Foz do Iguaçu ganha 1ª Companhia de Atendimento ao Turista do Paraná

Consultar

A Prefeitura interina Ivone Barofaldi e o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira lançaram nesta segunda-feira (1º) a Companhia de Atendimento ao Turista, pelotão especializado em segurança turística. Instalada num espaço cedido pela Prefeitura, no mesmo prédio da Secretaria de Turismo, na Avenida das Cataratas, a companhia integra o 14º Batalhão de Polícia Militar.

A 3ª Companhia do 14º BPM vai atuar no atendimento aos turistas que visitam a cidade, tanto na facilitação de informações quanto nas ocorrências policiais. Segundo o novo presidente do, Comtur ( Conselho Municipal de Turismo, Felipe Gonzales,um levantamento feito pelo órgão, mostra que pelo menos 4 milhões de turistas visitam anualmente as três cidades fronteiriças, Foz do Iguaçu, no Brasil, Puerto Iguazu, na Argentina e Ciudad del Este e no Paraguai.

Só o Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas,do lado brasileiro, registrou no ano passado a presença de mais de 1,6 milhão de visitantes, por isso a formação de policiais especializados no setor era uma necessidade.

Para atuar na Companhia de Atendimento ao Turista, Policiais Militares foram selecionados e estão em capacitação permanente, desde o dia 21 de julho.

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, a companhia contará inicialmente com 15 policiais militares, três motos, duas viaturas e um módulo móvel, efetivo que será ampliado.

Participaram da efetivação da Companhia, a Prefeita interina, Ivone Barofaldi,o delegado geral da Policia Civil, Julio Reis, representando o secretário estadual de Segura Pública, Wagner Mesquita,representantes do comando geral da PM e os comandantes do 5º CRPM, tenente-coronel Washington Lee Abe e do Comandante do 14º BPM, tenente-coronel Lauto Ota, além do delegado da Policia Federal, José Alberto Iegas,da Secretaria Nacional de Segurança, representando o Ministério da Justiça e convidados das de todas as forças de segurança que atuam no Brasil, na Argentina e no Paraguai.

Para o comando da Policia Militar do Paraná, a instalação da Companhia de Atendimento ao Turista em Foz do Iguaçu é um reconhecimento do Governo do Estado do PR, à importância que a cidade tem na área, sendo uma das mais procuradas do Brasil, principalmente por turistas estrangeiros. (AMN)