maior usina em produção de energia do mundo, Curiosidades sobre a Itaipu Binacional – maior usina em produção de energia do mundo, Passeios em Foz do Iguaçu | Combos em Foz com desconto

Curiosidades sobre a Itaipu Binacional – maior usina em produção de energia do mundo

Consultar

A Itaipu é a maior usina em produção de energia do mundo e foi inaugurada oficialmente no dia 5 de novembro de 1982, a usina surgiu a partir de um acordo entre o Brasil e o Paraguai, o projeto foi firmado em 1973, e tinha como objetivo reaproveitamento hidroelétrico do rio Paraná pelos dois países.

A maior usina em produção de energia do mundo

Nos dias de hoje, a usina possui uma capacidade de produção de 14.000 MW em todas as suas 20 turbinas, além disso, também se tornou a segunda parada mais importante para os turistas que vêm conhecer a região da Tríplice Fronteira, perdendo para as Cataratas do Iguaçu apenas.

Segundo dados da Usina, a geradora bateu a marca de 5 milhões de megawatts-hora (MWh) produzidos somente em 2020. Essa quantidade seria suficiente par atender consumo de energia elétrica de todo o mundo por 21 horas.

Com a energia produzida pela usina, é possível suprir 17% do consumo brasileiro e 76% do consumo paraguaio. Para se obter a mesma quantidade de energia que a Itaipu produz diariamente, seria necessário queimar 536 mil barris de petróleo, o que causaria um grande impacto ambiental.

Comparando o volume de água da Itaipu com o das Cataratas do Iguaçu, o volume que temos nos vertedouros da usina é 40 vezes maior que a vazão média das Cataratas que também se equivale a vazão de duas turbinas de Itaipu.

maior usina em produção de energia do mundo, Curiosidades sobre a Itaipu Binacional – maior usina em produção de energia do mundo, Passeios em Foz do Iguaçu | Combos em Foz com desconto
Foto de Rafael Bechlin/ Itaipu Binacional

Confira algumas curiosidades sobre a maior usina em produção de energia do mundo

Algo que chama a atenção de vários que passam pela Itaipu é a quantidade de concreto usado na construção dela, um volume de mais de 12 milhões de m³, quantidade suficiente para construir 210 Maracanãs, e a quantidade de ferro e aço que foram usados, seria possível construir mais de 370 Torres Eiffel.

Durante a colocação do concreto, no dia 14 de novembro de 1978, a Itaipu acabou batendo o recorde sul-americano de concretagem, lançando na obra 7.207 metros cúbicos de concreto, medida equivalente a um prédio de dez andares por hora, ou seja, 24 edifícios no mesmo dia.

Estimasse que, durante a construção da Itaipu, foram necessários 40 mil trabalhadores diretos, os quais possuem um quadro de homenagem com a fotografia de vários deles dentro do Ecomuseu (um dos atrativos que a Itaipu oferece).

O reservatório da Itaipu foi formado pela barragem do rio Paraná tem 1.350 km², o que é maior que toda a área urbana da cidade de São Paulo. Já altura da barragem principal é de 196 metros, equivalendo a um prédio de 65 andares.

A barragem da Itaipu é na verdade um conjunto de 6 barragens, duas de terra, uma a esquerda e uma a direita, uma barragem de enroscamento, uma de ligação, a barragem principal e um a barragem lateral na direita.

Passeios pela usina

maior usina em produção de energia do mundo, Curiosidades sobre a Itaipu Binacional – maior usina em produção de energia do mundo, Passeios em Foz do Iguaçu | Combos em Foz com desconto
Foto de Rodrigo Mattjie/ Itaipu Binacional

A Itaipu oferece vários outros atrativos em seu complexo turístico que estão disponíveis para todos os seus visitantes, como: o Circuito Especial, Vista Panorâmica, o Ecomuseu, Polo Astronômico, Refúgio Biológico Bela Vista, passeio pelo lago de Itaipu no porto Kattamaram, e à noite ainda tem a Iluminação da Barragem, o turismo da Itaipu também é bem forte. Conheça um pouco do circuito de visitação dentro da maior usina em produção de energia do mundo.

Começando pela vista da Itaipu Panorâmica.

Na Itaipu Panorâmica iniciando com uma vista espetacular, vendo todo o espaço panorâmico, com uma altura equivalente a um prédio de 65 andares, a Barragem de Itaipu permite que os visitantes tomem consciência da grandiosidade da usina hidrelétrica além de observar o magnifico reservatório de Itaipu.

No Vertedouro, os visitantes podem testemunhar uma das visões mais esperadas na usina hidrelétrica, os vertedouros abertos! Com uma vazão 40 vezes superior à vazão média das Cataratas do Iguaçu, a observação dos vertedouros abertos é para poucos já que, só abrem de acordo com a operação da usina.

No Mirante Central os visitantes têm uma vista privilegiada e mais panorâmica da Barragem de Itaipu, dando ainda mais consciência sobre a dimensão da barragem que possui aproximadamente 8km de extensão e 196 metros de altura.

Os visitantes passam ainda pelos “condutos forçados” ou os enormes tubos brancos, que escoam cerca de 700 mil litros d’água por segundo! Durante a visitação é permitido tocar e sentir a água passando por eles!

Circuito especial de Itaipu

O circuito especial te leva pelos interiores da usina, os visitantes poderão contemplar a majestosa arquitetura côncava das catedrais de concreto, além de adentrar uma delas e ter a oportunidade de observar o rotor de uma das unidades geradoras em pleno funcionamento!

Com intuito de proporcionar aos visitantes uma imersão mais afundo sobre como o trabalho é desempenhado no interior da Usina de Itaipu, na sala de Controle Central será possível observar o complexo trabalho de monitorar a usina desempenhado tanto por brasileiros quanto por paraguaios que estão separados por uma fronteira ‘simbólica’ que se consiste apenas em uma linha no chão.

Durante o passeio ainda é possível percorrer a galeria dos geradores, onde pode-se visualizar as tampas das 20 unidades geradoras pela galeria de cerca de 1km de extensão.

maior usina em produção de energia do mundo, Curiosidades sobre a Itaipu Binacional – maior usina em produção de energia do mundo, Passeios em Foz do Iguaçu | Combos em Foz com desconto
Foto de Alexandre Marchetti/ Itaipu Binacional

A famosa Itaipu Iluminada

O show da Itaipu Iluminada é um dos passeios mais procurados e tradicional da maior usina em produção de energia do mundo por ser um espetáculo que utiliza da própria energia produzida e que conta com 747 refletores e 112 iluminárias que iluminam a dão vida a majestosa estrutura de concreto

Além desses atrativos no interior do complexo turístico e sua grandeza, a Itaipu ainda possui muitas outras curiosidades que percorrem toda a história da usina, fazendo com que pareça ainda maior e encantadora. Confira mais sobre outros atrativos da Itaipu Binacional através dos passeios da Combo Iguassu.

CONCLUSÃO

A maior usina em produção de energia do mundo, Itaipu Binacional, além de ser essa grande potência em produção de energia, também é um enorme complexo turístico com várias opções de passeios.

Agora que você já sabe todas as curiosidades sobre a Itaipu que tal conhecê-la pessoalmente e se encantar com toda grandeza e magnitude que ela tem a proporcionar?

Para isso entre em contato com o nosso pessoal da Agência Combo Iguassu!

Veja também o que dizem aqueles já conheceram a maior usina em produção de energia do mundo através da Combo Iguassu, como a dupla Pegadas na Estrada.

Crédito de imagem de capa: Itaipu Binacional

Texto editado por Henrique Cemin.