Real, dólar ou cartão? Confira as dicas de como fazer suas compras no Paraguai.


Compartilhe este conteúdo com seus amigos



As lojas do Paraguai aceitam pagamento em real, dólar, guarani e em cartão de crédito. 

Mas qual é a melhor forma de pagar pelas suas compras no Paraguai? 

Comprar em real é a forma mais prática, mas não a mais vantajosa. Os preços dos produtos no Paraguai normalmente são em dólares. Ao converter para o real as lojas usam uma cotação que sempre é superior ao da cotação nas casas de câmbio. Ou seja, você sai perdendo um pouco de dinheiro nessa conversão. Como os preços são em dólares, efetuar o pagamento nessa moeda é a melhor maneira de não sair perdendo dinheiro. E não foi pra poupar dinheiro que você veio fazer suas compras no Paraguai?

DICA: vá ao Paraguai com reais e faça a conversão em uma casa de câmbio dentro do próprio Paraguai, porque lá não incide imposto e você vai conseguir pegar um pouco mais do valor em dólares. Faça suas compras e o que sobrar você volta na casa de câmbio e troca por reais, pelo mesmo motivo dos impostos.

Real, dólar ou cartão? Confira as dicas de como fazer suas compras no Paraguai.

Além do fator imposto, tem outro motivo que faz a conversão dentro do Paraguai valer a pena. As lojas no Paraguai não aceitam notas de 100 dólares das séries CB e D. Caso você troque em uma casa de câmbio brasileira, é possível que receba estas notas. O motivo é que há muitos casos de notas falsas destas séries no Paraguai, por isso elas não são mais aceitas no mercado.

Quanto às compras com cartão de crédito, definitivamente não indicamos. As lojas normalmente cobram um valor por volta de 8% sobre sua compra e tem os 6,38% de IOF cobrados pelo governo brasileiro. 

Por outro lado, a cotação que a operadora de cartão de crédito usa é do dólar comercial, que é alguns centavos mais baixa que a cotação praticada no Paraguai, mas mesmo assim ainda fica mais caro. Além disso, o seu cartão tem que ser internacional e a fatura é fechada em guaranis. Sendo assim, é importante ficar de olho na cotação do Guarani com relação a dólares que a loja faz.

Real, dólar ou cartão? Confira as dicas de como fazer suas compras no Paraguai.

Como no Paraguai os produtos são em torno de 30% a 50% mais baratos que no Brasil, se o seu dinheiro terminou e você realmente precisa comprar o produto, mesmo pagando esta porcentagem extra do uso do cartão sua compra custará menos que no Brasil e valerá a pena o investimento. Muitas pessoas compram desta forma também por motivo de segurança, para não carregar o valor em dinheiro vivo. 

ALERTA: não deixe que tirem seu cartão de sua vista, para evitar possíveis fraudes.

A Combo Iguassu te leva para conhecer esta e muitas outras maravilhas! Conheça os melhores passeios em Foz do Iguaçu com uma das mais conceituadas agência de turismo em Foz do Iguaçu.

Confira o site da Agência Combo Iguassu