, Que nome você daria para a filha de Valente e Nena? A mais nova onça pintada do Refúgio Biológico Bela Vista, Passeios em Foz do Iguaçu | Combos em Foz com desconto

Que nome você daria para a filha de Valente e Nena? A mais nova onça pintada do Refúgio Biológico Bela Vista

Consultar

A cidade de Foz do Iguaçu atrai turistas de todos os cantos do mundo, que viajam todo o globo para deslumbrar uma das sete maravilhas naturais da humanidade, as Cataratas do Iguaçu. Mas nossa cidade vai além, muito além de ser atrativa apenas pelas quedas d’água do rio Iguaçu, lugares como o Marco das Américas, Parque Nacional do Iguaçu e a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab também são famosas por sua cultura, entretenimento e beleza, assim como o Refúgio Biológico Bela Vista, assunto de nossa matéria de hoje, onde você vai conhecer a filha de Nena e Valente que, ainda sem nome, está encantando todos os visitantes e turistas.

O Refúgio Biológico Bela Vista é localizado entre o Parque Nacional do Iguaçu e Ilha Grande, tendo suma e fundamental importância para a Tríplice Fronteira (Paraguai, Argentina e Brasil), pois é o projeto mais antigo e bem-sucedido de preservação ambiental. Essa unidade de conservação foi inaugurada no dia 27 de junho de 1984, seus 1920 hectares tem o objetivo de receber e readaptar milhares de espécies da fauna e da flora que foram desalojadas durante a formação do reservatório de Itaipu.

%imagem-1%

Além de preservar a fauna e a flora, outra importante característica do Refúgio Biológico Bela Vista é a integração ao “corredor ecológico” que liga Guaíra a Parque Nacional do Iguaçu, passando pela mata ciliar do reservatório, tanto nas margens brasileiras como paraguaias, totalizando 40 mil hectares.

Dos 40 mil hectares supracitados, 29,5 mil hectares são correspondentes a vegetação que compõe a faixa de proteção do reservatório, no qual é formada por aproximadamente 24 milhões de mudas de árvores consolidadas no final dos anos 90. Essa ata ciliar chega a aproximadamente 200 metros de largura, exercendo a função de proteção e suporte para a fauna e flora local, integrando-se ao corredor biodiversificado, unindo o Bioma Pampa ao Pantanal Mato-grossense.

É aqui, no Refúgio Biológico Bela Vista que você irá encontrar a mais nova oncinha que vem fazendo o maior sucesso com todos os visitantes. Com aproximadamente 90 dias de vida e pesando mais de 5kg, a onça que ainda não possui nome, passa bem e está saudável segundo os veterinários do local, se desenvolvendo em tempo normal e fora de riscos.

A oncinha ainda está se acostumando com o seu novo lar, visto que para ela ser exposta na área de exposição precisa ter uma boa coordenação e conseguir nadar, já que o lago do recinto dos felinos possui profundidade de um metro e meio.

%imagem-2%

O nascimento da onça bebê é um fato inédito, sendo o primeiro caso de reprodução de onças que obteve sucesso em 14 anos de tentativas pelo Refúgio Biológico Bela Vista. Nena, a mamãe, tem apenas 3 anos de idade e chegou ao Refúgio através de uma doação realizada pelo Criadouro Científico Instituto Onça-Pintada, localizado em Goiás. A chegada de Nena foi em agosto de 2016 e em setembro do mesmo ano teve contato com Valente (de nove anos), o pai da onça bebê e antigo morador do Refúgio. A oncinha é toda preta, assim como a mãe, devido à grande quantidade de melanina no corpo.

O médico veterinário Wanderlei de Moraes, da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu explica a respeito da exposição da nova onça: “Quando as duas forem colocadas no local, Valente, o pai, que está lá no momento, será recolhido. A mãe tem instinto materno e cuida do filhote, mas o pai disputa território com o filho e pode matá-lo”.

Uma pergunta fica latente no ar, causando a curiosidade de todos – qual será o nome da nova onça do Refúgio Biológico Bela Vista? Se você tem um palpite ou algum nome preferido, fique ligado! A Itaipu nos informou que assim que a onça bebê estiver familiarizada com seu novo lar, irá lançar um concurso onde o nome mais votado será escolhido para batizar a nova felina. As regras para o concurso ainda não foram divulgadas, e segundo a Itaipu aguardam um momento mais oportuno, mas o objetivo principal é encaminhá-la para alguma outra instituição que deseje reproduzir a espécie, já que a expectativa é de que em um ano e meio a nova felina já esteja apta para reprodução.

E então? Vamos fazer uma visita ao Refúgio Biológico Bela Vista? As visitas podem ser feitas de terça a domingo em seis horários: 08h30min / 09h30min / 10h30min / 13h30min / 14h30min e 15h30min. A duração do passeio é de duas horas e meia aproximadamente, mas talvez seja pouco para tanto encanto. Faça uma visita, plante uma árvore nativa e faça parte do maior programa de reflorestamento do mundo criado por um hidrelétrica.

%imagem-3%

Já que estamos falando de alguns destaques da cidade de Foz do Iguaçu, não podemos deixar de falar do Mirante Hotel Foz do Iguaçu, o melhor hotel colonial de toda a região da tríplice fronteira, considerado um dos pioneiros em hotelaria. Nossos quartos em estilo rústico mantem a beleza antiga e o conforto que você irá encontrar só aqui. Possuímos um Business Center completo para que você fique em dia com seu trabalho enquanto desfruta do conforto e qualidade de nosso hotel. O café da manhã possui mais de 40 itens para compor seu desjejum, tendo um menu preparado especialmente para intolerantes a lactose e glúten. A sala de jogos é completa, com air hockey, fliperama, pebolim, bilhar e muito mais, garantindo a diversão em qualquer momento para todas as idades. Quer conhecer mais? Então faça já sua reserva conosco, estamos animados e ansiosos com sua vinda. VEM!

Mirante Hotel Foz do Iguaçu. Qualidade e conforto com a melhor economia!