Depois de 4 anos a Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, volta a abrir todas as calhas do vertedouro!


Compartilhe este conteúdo com seus amigos

Mais de quatro anos depois, a usina de Itaipu, também conhecida como Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu, voltou a abrir neste domingo (22) as 14 comportas das três calhas do vertedouro, para escoar 9 mil metros cúbicos de água por segundo (m³/s), ou seis vezes o volume médio das Cataratas do Iguaçu. A cena rara aconteceu por aproximadamente duas horas, entre 10 horas e meio-dia, horário brasileiro de verão .Foi um teste operacional, mas a manobra técnica, com certeza, fez a alegria de muitos turistas que visitaram a usina no período.

Em situações normais, operacionalmente, as três calhas só são abertas quando a vazão está acima de 30 mil metros m³/s. A capacidade máxima do vertedouro, que tem a função de descarregar toda a água não utilizada para geração, é de 62,2 mil m³/s, 40 vezes superior à vazão média das Cataratas do Iguaçu.

A última vez que as três calhas foram abertas foi em 24/07/2011. Naquele dia, embora a vazão fosse baixa, de 4.800 m³/s, os técnicos testaram todo o sistema do vertedouro, assim como vai acontecer agora. Os turistas terão muitos motivos para comemorar e registrar o passeio.



Vertedouro aberto

Na sexta-feira, 20, a vazão no vertedouro chegou pela manhã a 6.852 m³/s, mas aumentou muito no fim de semana, já que choveu muito na Bacia do Rio Paraná. Na verdade, ocorreram chuvas tanto a montante (acima) quanto a jusante (abaixo) da usina, o que levou Itaipu a ativar a Comissão de Cheia. Técnicos estão monitorando o aumento dos rios Iguaçu, que abriga as Cataratas, e Paraná, onde está localizada a Itaipu.


Venha para Foz do Iguaçu, hospede-se no BEST WESTERN Tarobá Hotel e conheça esta e muitas outras maravilhas! O BEST WESTERN Tarobá Hotel com certeza será sua melhor opção de hotel em Foz do Iguaçu, localizado em região central, possui acesso fácil e rápido para o Paraguai e Argentina, além é claro, de possuir o melhor custo benefício da Tríplice Fronteira.


Acesse o site e faça uma simulação de diárias: http://www.hoteltarobafoz.com.br/

Ligue: +55 (45) 2102-7700

Whatsapp: +55 (45) 9125 2268