Lenda das Cataratas do Iguaçu, Lenda das Cataratas do Iguaçu: conheça a história de Naipi e Tarobá, Passeios em Foz do Iguaçu | Combos em Foz com desconto, Passeios em Foz do Iguaçu | Combos em Foz com desconto

Lenda das Cataratas do Iguaçu: conheça a história de Naipi e Tarobá

Consultar

Os moradores da cidade de Foz do Iguaçu aprendem desde pequenos na escola a famosa lenda de como se formaram as Cataratas do Iguaçu, mas os viajantes que visitam essa maravilha da natureza muitas vezes conhecem a Lenda das Cataratas – que faz parte da história da nossa cidade!

Há muitos anos atrás, quando tudo aqui era só floresta e água, moravam nas redondezas, entre os rios Paraná e Iguaçu a tribo de índios Caigangues. Eles viviam em completa harmonia com os elementos da natureza, principalmente a terra e a água. Acreditavam fielmente que existia um Deus das águas, chamado M’Boi, uma serpente gigante que habitava as águas dos rios que os cercavam.

M’Boi era filho de Tupã, que seria como um Deus dos índios, criador de tudo. Sendo assim, os Caingangues o respeitavam muito muito neste ser, sendo qualquer enchente, falta de peixes ou água poluída, atribuído a algum tipo de castigo vindo de M’boi.

Eis que em uma época começou a faltar muitos peixes. Os índios passaram a se preocupar com sua tribo passando fome, então decidiram fazer um trato com a serpente gigante: a cada ano uma das índias mais bonitas seria entregue à ele como forma de pagamento para ele sempre dar peixes e água fresca aos índios. M’boi aceitou a oferta, e era um orgulho para a linda índia ser escolhida para ser o presente do Deus das águas.

Um belo ano Naipi, filha de Igobi, o cacique da tribo, foi a escolhida. Ela era a índia mais bonita e inteligente de toda a tribo, tão linda que as águas do Iguaçu paravam quando nelas a jovem se mirava. Então começaram os preparativos para a festa de entrega, estavam todos felizes e o cacique muito orgulhoso da escolha de M’boi. A aldeia toda fora enfeitada, e preparado muito “cauim” – bebida típica distribuída fartamente na cerimônia que aconteceria dali a alguns dias. E foi quando Tarobá avistou Naipi em uma das danças típicas da tribo e se apaixonou por aquela linda índia.

Leia também >>> Conheça os principais restaurantes com opções vegetarianas em Foz do Iguaçu

Lenda das Cataratas do Iguaçu, Lenda das Cataratas do Iguaçu: conheça a história de Naipi e Tarobá, Passeios em Foz do Iguaçu | Combos em Foz com desconto, Passeios em Foz do Iguaçu | Combos em Foz com desconto

Créditos: Flickr (Luis Perez)

Tarobá era um dos índios mais fortes de toda a tribo e sabia que Naipi era a grande prometida ao Deus das águas, mas a paixão era tão forte que ele decidiu deixar todas suas crenças de lado para ir falar com ela, e foi amor à primeira vista. Os dois sabiam que seria um amor proibido, pois se M’boi descobrisse todo o acordo e o respeito aos antepassados seria quebrado, mas eles deixaram tudo para trás para naquela noite mesmo fugirem juntos.

Então decidiram esperar uma hora em que a grande serpente estivesse dormindo no fundo do rio para pegarem a canoa e fugirem de todos. Caiu a noite e M’boi desceu até o fundo das águas adormecendo. Tarobá viu que era a hora certa e chamou Naipi para partirem, então entraram em uma canoa e remaram rio adentro. O movimento das águas acordou M’boi que despertou furioso com o incomodo, e subiu até a margem para ver o que estava acontecendo até que avistou sua índia em uma canoa com outro homem indo embora. Tomado pela raiva a grande serpente nadou em direção aos dois, que já estavam quase chegando ao rio Paraná, onde o Deus das águas não tinha permissão para ir.

M’boi percebeu a intenção de Tarobá em fugir pelo rio Paraná. Com fúria levantou seu enorme corpo e mergulhou violentamente rio abaixo. Abriu-se então uma enorme fenda onde os fugitivos desaparecem e as águas formaram assim as Cataratas do Iguaçu.

O grande Deus Tupã furioso com toda essa briga e traições, decidiu castigar os três protagonistas dessa história, transformando então Naipi em uma grande rocha, Tarobá em uma palmeira, e M’boi foi aprisionado para sempre dentro da garganta do diabo. Diz a lenda que se avista a rocha e a palmeira andando pelas trilhas das Cataratas.

Leia mais >>> Conheça todas as novidades do Vale dos Dinossauros

Iporã Show: conheça a Lenda das Cataratas

Existem vários desdobramentos dessa lenda. E aqui em Foz do Iguaçu você pode conferir um espetáculo de teatro chamado Iporã Show, com apresentação para ver com seus próprios olhos essa história de amor.

Conheça Foz do Iguaçu com a Combo Iguassu

Além do Iporã Show, a cidade de Foz do Iguaçu também conta com diversos passeios culturais, de aventura e até mesmo gastronômicos. No site da Combo Iguassu é possível encontrar ingressos e pacotes exclusivos para quem busca aproveitar o que há de melhor na Tríplice Fronteira. Acesse para conhecer todas as comodidades de visitar Foz do Iguaçu com a Combo Iguassu.

Assista: conheça tudo sobre o passeio Backstage do Parque das Aves