, Com crescimento acima da média, Paraguai vira caso de sucesso na região, Passeios em Foz do Iguaçu | Combos em Foz com desconto, Passeios em Foz do Iguaçu | Combos em Foz com desconto

Com crescimento acima da média, Paraguai vira caso de sucesso na região

Consultar

Com crescimento acima da média, Paraguai vira caso de sucesso na região

Antes visto apenas como exportador de alimentos, eletrônicos falsificados e extremamente dependente de seus vizinhos maiores – Brasil e Argentina – o Paraguai vem se destacando como um “case” de sucesso na região.

Em sua recente participação no Fórum de Davos, a primeira de um presidente paraguaio, o conservador Horácio Cartes (Partido Colorado) foi questionado sobre qual era o segredo do sucesso de seu país num momento em que a América desacelera.

O país cresceu entre 3% e 4% nos últimos anos, enquanto as demais economias da região ficaram na média de 2%. Para não falar da recessão de Brasil e Argentina.

Os principais motivos do bom desempenho paraguaio são o investimento industrial, especialmente com as chamadas “maquilas”, e a abertura do setor de carnes para investidores estrangeiros.

Maquilas

O setor de “maquilas” é um dos que mais cresceram no ano passado, 10% ante 2015. Para atrair interessados, o país oferece desconto de impostos. “Das maquilas, 80% são brasileiras, 7% argentinas, e o resto se divide entre europeias e americanas. Mas queremos chegar a mercados distantes”, disse Catarina Daher, da Câmara de maquiladoras.

No setor de carnes, o investimento paraguaio já superou o de Uruguai e Argentina e só perde do Brasil. Parte desses recursos é brasileira.

%imagem-1% 

Transformação

O estereótipo da capital paraguaia está mudando. Em vez de uma cidade marcada por ruas estreitas e lojas de eletrônicos (alguns de procedência duvidosa), casas de câmbio e ambulantes trabalhando sob o sol a pino, Assunção vem se transformando em alta velocidade.

Se o centro guarda muito dessa imagem, os novos bairros e a região portuária estão mudando. Surgiram torres de escritórios, hotéis e shoppings centers.