converse com a gente