, REFÚGIO BIOLÓGICO – Educação ambiental e aventura em meio a Mata Atlântica, Passeios em Foz do Iguaçu | Combos em Foz com desconto

REFÚGIO BIOLÓGICO – Educação ambiental e aventura em meio a Mata Atlântica

Consultar

Foz do Iguaçu possui um dos maiores monumentos da engenharia criado pelo homem, a maior usina hidrelétrica do mundo – Usina Binacional Itaipu. Entre motores, computadores e tubulações estão animais como serpentes, jaguatiricas, onças pintadas, quatis entre tantos outros. Como? Essa é fácil de responder. A Itaipu Binacional é idealizadora do Refúgio Biológico Bela Vista. Hoje conheceremos um pouco mais de como funciona e o que encontrar em um dos passeios mais procurados de Foz do Iguaçu.

O Refúgio Biológico Bela Vista é uma das 6 unidades de conservação da Itaipu Binacional, e trata-se de uma área de preservação permanente, com o intuito de preservar a fauna e flora, realização de pesquisas, recuperação de áreas degradadas, paisagismo, educação ambiental, reprodução animal, produção de mudas e abastecimento de água para o município de Foz do Iguaçu.

%imagem-1%

Iniciado em 1977, o programa de fauna continha o primeiro inventário dos animais existentes na região que, futuramente seria inundada. Com a formação do lago em 1982, uma operação chamada Mymba Kuera resgatou animais onde parte deles foram destinados a instituições de pesquisa, já a outra parte foi solta em reservas e refúgios biológicos.

Uma revitalização norteada pela sustentabilidade e conceitos como: arquitetura verde e eficiência energética, foram realizados em 2002, transformando o Refúgio Biológico Bela Vista em um instrumento de educação ambiental e uma das principais atrações turísticas da região. Foram 23 novas edificações para os mais diversos fins, citando como exemplos o Centro de Recepção aos Visitantes, Centro de Educação Ambiental e Turismo, entre algumas trilhas para visitação. Veja a lista abaixo:

• Trilha dos Animais – um percurso de 1.850 metros onde é possível apreciar a fauna e flora da região.

• Trilha Interpretativa Guaimbê – um percurso de 1.380 metros de extensão no qual pode ser visto o Guaimbê, um cipó que dá nome a trilha.

• Trilha dos Sentidos – uma pequena trilha de 530 metros que tem intuito de explorar e expandir os seus 5 sentidos.

• Trilha Experiência em Sustentabilidade – nesta trilha você terá a oportunidade de observar as experiências aplicadas em ambientes sustentáveis que sejam economicamente viáveis e ecologicamente corretos.

• Trilha das Águas – uma trilha com 900 metros de extensão onde é apresentado o correto uso da água de forma sustentável.

%imagem-2%

HORARIOS DE VISITAÇÃO

O passeio pelo Refúgio Biológico Bela Vista ocorre de terça a domingo, nos seguintes horários:

• 8h30min

• 9h30min

• 10h30min

• 13h30min

• 14h30min

• 15h30min

Os passeios são instruídos por guias nos seguintes idiomas: português, inglês e espanhol.

%imagem-3%

ROUPAS E ACESSÓRIOS

É proibido entrar com bolsa e mochilas grandes e, as bolsas menores estão sujeitas a revista. O clima de Foz do Iguaçu é muito quente, por isso, recomendamos o uso de camisetas leves, calças ou shorts, protetor solar, boné/chapéu e muita água mineral.

Venha realizar esse passeio corretamente ecológico em Foz do Iguaçu! Amplie sua experiência pela região da Tríplice Fronteira com o Mirante Hotel, o melhor hotel colonial da região!