, Memórias Siderais: Exposição no Polo Astronômico do PTI apresenta coleção com 122 meteoritos, Passeios em Foz do Iguaçu | Combos em Foz com desconto

Memórias Siderais: Exposição no Polo Astronômico do PTI apresenta coleção com 122 meteoritos

Consultar

Estimular a reflexão sobre a origem do Sistema Solar, do nosso planeta e da vida é uma das propostas da Exposição Memórias Siderais, que reúne um conjunto de 107 meteoritos (fragmentos de corpos celestes) e 23 impactitos (rochas da Terra que tiveram impacto de meteoritos).

A exposição foi aberta ao público dia 05 de maio e apresenta boa parte das classes e grupos de meteoritos já catalogados. Os visitantes podem visualizar, por exemplo, fragmentos rochosos provenientes da crosta da Lua e de Marte. Também meteoritos metálicos oriundos do núcleo de astros. As peças foram encontradas em diversos locais do planeta, incluindo países da América, Europa, África, Ásia e Oceania.  

Conforme explica o professor Daniel Iria Machado, doutor em Física, responsável pelo acervo, um diferencial da coleção é a proporção significativa de meteoritos brasileiros, contando com exemplares de 46% do total de meteoritos recuperados no país. “O Brasil está bem representado, pois a coleção possui fragmentos de 33 meteoritos brasileiros, de um total de 71 meteoritos conhecidos. O acervo dispõe também de dois impactitos de origem nacional”, conta.

Os estudos dos fragmentos extraterrestres possibilitam obter dados fundamentais para a compreensão do universo e do Sistema Solar – inclusive, permitem estimar a idade do nosso sistema. “Alguns grupos de meteoritos possuem material muito similar ao que se condensou a partir da nuvem de gás e poeira que originou o Sistema Solar. Tendo sofrido relativamente poucas transformações, estes meteoritos conservam informações importantes sobre as condições e processos existentes no início de nosso sistema planetário”, explica o professor.

%imagem-1%

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Para o coordenador do Polo, Janer Vilaça, a exposição tem grande potencial educacional e permite desmistificar conceitos sobre objetos que vem do espaço. “O visitante terá contato com objetos muito interessantes, que nos permitem uma leitura diferente do universo, ampliando o conhecimento sobre astronomia”, diz. Um dos meteoritos, chamado Campo del Cielo, pertence ao Polo e poderá ser tocado pelos visitantes. 

%imagem-2%

A exposição estará no Polo Astronômico, em Foz do Iguaçu – PR, até o dia 09 de julho. A visitação acontece de terça a domingo e integra o roteiro turístico, que envolve atividades no planetário e observação do sol e de astros por meio de telescópio. Entrada custa R$ 24; é gratuita para crianças de até 6 anos; pessoas com deficiência; e moradores dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu e ao Parque Nacional do Iguaçu.  

%imagem-3%

A Combo Iguassu te leva para visitar esta, e muitas outras, experiências incríveis! Conheça os melhores passeios em Foz do Iguaçu com uma das mais conceituadas agência de turismo em Foz.

Adquira já seu ingresso online: Agência Combo Iguassu