Visitantes do Refúgio Biológico poderão conhecer oncinha a partir de abril.

Consultar

Foto: Alexandre Marchetti

Ela está gordinha, saudável, bastante ativa e com os primeiros dentes de leite despontando. Aos 35 dias de vida, a oncinha nascida no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) da Itaipu Binacional passa bem e já está pesando 4,772 quilos.

O filhote fêmea de onça-pintada (Panthera onca) passou pela terceira pesagem nesta sexta-feira, 03. Na primeira, no dia 10 de janeiro, ela estava com 2,6 quilos. Já na segunda, no dia 17, ela pesou 2,97 quilos. Desde a última pesagem, o peso dela subiu 1,8 quilo.

Como o desenvolvimento do filhote está ocorrendo de acordo com os protocolos de manejo da espécie, a estimativa é que a mais nova pop star do RBV possa ser vista pelo público a partir do mês de abril. Ela será colocada em exposição no recinto das onças, instalado no circuito turístico. Nena, a mãe, que está na maternidade do recinto desde antes do nascimento, em 28 de dezembro, também voltará ao espaço.

%imagem-1%

A bebê-onça só irá para a área de exposição quando tiver boa coordenação e conseguir nadar. Antes disso, o risco de se afogar é grande, já que o recinto dos felinos abriga um lago de um metro e meio de profundidade.

“Quando as duas forem colocadas no local, Valente, o pai, que está lá no momento, será recolhido. A mãe tem instinto materno e cuida do filhote, mas o pai disputa território com o filho e pode matá-lo”, explica o médico veterinário Wanderlei de Moraes, da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu. A exposição dos animais será feita sempre em revezamento – ou mãe e filha, ou o pai.

Depois que a oncinha estiver familiarizada com o espaço e já for conhecida pelo público, a Itaipu lançará um concurso para batizá-la. As regras serão divulgadas na ocasião. A expectativa é que em um ano e meio a caçula da família de felinos esteja pronta para a reprodução. Mas a ideia é encaminhá-la antes disso para outra instituição que deseje reproduzir a espécie.

Visitas

O Refúgio Biológico Bela Vista faz parte do complexo turístico de Itaipu. As visitas podem ser feitas de terça a domingo, em seis horários: 8h30, 9h30, 10h30, 13h30, 14h30 e 15h30. A duração do passeio é de aproximadamente duas horas e meia.

Compre seu ingresso para o Refúgio Biológico

Reserve seu transporte para a Itaipu

A Combo Iguassu te leva para conhecer esta e muitas outras maravilhas! Conheça os melhores passeios em Foz do Iguaçu com uma das mais conceituadas agência de turismo em Foz.

Confira o site da da Agência Combo Iguassu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *