Comida chinesa em Foz do Iguaçu: Hokila

Comida chinesa em Foz do Iguaçu: Hokila

Consultar

A comida chinesa conquistou o coração de muitas pessoas.

No Brasil, mais precisamente em Foz do Iguaçu, isso não seria diferente!

Além do tradicional arroz e feijão, um dos pratos mais consumidos entre brasileiros, outros tipos de comida estão no gosto do consumidor.

É muito comum, ao andarmos pela cidade, encontrarmos um restaurante árabe ou italiano. São sempre muitas opções, para os mais variados paladares.

Já que estamos falando em comida boa, em especial a comida chinesa, que tal vir com a gente nessa para conhecer um pouco mais sobre o Hokila, restaurante Chinês?

Hokila

Os moradores de Foz do Iguaçu com certeza conhecem este espaço. Se não for por dentro, experimentando uma das maravilhas do cardápio, é por fora, com sua faixada tradicional.

Com um visual simples, em formato de casa, o ambiente garante ser um pedacinho da China, aqui no Paraná.

Frequentado por muitos chineses, há quem diga que a partir do momento da entrada, todos passamos a ser estrangeiros. Isso por que todo o ambiente nos remete a China, desde a decoração, até o cardápio, sobremesa e bebidas.

Criado por imigrantes chineses, o restaurante mantém mais de 130 pratos, ilustrados um a um, traduzidos em português, inglês e chinês, garantindo a satisfação de todos os clientes.

Atuando com três tipos de refeição, buffet livre, marmita e por quilo, o tradicional restaurante oferece pratos tradicionais, como Frango Xadrez e Yakissoba. Além destes, há também opções veganas e vegetarianas.

Lámen - Comida chinesa | Comida chinesa em Foz do Iguaçu: Hokila
Lámen – Comida chinesa | Foto do Canva.

Custo benefício

Além da boa comida e boa decoração, o Hokila é um dos preferidos por oferecer qualidade pelo menor preço.

Os pratos, podem servir até duas pessoas, assim como a marmita. Assim, os clientes saem satisfeitos por terem comido uma boa comida e sem pagar demais por isso!

Localização e horário

Localizado na região central da cidade de Foz do Iguaçu, o restaurante de comida chinesa está situado na Avenida Juscelino Kubitscheck, 545- Centro.

O horário de funcionamento é de terça-feira à domingo, das 18h as 21h.

Ahhh, e eles tem estacionamento próprio viu! Isso significa que você não precisa ficar rodando a Avenida para encontrar uma vaga. Um ponto positivo e tanto, hein!

Agora uma proposta: comida chinesa por delivery, o que acha?

Essa é uma opção para aqueles que preferem não sair de casa, mas não dispensam um bom prato chinês.

Você pode entrar em contato com o restaurante e pedir o que tiver vontade, que eles entregam rápidinho.

Culinária Chinesa

Agora vamos falar um pouco de história. Se você é um apreciador de comida chinesa, vai gostar de saber mais sobre o assunto.

Se você não aprecia, conhecimento nunca é demais não é?

E caso não tenha experimentado ainda, nunca é tarde meu amigo (a). Procure o restaurante hokila e tire suas conclusões.

Agora, vamos lá!

A china possui uma das mais exóticas e conhecidas culinárias do mundo.

Antigamente, imperadores chineses realizavam muitas festas, em que buscavam servir banquetes como forma de oferenda aos deuses e espíritos, para que em troca, recebessem sucesso e prosperidade em suas colheitas.

A principal característica da culinária chinesa, está em seu contraste de cores e sabores de cada prato.

Essa tradição se baseia no yin e yan: pólos contrários que se complementam.

Assim, fica muito comum encontrarmos pratos que misturam o doce e o salgado, agridoce e picante, frio e quente, macio e crocante.

O aroma também tem um papel muito importante na formação dos pratos. Existem determinados ingredientes, que são usados apenas para melhorar o aroma da comida, sem a intenção de modificar seu gosto.

Cortar bem os alimentos também é fundamental. Quando as comidas são pequenas, fica mais fácil de consumi-la com o famoso palitinho chinês.

Kuàizi

Kuàizi Lámen | Comida chinesa em Foz do Iguaçu: Hokila
Kuàizi | Foto do Canva.

O famoso pauzinho utilizado para comer, isso para as comidas chinesas, vem do mandarim, e significa objetos de bambu para comer rapidamente”

Os kuàizi são basicamente um par de varas longas e finas, do mesmo tamanho, que podem ser feitas de bambu, madeira, aço inoxidável ou plástico.

Algumas delas podem ser de ouro, prata, porcelana, marfim e jade. Outras, ainda são artesanais, e possuem pinturas ou caligrafias chinesas ao seu redor.

Sua origem vem da Dinastia Shang (1570-1045 a.C) onde eram utilizados para cozinhar, ajudando a mergulhar legumes e pedaços de carne em panelas grandes, com água fervente.

Como a cultura chinesa acabou se espalhando por toda a Ásia, os kuàizi foram introduzidos em outros países através da influência cultural de imigrantes chineses, se tornando o “talher” oficial dos asiáticos.

Sabendo a história dos palitinhos, que explicam uma parte da história da culinária chinesa, vamos retomá-la de onde paramos.

Como a China é um país muito grande, é comum que os pratos tenham variações. No norte da China por exemplo, é muito comum o consumo de massas e frituras, enquanto no sul, os pratos são bem mais variados.

Ingredientes

Você já deve ter ouvido falar deles. Os principais ingredientes da culinária chinesa são o tofu, soja, arroz, flor de lótus, cogumelos, peixes e frutos do mar.

O trigo e o arroz, também são muito importantes na composição de pratos. O arroz por exemplo, é um ingrediente milenar, e o trigo, é a base do prato mais servido na China, o macarrão.

Pratos típicos

Agora nós vamos ao principal desta história e toda a matéria.

Uma receita típica é o macarrão de sobá frito de Okinawa, que é um macarrão frito, do tipo talharim ou lámen.

Os outros pratos, também muito conhecidos são: frango xadrez, rolinho primavera, tofu recheado, lámen e chop suey.

Frango xadrez - comida chinesa | Comida chinesa em Foz do Iguaçu: Hokila
Frango xadrez – Comida chinesa | Foto do Canva.

Conclusão: Hokila: comida chinesa em Foz do Iguaçu

Essa matéria, é daquelas que a fazem a gente ficar com água na boca!

O melhor de tudo, é saber que você pode desfrutar de todos esses pratos deliciosos aqui em Foz do Iguaçu, no Hokila restaurante chinês.

Não precisa passar vontade, nem ficar na expectativa.

Se não souber o sabor destas comidas, basta dar uma pesquisadinha nos principais ingredientes do prato.

O especial é que a história da culinária e os principais pratos, você já sabe! E melhor, tem um lugar perfeito para desfrutar seus conhecimentos culinários.

Siga nossas redes sociais <3

Capa: Imagem do Canva Pro | Edições por Maria Leithardt

Leia também: Onde jantar em Foz do Iguaçu: saiba quais são os melhores lugares para jantar no centro da cidade

Guia | Restaurante japonês em Foz do Iguaçu

Restaurante Porto Canoas voltou ao funcionamento!

Restaurantes em Foz do Iguaçu | Dicas culinárias 

Padarias em Foz do Iguaçu | Conheça as principais panificadoras da fronteira

Falls Food Park

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *