Como se locomover em Foz do Iguaçu: Tudo que você precisa saber sobre o trânsito e as principais vias da cidade

Consultar

Como se locomover em Foz do Iguaçu:

Tudo que você precisa saber sobre o trânsito e as principais vias da cidade

Vir para uma nova cidade que você é mal familiarizado, ou que nunca visitou é complicado por vários fatores, um deles é a localização e a questão de como funciona o trânsito da cidade, já que mesmo com as informações do seu GPS, presenciar na prática o trafego urbano de uma cidade é completamente diferente.

Pensando nisso trouxemos para você informações úteis sobre o funcionamento do trânsito de Foz.

Foz do Iguaçu e seus horários:

Como qualquer centro comercial e turístico, Foz do Iguaçu acorda cedo nos dias de segunda à sexta, das 06:00 às 07:00 são horários já de extremo fluxo de carros, ônibus, vans e etc pelo centro da cidade, das 17:00 até as 20:00 é outro horário de pico, onde o fechamento dos estabelecimentos comerciais diários e abertura dos noturnos como restaurantes, lanchonetes e variados preenchem a movimentação da cidade. Nestes horários é comum acontecer curtos engarrafamentos, mesmo que as ruas principais de Foz sejam longas e de dois sentidos.

Já nos comércios presentes nas avenidas, a maioria abrem as 08:00 ou às 09:00 com fechamento geralmente as 18:00 e 19:00, mas lembre-se que isso não vale para todos os locais, e uma consulta prévia do estabelecimento específico que você quer ir é fundamental.

Mesmo no sábado, já cedo Foz é recheada de trânsito (das 08:00 às 18:00), pois é no final de semana que as pessoas têm mais tempo para frequentar os estabelecimentos disponíveis. No domingo o trânsito é mais calmo, já que a maioria dos comércios estão fechados, e boa parte das pessoas estão de folga.

Assim como qualquer outra cidade grande, Foz do Iguaçu possui um fluxograma elevado de movimentação, fazendo parte da Tríplice Fronteira seu destino em Foz pode variar entre as atrações aqui da região ou de seus países vizinhos como Argentina e Paraguai.

Lembrando que para esses destinos você deve ter documentação adequada, caso você ainda não saiba qual é está documentação entre no nosso link e saiba quais os documentos necessários para entrar no Paraguai e Argentina.

Sinalização em Foz do Iguaçu:

A sinalização em Foz do Iguaçu é como as demais cidades do Paraná, as placas indicam sempre como chegar aos seus centros urbanos, a capital (Curitiba) ou a cidades vizinhas (Cascavel, Cidad Del Este), ainda que se adapte em alguns casos para seus principais pontos turísticos como as placas para as Cataratas do Iguaçu, Parque das Aves e para o não menos importante Aeroporto de Foz.

Foz do Iguaçu deve melhorar ainda mais sua sinalização turística, por sorte em 2018 se teve início de melhorias na padronização e normatização na sinalização da cidade, os novos critérios fixados pelo Comtur e FozTrans devem entrar em vigor logo, além deles esse projeto tem parceria com a Câmara Municipal de Foz. Acreditamos ver, em breve, a evolução nesse tipo de sinalização.

Fiscalização Eletrônica:

Nas avenidas, cruzamentos e ruas de Foz do Iguaçu, principalmente no centro da cidade se encontram um grande número de fiscalização eletrônica, distribuída entre radares, furões e lombadas que estão de plantão para gravar vídeos e tirar fotos de qualquer infração cometida pelos motoristas.

As infrações mais registradas são: parar em cima da faixa de pedestres, dirigir acima da velocidade, e avançar o sinal.

Na maioria das vezes, tais infrações serão registradas pela forte marcação da fiscalização, feita a fim de reduzir a imprudência no trânsito. Por causa disso, deve-se tomar muito cuidado em como transitar pela cidade.

Cuidados vitais para se ter no trânsito de Foz do Iguaçu:

• Sempre olhar e ver quantos quilômetros se está numa avenida, e quantos é permitido nela.

• Prestar atenção se não está saindo em contramão.

• Onde se pode fazer retornos.

• Respeitar as placas de sinalização.

• Prestar atenção nos sinaleiros e seu tempo de duração, pois distribuídos ao redor e no centro de Foz, um número elevado de semáforos se encontra por conta do alto fluxo de carros.

Lembrando que a quebra dessas normas podem resultar em multas salgadas no bolso do motorista, então, se você não está a fim de cometer alguma infração dirija com cuidado e prudência, ou contrate serviços de transporte pela cidade!

Falando em transporte se você não conhece tão bem Foz do Iguaçu e não quer arriscar, uma boa via de locomoção pela cidade é a Agência Combo Iguassu, com a contratação de um serviço de transporte já presente em sua hospedagem, nossos motoristas credenciados te levaram aos seus passeios com segurança e praticidade sem o estresse de te fazer dirigir pelo trânsito da cidade.

Principais Ruas e Avenidas de Foz do Iguaçu:

As principais ruas da cidade e seus ligamentos: para que na hora de você vir para Foz do Iguaçu não ficar perdido!

Para termos uma boa eficiência dessas informações, use o seu GPS ou o Google Maps:

Avenida Paraná: logo que você chegar a Foz do Iguaçu, ir pela Avenida Paraná será uma boa escolha para concluir seu destino final, se ele obviamente estiver marcado no Centro. Pois nessa avenida você dá entrada no começo do centro da cidade, de lá é só ir de encontro as demais avenidas: Costa e Silva; República Argentina; liga o Centro até a BR-277; e Avenida das Cataratas. Pontos de referência: CESUFOZ (Centro de Ensino Superior em Foz do Iguaçu) e FAFIG (Faculdade de Foz do Iguaçu), Shopping JL Cataratas.

Avenida Costa e Silva: assim como a anterior, está avenida se localiza no centro da cidade e cruza uma lateral do shopping JL Cataratas. Pontos de Referência: Shopping JL Cataratas, Igreja Evangélica A Verdade Que Liberta, Zeni Motors.

Avenida República Argentina: cruzando Foz do Iguaçu essa é uma das principais avenidas para quem quer ir para o centro comercial de Foz do Iguaçu. Pontos de referência: 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado. Essa avenida se conecta a Avenida Paraná, se liga Av. Brasil, Av. JK, e também a R.Almirante Barroso. Seguindo aos bairros após passar pelo seu encontro com a Av. Paraná e Av. Costa e Silva (Onde na esquina dessas duas tem o shopping JL).

Avenida Brasil: uma das principais ruas de comércio de Foz, a Avenida Brasil é vizinha de outras grandes e importantes ruas como a Avenida JK e Rua Almirante Barroso. Caracterizada pelos seus calçadões marrons onde dá a frente de várias lojas. Pontos de referência: na esquina no cruzamento com a República Argentina se encontra a Caixa Econômica Federal; ao longo da rua encontramos também a Sanepar Companhia de Saneamento do Paraná; mais pro final da rua temos o Banco do Brasil.

Avenida Juscelino Kubitschek ou JK: outra avenida que cruza a cidade, a famosa JK, liga do centro até a BR-277 seguido da Itaipu, da BR-277 vai em encontro a Ponte da Amizade e ao Paraguai. Pontos de referência: faz cruzamento com Av. Duque de Caxias nessa esquina localiza Auto Center Global, cruza também com Av. República Argentina na esquina se encontra Iguassu Poker Club.

Avenida/Rodovia das Cataratas (BR-469): mais distante do centro, a grande Avenida das Cataratas pode ser percorrida levando até o parque das Cataratas do Iguaçu, Dreamland, Aeroporto, e parte da BR– 469. Ela inicia se cruzando com a Av. Paraná, se percorre até a Argentina e ao Parque Nacional onde o fluxo de trânsito aumenta consideravelmente em certas épocas de alto turismo.

Informações Adicionais e Atuais Sobre a Cidade: Julho 2019

Para quem vem para Foz sentido de Cascavel, ou sai de Foz sentido Curitiba, temos um aviso importante de obras:

Está sendo implantado na região uma construção do viaduto e da adequação do trevo existente na confluência da BR-277 com a Avenida Costa e Silva.

Com enorme estrutura, totalizando um quilômetro de extensão, essa longa obra mobiliza equipamentos e pessoal, que ainda seguem trabalhando nesse mês de julho de 2019.

Essa construção vai resolver o gargalo viário em direção à fronteira com o Paraguai, focado nos dias mais movimentados, facilitando o acesso tanto à região central quanto aos bairros localizados mais ao norte do municipio.

Os trabalhos têm duração prevista de 12 meses (contados desde outubro de 2018), mas sua conclusão pode ser antes disso.

Bônus:

Pensando em se hospedar em Foz?

Ao se hospedar em Foz do Iguaçu, recomendamos a indicação do Hotel Tarobá, situado no centro da cidade na Rua Tarobá nº 1048, lá você encontra conforto e tranquilidade, além de que o hotel disponibiliza o serviço da Agência Combo Iguassu, onde o transporte é feito numa van ou carro, com espaço e comodidade, ser levado até seus pontos favoritos é extremamente fácil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *