Parque das Aves, Novos moradores a caminho! Saiba tudo sobre a estação reprodutiva das aves do Parque das Aves, Passeios em Foz do Iguaçu | Combos em Foz com desconto

Novos moradores a caminho! Saiba tudo sobre a estação reprodutiva das aves do Parque das Aves

Consultar

A nova estação reprodutiva está animando toda a equipe do Parque das Aves de Foz do Iguaçu. O motivo? A chegada de novos moradores no parque: filhotes de várias espécies são aguardados diante de um planejamento e trabalho minucioso de toda a equipe do Parque das Aves, composta por veterinários, zootecnistas, biólogos e técnicos que revezam entre os vários tipos de cuidados para que os filhotes nasçam saudáveis.

Tudo é feito com muito carinho e profissionalismo, fazendo do Parque das Aves uma grande referência quando o assunto é reprodução de animais. Os cuidados vão desde o tipo de alimentação das aves até a manutenção adequada do ambiente, como o oferecimento de areia para que os casais construam seus ninhos. Outro ponto muito importante a ser observado é a formação inicial dos casais em formação.

Para que tudo saia dentro do planejado, uma equipe de profissionais é formada especialmente neste período: o time da Sala de Filhos. Nesta equipe, os profissionais recebem responsabilidades individuais que vão desde o controle da formação de casais, até o manejo de ovos para ambientes climatizados, garantindo o conforto e bem-estar dos casais e filhotes.

Como são feitos os ninhos artificiais

Um dos principais trabalhos da equipe da Sala de Filhotes é a confecção de ninhos artificiais. Iniciado bem antes que os ovos e os filhotes apareçam, a equipe realiza um levantamento para aprimorar a confecção de três tipos diferentes de ninhos que, futuramente, serão utilizados por mais de 40 casais de psitacídeos – periquitos, papagaios e outras espécies. Ao todo, cerca de 50 ninhos são desenvolvidos por toda a equipe da Sala de Filhotes do Parque das Aves de Foz do Iguaçu.

Fazendo esse trabalho há pelo menos 25 anos, o Parque das Aves são responsáveis pela confecção de ninhos para aves de outros projetos ecológico espalhados pelo país, como o Projeto Papagaio-Verdadeiro, que atua na preservação de espécie de aves que habitam a bacia do Rio Paraná, no Mato Grosso do Sul.

Ainda no Parque das Aves, a equipe faz um mapeamento detalhado de ninhos e casais para melhor adaptar a postura do ovo, além de prever a data de nascimento dos filhotes e identificar os pais.

Outra alternativa é substituir os ovos reais por um semelhante, mas de madeira. Assim é feito o procedimento de incubação, onde o ovo é posto em um local com controle de temperatura e umidade do ar. Geralmente, os ovos são mantidos a uma temperatura de até 37º C e umidade entre 50 e 60%. A equipe também monitora a rotação do ovo, pois é uma parte importante para o crescimento correto do embrião.

Parque das Aves, Novos moradores a caminho! Saiba tudo sobre a estação reprodutiva das aves do Parque das Aves, Passeios em Foz do Iguaçu | Combos em Foz com desconto

Créditos: Pixabay (wasl1370)

Processo pós nascimento dos filhotes

Chegado o momento da eclosão dos ovos, finalmente a equipe atua com cuidados para que os filhotes mais fracos possam crescer com maior vigor. Cada filhote é mantido em ambiente aquecido em cerca de 36º C, durante 7 dias após o nascimento, até que eles estejam prontos para sobreviverem ao ambiente externo e ao lado dos pais.

Além disso, processos de higiene e nutrição também são de extrema importância para que os filhotes cresçam saudáveis.

Leia também >>> Como fazer compras no Paraguai com tranquilidade e segurança

Onde se hospedar em Foz do Iguaçu

Para curtir o Parque das Aves e vários outros pontos turísticos em Foz do Iguaçu, nada melhor que garantir uma hospedagem de qualidade, não é mesmo? E quando o assunto é hospedagem em Foz do Iguaçu, nossa dica são os quartos e serviços do Pop Hotel e o Hotel Tarobá.

Conheça Foz do Iguaçu com a Combo Iguassu

Garantir sua segurança e tranquilidade na hora de realizar os passeios em Foz do Iguaçu é uma ótima ideia. Por isso, contratar uma agência especializada é a melhor maneira de aproveitar o que há de melhor na Terra das Cataratas.

A agência Combo Iguassu, por exemplo, oferece serviços de receptivo, transporte e venda de pacotes exclusivos com ingressos para os melhores passeios em Foz do Iguaçu. Além de, é claro, conseguir descontos especiais para você, sua família ou amigos. Acesse o site e fique por dentro das vantagens.