Pesquisa revela, ainda, que 88,3% confiam na empresa, 85,5% avaliam imagem como “ótima e boa” e 76,3% desejam visitá-la como turista. Estudo cobre universo de mais de um milhão de habitantes.
A ampla maioria (90,5%) da população do Oeste do Paraná aprova Itaipu e confia (88,3%) na empresa, diante de baixas taxas de desaprovação (1,2%) e desconfiança (1%). As conclusões são de uma pesquisa feita com 1.102 pessoas, em 14 municípios da região, de 31 de outubro a 8 de novembro, a pedido da Itaipu.
A avaliação também mediu a imagem de Itaipu para a comunidade, classificada como “ótima e boa” para 85,5%, “regular” para 7,5% e “ruim e péssima” para somente 0,6%.
De forma espontânea, Itaipu foi lembrada como uma empresa pública importante para o desenvolvimento da região Oeste para a maioria dos entrevistados (92,5%). A pesquisa revelou, ainda, que a usina é um destino turístico desejado para uma parcela significativa (76,3%) dos moradores, responsável pela análise e aplicação de resultados da Radar Inteligência.
“Percebemos que, para a população do Oeste, a relevância de Itaipu transpassa a produção de energia”, afirma Sabadin. Isso ajudaria a explicar, por exemplo, por que um quarto dos entrevistados (24,7%) respondeu que Itaipu é “importante, mas poderia contribuir com mais” à região. “Como a empresa não é vista exclusivamente como uma geradora de energia, o anseio por parte da população é maior”, completa.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,4 bilhões de MWh. Em 2016, a usina retomou a liderança mundial em geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh gerados. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 16,8% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75,6% do Paraguai.
%imagem-1%
Atrativo turístico em evidência
A promoção do turismo pela Itaipu é aprovada pela quase a totalidade (98,3%) dos que conhecem a iniciativa, ainda que a minoria entrevistada tenha vindo à usina como visitante. Um grupo de 67,8% afirmou não ter estado na Itaipu como turista, diante dos 32,2% que responderam afirmativamente à questão.
Se depender da vontade dos moradores, esse percentual pode ser maior nas próximas pesquisas. O levantamento mostra que a vontade de visitar Itaipu como turista é expressa por 76,3%. Parcela similar deseja vir às Cataratas do Iguaçu (79,1%). Ambas superam, por exemplo, a aspiração de fazer compras no Paraguai, manifesta por 25% dos entrevistados. Somente 2% disseram que não gostariam de passear na Itaipu ou nas Cataratas.
A gratuidade de visitação oferecida aos vizinhos de Itaipu em alguns passeios pode ser um estímulo aos que pretendem vir à usina. Desde abril de 2012, moradores dos municípios da região trinacional e lindeiros ao Lago de Itaipu e ao Parque Nacional do Iguaçu têm isenção para a Visita Panorâmica, a Iluminação da Barragem, Refúgio Bela Vista, Polo Astronômico e Ecomuseu, atrativos mantidos pela usina. Há desconto de 50% para outros passeios (Circuito Especial e Porto Kattamaram) e estacionamento.
%imagem-2%