Passeios imperdíveis no Parque das Aves em Foz do Iguaçu

Passeios imperdíveis no Parque das Aves em Foz do Iguaçu

Então quer dizer que você achou que o Parque das Aves era apenas um atrativo? Não, ele é “O” atrativo, ele proporciona muita diversão e conhecimento para quem vai conhece-lo no passeio normal, mas o que nem todo mundo sabe é que o Parque das aves disponibiliza também outros passeios dentro e fora dele.

Nesses outros passeios você conhecerá melhor a cultura dos povos que habitam a Terra das Cataratas, a história completa do Parque, desde o dia em que ele foi idealizado até hoje e qual a importância do trabalho que o Parque proporciona aos animais e a natureza até hoje, além de saber como eles fazem isso e vivenciar grande experiências.

História do Parque das Aves

Passeios imperdíveis no Parque das Aves em Foz do Iguaçu

(Foto: Cedida pelo atrativo – Parque das Aves)

A história do Parque das Aves começa na África em 1976, bem longe de Foz do Iguaçu. Iniciou de um encontro entre a veterinária Anna e um empreendedor do Zimbábue, Dennis Croukamp. Lá formaram uma família, tiveram duas filhas Anna-Luise e Carmel.

Alguns anos depois, da década de 1980, o casal recebeu um papagaio-do-congo, deram o nome de Pumuckl a ele, em seguida outra ave da mesma espécie chegou para fazer companhia a Pumuckl, logo após outra e assim o quintal da família ficou cheia de novas aves.

A família Croukamp se mudou para a Ilha de man na década de 1990, no noroeste da Europa, foi quando Dennis foi convidado por um amigo a abrir um parque dos crocodilos em Foz do Iguaçu, mas a ideia mudou e tornou o Parque das Aves.

Já em 1993 o casal veio para Foz do Iguaçu, comprou 16 hectares de terra e no dia 1º de novembro se iniciou de fato a história do Parque das Aves. Retiraram a vegetação invasora e plantaram centenas de árvores nativas. Ao longo do mesmo ano e o próximo, o parque tomou forma, com muita luta.

Em 1994 começaram a chegar as primeiras aves do parque, algumas doadas ou emprestadas de zoológicos do Brasil Inteiro, todos eram confiscados e enviados pelo IBAMA. Alguns animais subtropicais também foram importados do mundo todo.

No mesmo ano, John Leggat, amigo da família chegou em Foz do Iguaçu para ajudar no início do Borboletário, trabalho que permanece até hoje.

No dia 07 de outubro de 1994, apenas 11 meses após o desembarque do casal em Foz, já estavam inaugurando o Parque das Aves. Infelizmente apenas 1 ano após a inauguração, Dennis ficou doente e veio a falecer.

E assim uma história de amor trouxe para nós um dos maiores pontos turísticos de Foz do Iguaçu e quem visita pode perceber que esse amor permanece até o dia de hoje, entre as pessoas que trabalham lá e os animais principalmente. Cada detalhe do local e milimétricamente pensado para harmonia do homem com a natureza e aumentar o conforto dos habitantes do parque.

Esse roteiro histórico e muito mais você pode encontrar no fim do passeio pelo Parque das Aves.

Experience

Passeios imperdíveis no Parque das Aves em Foz do Iguaçu

(Foto: Cedida pelo atrativo – Parque das Aves)

O Parque das Aves cresce cada dia mais, com isso foi criado por eles dois novos atrativos para os visitantes, o Backstage Experience e o Forest Experience, isso tudo para melhor receber quem que quer ter mais contato coma natureza e entender na prática a importância do trabalho que eles exercem para a preservação e conservação das espécies.

Backstage Experience

Passeios imperdíveis no Parque das Aves em Foz do Iguaçu

(Foto: Cedida pelo atrativo – Parque das Aves)

O Backstage Experience dá a oportunidade de o visitante passar por uma experiência única de conhecer os bastidores dessa construção histórica realizada pela família Croukamp. Nesse passeio, ao visitante é proporcionado a chance de ter contato direto com diversas espécies de aves, assim também podendo conhecer melhor o trabalho realizado pelo Parque das Aves na parte de preservação e conservação de diversas espécies de animais e árvores nativas.

Você tem acesso a área restrita, você pode entrar na sala dos filhotes, conhecer o lugar onde eles vivem até poder conviver com os outros pássaros do recinto, você também em a incrível experiência de alimentar várias aves do Parque, entre Flamingos, Tucanos e outros.

Dependendo da época do ano, algumas atividades extras podem ser incluídas ou excluídas do roteiro pois o Parque tem sempre como maior prioridade, preservar o bem-estar das aves, mas algumas das atividades que você poderá realizar são:

Alimentar à mão filhotes de flamingo;

Alimentar Tucanos;

Conhecer um papagaio ameaçado de extinção da Mata Atlântica, embaixador de sua espécie;

Alimentar Cracídeos e Tinamídeo, como mutuns, jacutingas, macucos e perdizes;

Acesso ao Periquitário para alimentar mais de treze espécies de aves resgatadas de tráfico e maus tratos.

Ao fim da experiência, você caminhará na mata por uma trilha, passará por um jardim de beija-flores e borboletas, até chegar a um deck privativo onde poderá interagir com Araras-canindés enquanto recarrega as energias com algumas opções de sucos e lanches.

Idioma: Português e Inglês

Horários: 7h30, 10h30, 14h e 16h

Duração: 1h30

Valor: R$200,00 por pessoa

O passeio tem limitações de pessoas, podendo apenas 10 pessoas por horário.

O horário das 7h30 ocorre quanto o Parque ainda está fechado para o público, o que proporciona um passeio mais especial e privativo.

Crianças a partir de 3 anos pagam valor integral.

Forest Experience

Passeios imperdíveis no Parque das Aves em Foz do Iguaçu

(Foto: Cedida pelo atrativo – Parque das Aves/Forest Experience)

O Forest Experience é um encontro realizado da mata do Parque das Aves, encontro esse realizado pelos Mbya-Guarani, habitantes da aldeia Jacy Porã, localizada na Argentina, do outro lado do Rio Iguaçu. É realizado uma cerimônia de boas-vindas, que incluem comida, dança e a cerimônia do tabaco.

Cada noite, o encontro é diferente, mas sempre tem inícios com a recepção em um espaço desenhado para proporcionar conforto e acolhimentos aos visitantes.

No mesmo espaço, você poderá observar a grandiosidade mata ao redor enquanto prova alguns aperitivos e bebidas, tanto alcoólicas quanto não alcoólicas, todas tipicamente da cultura Guarani e preparadas especialmente para o encontro que estará sendo realizado. Enquanto você aproveita os aperitivos, a anfitriã irá instruir todos de como devem se portar enquanto a cerimônia for realizada.

Seguindo uma trilha na floresta, odos se deslocam até uma clareira para que inicie o encontro com o povo Guarani. Com a chegada no local, você será recebido pelo povo, que te convidará a se sentar ao redor da Fogueira junto a eles.

Você presenciará rituais e ouvirá músicas, assistirá danças dos rituais sedo realizados e poderá participar junto a eles em alguns momentos específicos do rito. Enquanto tudo isso acontece, será preparado um jantar especial na fogueira ao lado, terá a disposição também bebidas geladas, como água e suco de frutas da época.

Com a experiência próxima de terminar, os membros da tribo se despedirão e o grupo retornará até a saída do Parque, a todo momento a anfitriã acompanhará o grupo para conforto e segurança dos visitantes.

O encontro é real, com rituais que a tribo faz em sua aldeia, e tudo isso só é possível pois os Guaranis estão dispostos a compartilhar com os visitantes a sua cultura e tudo que eles tem de especial para oferecer, portanto, vá aberto para novas experiências e esteja disposto a realizar as ações que eles determinam e tratar todo o rito e as pessoas com muito respeito e atenção.

Idioma: Português e Inglês

Dias: Terças e quintas

Horário: 19h30

Duração: Aproximadamente 2h30

Valor: R$250,00 por pessoa

*Entrada somente ara maiores de 18 anos ou acima de 16 acompanhado dos pais ou responsável legal.

*O encontro costuma acontecer ao pôr do sol, portanto o horário pode variar de acordo com a estação ou época, como o horário de verão, confirme direto com o atrativo.

Passeios imperdíveis no Parque das Aves em Foz do Iguaçu

(Foto: Cedida pelo atrativo – Parque das Aves/Forest Experience)

Já que o objetivo do Forest Experience é criar visibilidade e respeito ao povo Guarani, além de proporcionar uma fonte de renda importante para a aldeia. O valor arrecadado dos ingressos do encontro, é revertido para a própria tribo de duas maneiras: ao participar do rito, o pagamento é feito para cada Guarani, e uma pare do dinheiro é destinado ao Fundo Guarani, que visa melhorar a vida dos membros da aldeia, como por exemplo, a construção de um poço artesiano.

Os membros da aldeia em total autonomia para determinar que valor é destinado a cada fim e no que será usado, inclusive o valor que deve ser cobrado no encontro. O Parque das Aves não tem interesse de lucro nesse evento por busca valorizar a vida e a cultura do povo indígena e fortalecer o orgulho, a cultura e a saúde da comunidade Guarani.

Ingressos para os atrativos

No atrativo

O ingresso para o Parque das Aves e os demais atrativos podem ser comprados diretamente com eles.

Na Combo

O ingresso para alguns atrativos do Parque das Aves podem ser comprado também com a Combo, a vantagem é além de por vezes sair mais baratos, dentro de pacotes ou preços promocionais, você pode contratar também outros serviços, por exemplo o transporte para o Parque, de ida e volta.

Os carros da combo proporcionam ao visitante toda a comodidade possível, conta também com profissionais qualificados. Deixe a Combo fazer da sua viagem mais confortável e divertida.

A agência Combo Iguassu fica anexa ao Hotel Tarobá, localizado no Centro de Foz do Iguaçu, com excelência no serviço e acomodações.

Gostou de saber sobre esses passeios? Vai incluir um deles no seu roteiro de viagem? Conta mais pra gente o que achou. Espero que tenha gostado da novidade e possa apreciar algum deles mais de perto quando vir em viagem para Foz do Iguaçu. Não esqueça de entrar no nosso grupo do Facebook, clique aqui! Ou vá na aba de procura do face e digite “Dicas de passeios, turismo e hospedagem em Foz do Iguaçu”, prontinho, logo te incluiremos no grupo para você receber mais dicas de viagens, novidades e compartilhar sua experiência com outros visitantes, beijos, tenham uma ótima viagem á Foz do Iguaçu.

*Valores passíveis de alteração sem aviso prévio pelo atrativo

Converse com a gente