Viajar na pandemia com segurança, é possível Combo Iguassu

Viajar na pandemia com segurança, é possível? | Combo Iguassu

Consultar

Será que viajar na pandemia com segurança, é uma alternativa possível?

Se você precisa ir em uma viagem em tempos de coronavírus, vai descobrir nessa nova matéria do blog da Combo Iguassu, dicas para dar os primeiros passos nessa jornada!

Venha ver como tornar realidade sua visita, mantendo os cuidados necessários!

Observe!

Viajar na pandemia é seguro?

Após meses de combate ao coronavírus, protocolos e decretos, muitos brasileiros sentiram uma nova necessidade de viajar no fim da quarentena.

Não é um desejo atoa, como pudemos sentir, o isolamento social provocou enorme saudade de praticar as atividades turísticas, motivando um crescimento contínuo de viagens e excursões intencionadas antes mesmo do fim da pandemia.

Mas, será que já seguro para colocarmos os pézinhos na água?

É fato que a pandemia não acabou, nosso país continua na luta contra o covid-19, enquanto as pessoas estão cada dia mais impulsionadas em sair para atividades sociais.

Podemos fazer diversas coisas, desde que sempre respeitamos as normas de segurança sanitária e se precavendo o máximo possível. Seja indo para o trabalho, fazendo compras ou viajando, nenhum ambiente é 100% seguro.

Portanto, não existe garantia exata de onde as pessoas podem pegar o vírus e o que estavam fazendo naquele momento para ter o contraído.

O certo, é independente da situação, todos se cuidem, respeitem o distanciamento social e sigam rigorosamente as instruções de higiene. Para manter um ambiente protegido e mais seguro, devemos ter a contribuição geral das pessoas.

Normas de segurança nos destinos turísticos

Lembre-se, muitos destinos turísticos no Brasil e no mundo, adotaram novas medidas de funcionamento para seus atrativos e estabelecimentos.

As regras comuns, são como uso obrigatório de máscaras, pontos com álcool em gel, limitação de pessoas no ambiente, distanciamento entre os visitantes, marcações em bancos e cadeiras, divisão e mais distanciamento em filas, monitoramento dos funcionários nas medidas protetivas, priorização dos ingressos online e mais.

Algumas fronteiras internacionais se mantém fechadas e sem previsão de aberturá, é ideal que os brasileiros que forem viajar nessa pandemia, consultem as disponibilidades das fronteiras terrestres com nosso país.

Viajar na pandemia - família no aeroporto
Aeroportos e nova medidas de segurança| Foto do Canva Pro

Cuidados nas viagens de avião

Para viajar de avião pela primeira vez, as pessoas precisam se preparar com antecedência e cautela, com a pandemia esse cuidado é dobrado!

Os aeroportos estão seguindo os fluxos de passageiros, com implementação do distanciamento social, aglomerações estão proibidas, portanto, quem for viajar é melhor ir com uma turma pequena ou de preferência, ir sozinho.

Respeite os espaçamentos nas filas e das aéreas de check-in, escute as instruções dos comissários de bordo e as chamadas para se deslocar da aeronave.

Não é recomendado ficar circulando pelo avião durante o voo, o uso de máscara é obrigatório em todo trajeto.

As compras de passagens, estão sendo feitas de forma online e os serviços de bordo foram suspensos ou reduzidos pelas companhias aéreas. As limpezas nos aviões e aéreas comuns dos aeroportos foram reforçados, além de equipamentos (EPI’s) sendo utilizados pelos profissionais do setor.

Regras sobre quantidades de líquidos e produtos da mala de viagem, permanecem as mesmas, apenas plantas e animais foram proibidos de serem transportados, temporariamente.

Quer saber mais informações a respeito dos novos processos nos aeroportos? Acesse o site da ANAC na página “cuidados ao viajar” e fique completamente informado!

Como viajar na pandemia? Dicas de segurança!

Pronto, agora que você sabe como está acontecendo os processos nos destinos turísticos e nas viagens de avião, chegou o momento de organizar-se para viajar na pandemia.

Vamos ver como fazer isso? Confira!

1. Faça um check-up de sua saúde

Antes mesmo de iniciar uma viagem durante a pandemia, é essencial para sua saúde fazer uma visita ao seu médico responsável, procurando uma avaliação profissional.

Por que tanto cuidado?

É melhor você estar ciente do seu estado de saúde, nesse caso, é vital se programar com os medicamentos que precisa levar, os riscos que possui caso contraia o vírus e por aí adiante.

Se você for liberado, terá a consciência limpa de que está saudável para viajar e corre menos riscos de adoecer na viagem, seja de covid-19 ou outra doença.

Verifique sua carteira de vacinação, leve as prescrições que forem repassadas e não esqueça nenhuma instrução fundamental.

O que não posso esquecer?

Leve seu cartão do SUS, documentos e demais artigos que precisar.

Quando saímos para curtir e aproveitar as férias, não esperamos que alguma emergência ocorra, mas caso algum acidente ou doença apareça, você estará um passo a frente e preparado para várias situações.

Não sabe o que pode ou não levar na mala de mão? Dá uma olhadinha aqui.

Viajar na pandemia - Praia de Recife
Recife – Brasil | Foto do Canva Pro

2. Escolha os melhores destinos turísticos

Uma das maiores dúvidas em períodos como o atual, é para onde “fugir” nesses momentos?

Bom, existe inúmeras cidades turísticas já sendo cotadas na pós-pandemia, são paraísos nacionais que guardam muitas programações e belezas naturais para quem quiser se aventurar dentro do próprio país.

Os mais cotados, são aqueles que possuem mais lugares abertos e que evitem aglomerações.

Se quiser viajar durante a pandemia, recomendamos seguir a mesma regra e encontrar além de um excelente turismo, lugares mais seguros e voltados em medidas de prevenção contra o covid-19.

Para onde viajar na pandemia?

Entre os destinos brasileiros, destacamos cidades fascinantes para o turismo como Belém, Manaus, Florianópolis, Fortaleza, Recife, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Salvador.

São cidades cheias de ecoturismo, parques nacionais, praias, recifes, cachoeiras e até monumentos naturais portadores de títulos como das 7 Maravilhas da Natureza.

3. Siga os novos decretos nacionais e estaduais

Para viajar com segurança, é muito importante que você acompanhe as últimas notícias e decretos para viagens tanto internacionais como nacionais, emitidos no Brasil por seus órgãos responsáveis.

São tempos de mudanças e a qualquer momento, novos lockdows ou quarentenas podem ser emitidas. Para evitar surpresas como essa, fique ligado em notícias, obviamente verídicas, sobre os últimos decretos do destino turístico que você vai passear e de sua cidade de atual habitação.

Não caia em fake news!

Grupos em redes sociais possuem muitas informações, mas é sempre ideal que busquemos investigar e nos informar das veracidades do que lemos e discutimos, seja online ou de forma boca-a-boca.

Procure as fontes de informações mais confiáveis possíveis, não caia em notícias absurdas ou muito sensacionalistas. Desinformação não irá ajudar em nada, portanto, faça sua investigação pessoal e tire a limpo todas as suas dúvidas.

Em caso de pesquisa de o que está aberto – como exemplo, Foz do Iguaçu, vise ir atrás de profissionais do turismo na cidade ou até mesmo dos próprios atrativos, para saber o que está em funcionamento.

Sugestão: Entre em nosso grupo do Facebook – Dicas de passeios, turismo e hotéis em Foz do Iguaçu.

Pessoa com notebook e cartão de crédito
Adquira as passagens e ingressos online | Foto do Canva Pro

4. Compre tudo de forma online

Os e-commerces estão bombando durante a pandemia e não é para menos!

As pessoas estão mais e mais preocupadas em se deslocar ou ficar em locais com muitas aglomerações, é um receio com muito sentido, visto as proliferações do coronavírus.

Então, para atender esses compradores e seguir as vendas, grande parte das empresas estão voltadas as negociações e ofertas online.

Busque comprar passagens aéreas, passeios, ingressos, transportes e até hospedagem de forma virtual. Hoje em dia, isso é muito fácil e até mais tranquilo para muitos clientes.

Veja também: Como viajar gastando pouco? Dicas de viagem!

Como reservar hotel pela internet?

É muito fácil, basta achar um site do seu hotel de preferência e fazer sua reserva através de algum botão de “reserve já” ou caixas com “entrada” e “saída”.

Precisando do passo a passo e dicas fundamentais do assunto, recomendamos a matéria “10 Dicas de Hospedagem” do Tarobá Hotel.

Cheia de informações de como formas de fazer sua reserva de forma online e segura, essa matéria é de um dos melhores hotéis 3 estrelas do centro de Foz do Iguaçu, dê uma conferida.

Vamos seguir nessas dicas da viagem pandemia? Continue lendo!

5. Cumpra com as normas de segurança sanitária

Tanto no aeroporto, como nos estabelecimentos, é vital não querer ser inconveniente e deixar de seguir as regras de comportamento dos locais.

Estamos vivendo em conjunto de uma forma ou outra, precisamos respeitar o coletivo e saber que para se proteger, é necessário a contribuição de todos.

Sabe como viajar sozinho? Conheça algumas dicas de viagem solo.

O que pode ser pedido nos estabelecimentos?

Muitos lugares precisam respeitar normas rígidas de higiene e segurança sanitária, para não serem denunciados e punidos com multas que podem levar, em casos graves, até no fechamento do local.

As regras básicas são manter o número limite de clientes em seu interior, não acima da máxima. Isso varia do regulamento determinado para cada região, com base nas dimensões do estabelecimento.

Ter pontos de higienização das mãos (álcool em gel na maioria das vezes) nas entradas e saídas, ou pelo menos, disponível para os clientes em seu interior. Com sinalização instruindo o uso da máscara e claro, o distanciamento social.

Em resumo, nessa viagem na pandemia, opte por seguir as regras do estabelecimento e seja o tipo de viajante perfeito para vários trips por aí.

Gosta de astrologia? Leia sobre o jeitinho de cada signo em Foz do Iguaçu!

Restaurante | Moça se servindo
Frequente lugares nas normas sanitárias |Foto do Canva Pro

6. Procure por boas recomendações

Viajar na pandemia, não parece algo simples.

Para evitar problemas, será muito bom ter as melhores recomendações de quais lugares visitar, os restaurantes, pontos turísticos e empresas que fiquem com as certificações sanitárias, como o Selo de Turismo Responsável.

Hospedagem – Fique seguro!

Siga até as hospedagens que seguem as normas de segurança sanitária.

É importante consultar em vários sites de indicações e avaliações como o TripAdvisor, conheças os principais meios de hospedagens e verifique os cuidados tomados na estadia.

Onde comer – Café da Manhã, Almoço e até Jantar

Os restaurantes, lanchonetes, padarias e todos os meios de alimentação precisam estar nas regras sanitárias. Siga mais recomendações confiáveis, faça uma lista dos seus favoritos e vá nessa jornada gastronômica.

Já sabe os melhores restaurantes de Foz do Iguaçu? Acesse aqui.

7. Mantenha o uso da máscara e do álcool em gel

Para onde você vá ao viajar na pandemia, é sempre necessário não esquecer de suas máscaras e também o álcool em gel para diversos destinos.

É bom saber também a quantidade líquida de álcool em gel que pode ser transportado, as normas são que em voos nacionais o máximo é de 500 ml, já em voos internacionais essa quantidade é de 100 mls.

Adapte suas máscaras laváveis com visual, hoje em dia existem máscaras de bandas, cores e estampas personalizadas. Adote as que complementem o visual, lave-as bem após o uso e fique seguro.

Saiba qual roupa levar para sua viagem em Foz do Iguaçu, monte incríveis looks e sempre embarque com as máscaras a disposição.

Viajar na pandemia | Moça passando álcool em gel
Mantenha a higienização das mãos| Foto do Canva Pro

8. Continue com as prevenções básicas

Os cuidados básicos nunca devem ser deixados de lado. É sempre importante, frisarmos essa parte para as pessoas, principalmente, para quem planeja viajar pandemia.

Siga as seguintes recomendações:

  • Higienize-se suas sempre que possível, lave as mãos com água corrente e sabão – Ao tocar superfícies ou ter contato com outras pessoas;
  • Em caso de coriza, limpe-se com lenços descartáveis ou papel higiênico;
  • Não toque seu rosto com sem higienizar suas mãos antes;
  • Sempre cubra a boca e o nariz quando for espirrar;
  • Esterilize seus artigos de uso pessoal – Use álcool líquido para objetos e para superfícies como o chão deve-se usar água sanitária;
  • Leve itens de higiene pessoal e remédios para alergia que possuir – Por exemplo, renites alérgicas.

Observe se você ou alguém da viagem tiver algum sintoma de coronavírus, em casos graves dessa afirmação, procurem imediatamente atendimento médico em algum hospital ou unidade de atendimento mais próxima.

9. Sempre fique informado!

Procure seguir sites ou jornais de notícias com muita autoridade no assunto, se mantenha informado com qualidade e fique sempre um passo a frente das últimas informações.

As últimas notícias são promissoras sobre as primeiras vacinações mundiais, esperamos que, em breve, nosso país esteja imunizado dessa doença.

Lugares para viajar na pandemia

Enquanto o cenário não muda drasticamente, será ótimo já ter uma listinha dos diversos destinos mais cogitados para esse primeiro momento!

Se liga em alguns tópicos que podem parecer interessante para você:

Viajar na pandemia | Casal de máscara
Mantenha os cuidados essenciais | Foto do Canva Pro

10. Tenha responsabilidade e cuidado

Mantenha-se nesses cuidados e as chances de se ter uma viagem tranquila e segura serão muito maiores.

Fique ligado em alguns sintomas da doença, como os seguintes:

  • Febre
  • Tosse seca e cansaço

Alguns sintomas menos comuns, mas que foram relatados por quem adquiriu a doença:

  • Perda de paladar e olfato
  • Dor de garganta e dor de cabeça
  • Diarreia e conjuntivite
  • Erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos

Os sintomas mais graves são:

  • Dificuldade respiratória ou falta de ar
  • Perda da fala ou movimento
  • Pressão ou dor no peito

Em caso de alguma suspeita de estar com coronavírus, procure a Central do COVID-19 ou algum centro de saúde mais próximo, para realizar um teste da doença.

Antes de se dirigir algum centro médico (Posto de saúde, clínicas ou hospitais), ligue com antecedência.

Para mais informações sobre o covid-19, acesse o site do Ministério da Saúde através do endereço coronavirus.saude.gov.br.

Passeios em Foz do Iguaçu – Aquamania | Combo Iguassu

Viajar na pandemia para Foz do Iguaçu

Já viu o que está em funcionamento na cidade?

Para complementar seu roteiro de viagem, preparamos uma programação completa de tudo que está aberto e em plena atividade na cidade.

Acesse Roteiro Foz do Iguaçu 2020 e tenha o cronograma de 7 dias de aventura por aqui.

Onde comprar os ingressos/transportes?

Para tornar sua viagem com conforto e segurança na Terra das Cataratas, adquira os serviços da Combo Iguassu.

Sua agência de turismo ideal para fazer as melhores viagens aos passeios de Foz do Iguaçu e região.

Já viu quem viajou com a Combo? Entre nessa publicação do Instagram da influencer Amanda Pontes.

Conclusão: Viajar na Pandemia, rola ou não?

Como pudemos ver, viajar na pandemia é possível, mas depende muito da responsabilidade dos viajantes em manter as regras e normas sanitárias dos destinos turísticos.

Portanto, arrume suas malas, faça um ótimo planejamento, não esqueça nenhum item essencial e parta com responsabilidade e cuidado em sua jornada.

Visite destinos fantásticos, explore novas experiências como as do esporte de aventura, ecoturismo, passeios culturais, turismo rural, sol e praia, eventos e muitos mais.

Gostou dessa matéria? Temos muito mais em nosso blog!

Fique à vontade, leia algumas que escolhemos exclusivamente para você:

Siga nossas redes sociais <3

Capa: Imagem do Canva Pro | Edições por Lauana G. Simões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − cinco =