Descubra tudo sobre como chegar ao Paraguai

Descubra tudo sobre como chegar ao Paraguai

O destino de compras favorito dos brasileiros

Como chegar ao Paraguai? Aqui você vai descobrir as melhores formas de ir ao país vizinho.

O Paraguai anualmente recebe milhares de turistas todos anos que passam pelo país principalmente pelo turismo de compras.

Dá uma olhada no que você encontrará neste blog post:

Turismo de compras no Paraguai.

como chegar ao paraguai/ ponte/ amizade/ compras
Ponte Internacional da Amizade/ Foto de Avant Produções

O Paraguai é um país da América Latina que tem aproximadamente 7 milhões de habitantes, sendo menor que o estado do Paraná. 

O país ficou conhecido principalmente por ser um centro comercial, tendo como suas principais cidades para compras:

  • Pedro Juan Caballero, que faz divisa com Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.
  • Salto del Guairá, que faz divisa, através do rio Paraná, com Guaíra no Paraná e Mundo Novo, com uma fronteira terrestre.
  • E Ciudad del Este, divisa com Foz do Iguaçu.

Estas cidades são conhecidas pelo turismo de compras, que todos os anos movimenta milhares de turistas.

Principalmente brasileiros que vêm de todos os cantos do país interessados nos produtos importados, o que contribui com a economia local.

Diariamente, milhares de pessoas cruzam as fronteiras para fazer compras em terras vizinhas. 

O que motiva bastante as pessoas, são os produtos mais baratos que no Brasil, pelo fato de ter menos impostos.

Mas enfim,  como chegar ao Paraguai?

Como dito anteriormente, o Brasil possui algumas cidades de fronteiras com o Paraguai, o que pode confundir quem deseja visitar o país, mas não conhece as cidades fronteiriças.

Então, vamos falar de cada uma delas nos próximos tópicos.

Pedro Juan Caballero e Ponta Porã

A cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, faz divisa com Ponta Porã no estado de Mato Grosso do Sul.

As duas cidades constituem uma conurbação, que é a união de duas cidades (ou mais) em consequência do seu crescimento geográfico, formando assim, regiões metropolitanas.

A fronteira que liga as cidades é feita pela BR 463 (Ponta Porã-MS) e pela Ruta 05 (Pedro Juan Cabellero- PY), sendo possível ser acessada de carro ou a pé (para aqueles que gostam de caminhada).

Salto del Guairá e Mundo Novo

A cidade paraguaia Salto del Guairá, que fica a 450km de Assunção, faz divisa com as cidades brasileiras de Guaíra no Paraná e com Mundo no Mato Grosso do Sul. 

Infelizmente, em Guaíra não tem fronteira direta com o Paraguai, pois o rio Paraná corta as duas cidades, mas logo a frente, em Mundo Novo, tem uma fronteira terrestre.

A cidade é um polo turístico de compras, bem estruturada e que geralmente recebe compradores que são formados por famílias ou grupo de amigos.

fronteira/ Paraguai/ compras
Ponte internacional da Amizade/ Foto: Avant Produções

Ciudad del Este e Foz do Iguaçu

Por último e não menos importante, a fronteira mais movimentada do país, entre Ciudad del Este, que fica no extremo leste do Paraguai, e Foz do Iguaçu, no lado brasileiro.

Talvez esta seja a forma mais conhecida de como chegar ao Paraguai.

Ligadas pela Ponte da Amizade, Foz do Iguaçu e Ciudad Del Este são cidades gêmeas, ou seja, cidades que têm grande potencial de integração econômica e cultural.

A Ponte da Amizade, quando inaugurada, tinha apenas algumas dezenas de carros que passavam pela via. Hoje, passam pela ponte cerca de 20 mil pessoas a pé e 40 mil veículos todos os dias.

A relação entre as cidades é fundamental para o desenvolvimento econômico da região e dos países, ambas integrantes do Mercosul.

Para quem pretende visitar a cidade de Foz do Iguaçu, fazer passeios nos atrativos  turísticos e também passar pelo paraíso de compras em Ciudad del Este, temos dicas de como atravessar a ponte da melhor forma possível.

A pé

Uma alternativa para quem quer economizar e ao mesmo tempo gosta de uma aventura, atravessar a pé pode ser uma boa opção.

Claro que, para quem optar por ir andando é necessário um pouco mais de tempo, pois o trajeto iniciado da aduana brasileira até a chegada das primeiras lojas, tem cerca de 1,5km.

É aconselhável que se utilize roupas e calçados confortáveis, evite bolsas grandes, jóias e bijuterias, e leve água para se hidratar durante o caminho.

Carro x Táxi x Aplicativo de transporte

Para quem gosta de um pouco mais de conforto e exclusividade, atravessar a ponte de carro é uma opção.

No entanto, se o motorista não for experiente e nem muito paciente, não é aconselhado pegar a estrada.

Pois, o grande movimento de carros e motos na entrada e saída da ponte e também dentro do Paraguai podem causar grandes dores de cabeça.

Uma outra questão é que ao atravessar de carro, você irá precisar da carta verde, que é um seguro obrigatório dos países do Mercosul. 

O táxi seria a alternativa mais confortável para atravessar a fronteira, no entanto, esse conforto tem um custo mais alto, dentre as opções aqui deixadas.

Os aplicativo de transporte, teoricamente não tem permissão para atravessar a ponte, deixando os passageiros na aduana, lado brasileiro. 

Ainda assim, alguns motoristas prestam esse serviço, mas não o fazem diretamente pelo app, cobrando um valor mais caro para passar a ponte. 

Ônibus

Existem algumas linhas de ônibus circulares que passam no terminal de transporte urbano de Foz do Iguaçu e deixam o passageiro na Vila Portes, próximo a Ponte da Amizade.

Também existem os ônibus internacionais que fazem a rota Ciudad del Este – PY/ Centro de Foz do Iguaçu- BR/ Puerto Iguazú – AR.

Se estiver hospedado no centro de Foz, eles passam em frente ao terminal de transporte urbano, e são uma boa opção porque atravessam a ponte e te deixam no centro comercial de Ciudad del Este.

A tarifa dele é um pouco mais cara relação ao ônibus normal, mas não deixam de ser uma opção econômica e prática.

As viações que ligam Foz a Cidade do Leste são: Trans Paranaense, Easy Bus, Nustra Señora de Asunción.

O valor da passagem é de R$12,00 (julho de 2022).

Combo Iguassu

Agora, se você gosta de comodidade e segurança, com a Combo Iguassu você vai para as lojas mais confiáveis do Paraguai. 

E, além disso, tem a praticidade de não precisar se preocupar em procurar um transporte para voltar. 

O transporte te busca no seu hotel e te deixam no mesmo lugar, depois do passeio. Sem contar que você terá toda a orientação dos cuidados e onde comprar com segurança. 

A Combo oferece o serviço de transfer para Compras no Paraguai e tem ainda, o Iguassu City Pass, que é um pacote de transfers para vários atrativos da cidade, inclusive para compras.

Maravilha, não é mesmo?

Vale a pena comprar no Paraguai?

Paraguai/ Importados/ Compras
Foto: Cell Shop Importados

Fazer compras no Paraguai, em suma, é bem acessível, os preços para o consumidor final são bem menores do que no Brasil.

Claro que para economizar, é necessário que os consumidores pesquisem preços, verifiquem os locais que valem a pena comprar, para no final não sair no prejuízo.

Conclusão

Bom, aqui você viu sobre como chegar ao Paraguai.

E se quiser fazer compras no Paraguai e aproveitar para visitar os pontos turísticos de Foz do Iguaçu, descubra mais sobre os serviços da agência Combo Iguassu.

Se curtiu este texto, continue vendo mais dicas como essa no nosso blog

Veja o que diz quem já viajou conosco.

Créditos de foto de capa: Shopping Paris

Texto de Henrique Cemim | Atualização 30/08/2022. 

Siga as nossas redes sociais!

Converse com a gente