Vinhos Argentinos || La Mansa Paraguai

Vinhos Argentinos || La Mansa Paraguai

Quem não gosta de tomar um bom vinho, não é mesmo? Ainda mais vinhos argentinos, bem conhecidos no Brasil todo.

Nós da Combo Iguassu fomos a mais um lugar para te trazer um conteúdo extraordinário de gastronomia e degustação no segundo bloco da Combo Experimenta.

Quer saber aonde fomos no primeiro bloco? Clique aqui.

O bom de morar ou visitar Foz do Iguaçu é estar em uma Tríplice Fronteira, o que te proporciona várias vantagens, como experimentar vinhos argentinos no Paraguai enquanto a fronteira com o outro país continua fechado durante a pandemia.

Por isso, hoje te contaremos sobre o La Mansa Paraguai, o melhor estabelecimento para desfrutar de vinhos argentinos com quem quiser na Ciudad del Este

Veja também: O que fazer em Foz do Iguaçu

La Mansa Paraguai || RE Assessoria

San Rafael Mendoza || Vinhos Argentinos

Para começar, vamos falar sobre a origem dos vinhos do La Mansa.

Tudo começou no estado de Mendoza, na Argentina. Foi aqui que surgiu a primeira adega de vinhos da Argentina e também onde originou-se o armazém La Mansa.

A história começou na cidade de San Rafael e até hoje os vinhos que são vendidos e exportados para todos os estabelecimentos fora do país são produzidos ali.

Além do armazém localizado em San Rafael existem também em outras áreas do mundo, como em Buenos Aires, São Paulo, Ciudad del Este e outros.

Veja também: Vinícolas no Brasil

Nossas experiências || Vinhos Argentinos

A primeira coisa que devo comentar é a maravilhosa recepção que tivemos no local. A equipe foi atenciosa o tempo todo e o amor pelo trabalho era claramente visível.

Fomos recebidos com um vinho jovem e bem leve, agradável a todo gosto chamado Ego Chardonay. Quando visitar o local, recomendo começar por ele.

Antes de sermos direcionados a nossa mesa tivemos uma reunião introdutória sobre o armazém, onde nos passaram diversas informações.

A primeira delas foi sobre a especialidade da casa que, como é de se imaginar, é a degustação de vinho. Entretanto, o lugar possui sua própria peculiaridade a qual toda a nossa equipe achou extremamente interessante.

De acordo com o que os clientes procuram experienciar, principalmente os que estão em grupo, o cardápio gastronômico pode variar. São diversos pratos diferenciados próprios para cada degustação. Interessante, não é mesmo?

O menu combina as comidas típicas paraguaias com os vinhos argentinos, providenciando sabores extraordinários.

Veja também: O que comprar no Paraguai

La Mansa Paraguai || RE Assessoria

Menu de vinhos

Em relação aos vinhos, nos informaram que eles possuem quatro categorias distintas: os de entrada, os jovens, os intermediários e os de gama.

Dentre todos, os mais vendidos variam entre o público paraguaio e o brasileiro. O primeiro grupo tem como mais procurado o Funky Llama, enquanto o segundo saem dois: o Santa Mónica e o Finca Recuerdo.

Mas afinal, você deve estar se perguntando o custo dos vinhos. Então deixa que eu te conto.

La Mansa, como eu disse anteriormente, possui uma variedade grande de vinhos. Devido a esse fator, os preços podem variar.

A partir de 3 dólares você já pode se deliciar com os vinhos argentinos maravilhosos. Contudo, atente-se no tamanho, pois alguns vinhos são de 375ml enquanto outros que possuem o tamanho normal são a partir de 5 dólares.

Degustação || Vinhos Argentinos

Como você pode imaginar, existem diversos tipos de pessoas na hora de degustar vinhos. Tendo isso em vista, La Mansa Paraguai oferece diferentes tipos de degustações comentadas.

A experiência rápida, para aqueles que não entendem muito e também não são curiosos em aprender sobre, o tempo pode durar entre 30 min a 60 mim.

Já para aquelas pessoas que entendem mais ou procuram se aprofundar no assunto, as experiências longas com vinhos argentinos duram em média duas horas e meia.

Nessas degustações comentadas, os atendentes explicam sobre o processo de fabricação dos vinhos, os queijos oferecidos e assim por diante.

La Mansa Paraguai || RE Assessoria

Como degustar || Vinhos Argentinos

Talvez você esteja pensando que não vale tanto a pena ir a um lugar como esse para degustar vinhos argentinos por não saber ao certo como praticar tal ato.

Confesso que muitas pessoas de nossa equipe também estavam pensando nisso. Entretanto, o La Mansa Paraguai já está preparado para situações como essa.

Após sermos direcionados a nossa mesa, uma nova palestra foi feita para nós justamente sobre como degustar apropriadamente um vinho. E é claro que eu vou repassar essa informação para você já ir preparado.

O primeiro passo é você observar a coloração do vinho. Sim! O aspecto visual influencia no paladar da pessoa e esse é o motivo pelo qual você deve ver a cor da bebida.

Para tal, você vai utilizar um guardanapo branco apenas. Mas cuidado, não é para você derramar o vinho no papel. O que você fará é inclinar um pouco a taça e posicionar o guardanapo atrás da mesma, mas sem encostar; assim ficará claramente visível a tonalidade da cor do vinho.

É importante lembrar de estar sob boa iluminação e não encher muito a taça, ocupando-a com menos de um terço de vinho.

A segunda coisa que você fará é cheirar o vinho. Provavelmente você já deve ter visto algumas pessoas, principalmente em filmes, mexendo a taça para balançar a bebida.

Antes disso, saiba que essa etapa é dividida em dois. Primeiramente você vai cheirar sem balançar, para decifrar quais fragrâncias você sente. Só após essa primeira inalação você vai balançar a taça.

E qual o propósito disso? Como explicado pela nossa atendente, ao mexer o vinho você libera mais aromas, possibilitando que o olfato sinta mais odores.

Uma curiosidade que vai ajudar você que não tem experiência com degustação de vinho é a seguinte: os aromas que você vai sentir está diretamente ligado com sua experiência de vida.

Em outras palavras, quando alguém fala, por exemplo, que tal vinho exala um cheiro de geleia de amora recém feita, e você não sentiu a mesma coisa. Tal fenômeno ocorre porque a pessoa quem disse isso está acostumada com esse mesmo cheiro de geleia recém feita e você não.

Por isso, os cheiros sentidos em um vinho variam para cada indivíduo, o que influencia ocasionalmente no sabor.

Agora sim, chegamos na melhor parte. O terceiro passo é, por fim, beber.

É nesse momento que você vai sentir a densidade, a textura e o sabor que o vinho oferece.

Vale lembrar que aquilo o que você enquanto bebe o vinho também influencia no sabor que você vai sentir. Por isso, a água é utilizada para limpar todos os gostos que você está sentindo para poder apreciar diferentes vinhos.

Curiosidades interessantes || Vinhos Argentinos

Em relação ao processo que o vinho passa até ser servido na mesa, é interessante saber que absolutamente tudo influencia nas características da bebida.

Ele começa já na plantação da uva, passando pelo crescimento, colheita, imigração e até a fermentação dentro dos barris.

Um fato curioso, inclusive, é que a uva Malbec passa pelo processo de fermentação dentro de um barril de carvalho. Ou seja, o material do barril também interfere em seus aspectos.

Por outro lado, talvez você já tenha escutado alguém falar, ou até mesmo você tenha falado, que vinho suave nem é vinho, ou que vinho bom tem que ser de tal jeito, vendido por tal preço.

Contudo, uma das coisas que a funcionária que nos atendeu disse algo relevante.

Vinho bom não se destaca pelo preço, densidade ou se é seco ou suave; quem vai decidir se o vinho A é melhor do que o B é exclusivamente quem está tomando.

Veja também: Lanchonetes em Foz do Iguaçu

La Mansa Paraguai || RE Assessoria

Horário de funcionamento

La Mansa Paraguai funciona de segunda a sábado, mas com horários diferentes.

Atente-se a eles!

Segunda-feira: das 8 h às 18 h.

Terça-feira a Sábado: das 8 h a meia-noite.

Observação: lembre-se de que os fusos horários são diferentes entre o Brasil e o Paraguai, sendo uma hora a menos na cidade vizinha.

Conclusão || Vinhos Argentinos

E aí, está esperando o quê para tomar um bom vinho argentino?

Vem com a Combo Iguassu que nós oferecemos veículos exclusivos para que você possa alugar e ir aonde quiser.

Aproveite para se hospedar no Tarobá Hotel, um lugar com diversas recomendações e reconhecimentos, além da boa localidade central e onde uma de nossas filiais fica localizada.

Espero que tenha gostado da nova matéria do quadro Combo Experimenta. Para mais conteúdos acesse nosso blog e fique ligado no nosso canal do YouTube onde contamos toda essa experiência e muitas outras por vídeo.

Escrito e publicado por Diego Brito
Converse com a gente