Parque das Aves: conheça o Backstage e o Forest!

Parque das Aves: conheça o Backstage e o Forest!

Consultar

Como surgiu o Parque das Aves?

A ideia de criar um parque de aves surgiu em uma cidade costeira da Namíbia, na África. A família Croukamp ganhou um filhote de Papagaio-do-Congo, despertando o amor pelas aves em Dennis Croukamp.

Alguns anos depois, eles se mudaram, e um amigo da família sugeriu que se mudassem para Foz do Iguaçu e criassem um parque de crocodilos. Dennis Croukamp (fundador do Parque) respondeu: ‘’Eu gosto de aves, vou criar um Parque das Aves’’, surgindo um sonho que acabou se tornando o maior Parque de Aves da América Latina.

Com a companhia de seus amigos e sua família, Dennis viajou para o Brasil, após receber todas as licenças que eram necessárias, adquiriu 16 hectares de floresta subtropical entre o Rio Iguaçu e o Parque Nacional do Iguaçu. Anna Croukamp, esposa de Dennis e médica veterinária, comprou uma cópia do livro ‘’Português Em Três Meses’’ e estudou nosso idioma.

E então, foram retirados todos os detritos que foram cumulados ao longo dos anos, a vegetação invasora foi substituída por centenas de árvores nativas que estão espalhadas pelo Parque. Anna Croukamp adentrou a mata fechada para buscar os melhores lugares para construção dos recintos, criando trilhas pelas florestas e ligando-as, várias pessoas se uniram para construção do Parque das Aves de Foz do Iguaçu.

Parque das Aves: conheça o Backstage e o Forest!
Foto Parque das Aves

No dia 1º de novembro de 1993, Dennis e Anna começaram a construção do Parque das Aves, lar do maior viveiro de aves do mundo, e foi inaugurado no dia 7 de outubro de 1994, apenas 11 meses após a família Croukamp ter desembarcado em nosso país.

As primeiras aves do Parque começaram a chegar a partir de doações e empréstimos de zoológicos brasileiros; animais confiscados pelo Ibama. Foram importadas espécies de todos os continentes do mundo. O borboletário do Parque das Aves surgiu com a vinda de outro amigo da família Croukamp para Foz do Iguaçu.

E desde então, o Parque das Aves não para de crescer, contando com uma extensa equipe de profissionais que trabalham e se dedicam diariamente pelo bem-estar das aves e do parque. Mas vamos lá, confira abaixo quais são os passeios que o Parque das Aves oferece.

Parque das Aves: conheça o Backstage e o Forest!
Foto Parque das Aves

Backstage Experience

O Parque das Aves te dá a oportunidade de vivenciar e conhecer mais sobre os bastidores do trabalho maravilhoso que é realizado pelos funcionários. No Backstage Experience, você recebe um passe que te garante entrada adicional para visitar o Parque em outra ocasião, além de conhecer as áreas restritas do Parque das Aves, além de ser uma oportunidade única e privilegiada de entrar em contato com algumas aves, alimentar tucanos, entender mais sobre a importância do trabalho de conservação, recuperação e preservação que o Parque realiza.

E você ainda tem a chance de conhecer um pequeno filhotinho de aves e todo o funcionamento da Sala de Filhotes, aprende também sobre os treinamentos e a importância deles para as aves do Parque e a equipe técnica.

Dependendo do horário, também pode incluir um ou mais destes:

  • Alimentar à mão filhotes de flamingo;
  • Acompanhar a alimentação de um pica-pau nativo;
  • Conhecer um dos papagaios ameaçados da Mata Atlântica;
  • Entrar no viveiro de passeriformes resgatados e alimentar os corrupiões;
  • Atividade sensorial de tato com uma lagarta caligo, também conhecida como borboleta-coruja;
  • Entrar no viveiro das Ararajubas e acompanhar a alimentação desses lindos psitacídeos carismático e ameaçados;

O Parque das Aves prioriza o bem-estar dos animais, então os conteúdos do tour podem sofrer alteração sem aviso prévio e não tem restrição de idade.

Idioma: português e inglês

Horário: 7h30*, 10h30, 14h e 16h

*O tour das 7h30 acontece quando o Parque das Aves ainda está fechado para o público, proporcionando uma experiência ainda melhor e com tranquilidade total. E os tours acontecem diariamente e possuem vagas limitadas.

Duração: 1h30

Parque das Aves: conheça o Backstage e o Forest!
Foto Parque das Aves

Forest Experience

Esse passeio é um pouco mais restrito, sendo permitido apenas para maiores de 18 anos, e a trilha é inteiramente acessível a cadeirantes.

Os Guaranis-Mbya da aldeia Jacy-Porã convidam você a vivenciar uma experiência única durante a noite, ao redor de uma fogueira e em meio a Mata Atlântica, na floresta do Parque das Aves. A celebração ocorre duas vezes por semana e de acordo com o que os membros da aldeia estão sentindo, em sintonia com o grupo.

Os Guaranis realizam a cerimônia de boas-vindas, que envolve dança, o ritual do tabaco, conhecendo mais sobre a cultura e oferecendo um jantar tradicional compartilhado com eles. Você pode observar a magnitude da mata ao seu redor enquanto prova bebidas feitas para o evento (opção alcoólica e não alcoólica), aperitivo e tudo sempre baseado na cultura Guarani.

Ao chegar no local, você será recebido pelos Guaranis e convidado a se sentar ao redor da fogueira, ouvir músicas e presenciar rituais envolvendo dança, enquanto o jantar estiver sendo preparado em uma fogueira ao lado, higiene e frescor dos alimentos sempre em primeiro lugar.

Idiomas: português e inglês

Duração: aproximadamente 2h30

Horário: variável, com início ao pôr do sol, consulte os dias que os passeios são realizados

AVALIAÇÕES NO TRIPADVISOR?

“Vale cada centavo” – 5 estrelas

Esse passeio é simplesmente demais. Nós, que já conhecíamos o parque, ficamos maravilhados ao descobrir os “bastidores” do belo trabalho feito com as aves. Meu filho de 9 anos amou! O passeio é cuidadosamente preparado e os visitantes, não só aprendem muito sobre os animais, mas também, contribuem e conhecem mais sobre o parque. […]

Andreia S S

COMO É FEITA A VENDA DOS INGRESSOS?

Os ingressos podem ser entregues de duas formas:

– Podem ser retirados em uma das bases da Agencia Combo Iguassu em horário comercial, sendo estas base no Tarobá HotelPop Hotel e Mirante Hotel.

– Entregues em seu hotel mediante a taxa de entrega¹

¹A taxa de entrega depende da localização do hotel em que irá se hospedar; para saber entre em contato com um de nossos atendentes através de nosso chat online, pela página de contato ou por um dos nossos telefones disponíveis no site. A agência funciona de segunda a sábado das 07h às 22h, e aos domingos das 07h às 20h20. Mais informações acesse PERGUNTAS FREQUENTES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *