07 atrativos turísticos que a Itaipu Binacional oferece

Consultar

Se você tem dúvidas sobre os passeios que a Usina de Itaipu oferece, esse post é para você! Mas primeiro, vamos conhecer um pouquinho da imensa história por trás de toda essa estrutura.

A barragem da Hidrelétrica de Itaipu foi construída entre os anos de 1975 e 1982. Está localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai, no Rio Paraná. Construída por ambos os países, que na época, viviam na ditadura militar.

Antes de tudo ali existir, havia uma ilha perto do local chamada Itaipu, cujo termo, em tupi, significa “a pedra que canta”. Daí surgiu o nome da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

A Itaipu Binacional – operadora da usina – é considerada a maior geradora de energia limpa e renovável do mundo, tendo produzido em torno de 2,5 bilhões de megawatts-hora, desde sua inauguração. Isso não é demais?

07 atrativos turísticos que a Itaipu Binacional oferece Itaipu

Agora que você já leu uma breve história sobre a Usina de Itaipu, vamos ao que mais interessa aqui, aos atrativos turísticos que a Itaipu oferece. Vamos lá?

1 – Circuito Panorâmico

O Circuito Panorâmico proporciona ao visitante, um amplo conhecimento sobre a Itaipu Binacional. A visita se inicia no Centro de Visitantes com um filme de apresentação sobre a hidrelétrica, seguido do passeio de ônibus por toda sua estrutura externa. Francamente, é lindo de se ver.

Esse roteiro inclui o passeio pelo mirante do vertedouro e uma parada no mirante central, para que os visitantes possam ter uma visão mais ampla da barragem, sob um ponto de vista incrível de cima da represa, que possui 8 km de extensão e 196 metros de altura. Nessa parada, o visitante recebe uma breve explicação sobre como é o funcionamento da Usina de Itaipu.

Em seguida, o passeio continua pelos condutos forçados, dependendo da operação da usina, o ônibus até percorre por cima da barragem. Durante esse trajeto é possível se ter uma das visões mais encantadoras de toda a Hidrelétrica de Itaipu: de um lado, o Rio Paraná com a cidade de Foz do Iguaçu ao fundo, e de outro, o reservatório de 1.350 km², que abastece a Itaipu Binacional. Curtiu né?

07 atrativos turísticos que a Itaipu Binacional oferece Circuito Panorâmico

2 – Circuito especial

O Circuito Especial conta com um atendimento diferenciado. Esse circuito permite ao visitante um passeio maravilhoso por dentro da maior geradora de energia do mundo. Nessa parte é possível observar toda a arquitetura côncava das extraordinárias catedrais de concreto, e ainda, sentir e ouvir a pulsação da hidrelétrica em produção.

E tem mais, nesse circuito, o visitante também tem acesso a sala de comando central, onde os técnicos brasileiros e paraguaios operam, de forma integrada, toda a produção da Usina de Itaipu, sendo separados apenas por uma fronteira simbólica.

07 atrativos turísticos que a Itaipu Binacional oferece Circuito Especial

3 – Refúgio Biológico Bela Vista

A Hidrelétrica de Itaipu preza pela preservação do meio ambiente, por isso existe o Refúgio Biológico – unidade de proteção criada para atender as diversas planta e animais desalojados pelo reservatório da usina.

O passeio contorna todo o canal da Piracema até as edificações do Refúgio. O espaço utiliza fontes alternativa de energia, que foram construídos com base em conceitos de arquitetura verde. Em seguida, o passeio continua com uma caminhada de 2 km por uma trilha na floresta nativa, que envolve lições sobre educação ambiental.

O Refúgio conta com inúmeras espécies de plantas e animais como jaguatirica, gavião, quati, arara vermelha, jabuti, serpente, macaco-prego e onça pintada. Vale a pena conhecer!

07 atrativos turísticos que a Itaipu Binacional oferece Refúgio Biológico

4 – Polo Astronômico

O Polo Astronômico abrange uma área de 505,76 m² e reúne planetário, observatório e plataforma de observações a olho nu.

O passeio permite ao visitante atividades, tanto no ambiente interno quanto externo. Já na entrada, o visitante conhece o Espaço Universal, no qual é possível contemplar um céu virtual simulador, que remete a visão de um observador em qualquer latitude do planeta, seja no passado, presente ou futuro.

07 atrativos turísticos que a Itaipu Binacional oferece Polo Astronômico

5 – Ecomuseu

Se você quer conhecer toda a história da Itaipu Binacional, esse passeio é o mais indicado. Nesse atrativo, o visitante encontra interatividade e exposições com cenário incrivelmente fiéis ao passado, totens eletrônicos, e ainda, uma enorme maquete.

O circuito é dividido em módulos, nos quais mostram desde a ocupação da região da usina na margem brasileira até os projetos de conservação conduzidos pela hidrelétrica.

O visitante ainda pode explorar alguns espaços temáticos de água e energia, além de uma réplica sensacional do eixo de uma turbina em produção.

07 atrativos turísticos que a Itaipu Binacional oferece Ecomuseu

6 – Porto Kattamaram

O Porto Kattamaram é um espaço que conta com restaurante, deck, pier e uma vista maravilhosa do lago de Itaipu. Quer mais? Você ainda pode passear pelo lago, no barco Kattamaram.

O barco tem capacidade para até 200 pessoas, e conta com convés aberto, bar americano, restaurante e solário. É apaixonante!

07 atrativos turísticos que a Itaipu Binacional oferece Porto Kattamaram

7 – Iluminação da Barragem de Itaipu

Para quem for visitar a Itaipu Binacional à noite, tem o privilégio de apreciar um show de luzes incrível. O contraste da iluminação junto ao som que o acompanha, torna o cenário mais lindo e emocionante ainda. Recomendamos!

07 atrativos turísticos que a Itaipu Binacional oferece Iluminação Barragem

Esse foi mais um post do Mirante Hotel especialmente para você. Se você deseja ficar sempre por dentro das histórias, novidades, passeios e atrativos de Foz do Iguaçu é só continuar acompanhando diariamente nosso blog.

Abraços e até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *